Page 52 - Revista EAA - Edição 59
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ESTudanTil
Formula SAE Michigan:
10º lugar para o Brasil
a equiPe do centro universitário da fei obteve a FEI se sobressaiu nas provas de Custos
10ª Posição entre 120 concorrentes eM coMPetição (4º lugar), Projeto (15º), Skidpad (7º),
realizada nos estados unidos. Aceleração (14º) e Consumo (3º), en-
tre as demais avaliações. A FEI ainda
recebeu o Prêmio “Best In Class Brake
Pode-se dizer que ganhamos mais tição, FEI e Mauá passaram bem pela Design”, da Continental, que analisa
uma grande batalha ao final do For- prova de inspeção técnica e cumpri- conceitos de projeto, inovação, peso e
mula SAE Michigan 2014. Com 120 ram acertadamente a agenda que pre- custos dos freios dos eixos dianteiros e
equipes disputando, entre elas duas via as apresentações de projeto, custos, traseiros; configuração dos freios (ci-
brasileiras – Centro Universitário da apresentação de marketing, tilt-table lindro-mestre, dimensionamento, peso
FEI e Instituto Mauá de Tecnologia (mesa de inclinação lateral), ruído e e custos); cálculos para a aprovação do
–, foram quatro dias de árdua disputa frenagem. O terceiro dia ficou reserva- projeto; apresentação de cálculos, pro-
a uma temperatura média de apenas do para as provas dinâmicas de acele- jeto e teste.
7ºC com garoa e vento forte. Essa edi- ração, skidpad (círculo de derrapagem) Para Renato Fontana, capitão da
ção reuniu competidores vindos de 11 e autocross, que definiram os grupos equipe Fórmula FEI, “A participação
países, sendo que os Estados Unidos de largada do Enduro (prova longa) da nossa equipe na competição For-
compareceram com uma “armada” de do sábado, último dia do evento. mula SAE Michigan 2014 foi extre-
84 equipes. Os brasileiros foram bem em quase mamente importante. Agregou uma
Nos dois primeiros dias da compe- todos os quesitos, sendo que a equipe da grande experiência internacional e a
possibilidade de estabelecer uma rede
Uma tendência de contatos e uma fabulosa troca de
dessa edição conhecimentos com outras equipes
da competição e a organização. Foi uma experiência
foi a presença incrível apresentar nosso projeto para
de asas, tanto juízes que trabalham com competições
dianteira americanas da importância da Nascar,
quanto traseira, Ford Racing, Polaris, Optimum G e
nos carros de GM Racing, o que nos proporcionou
Fórmula um grande aprendizado para os próxi-
mos projetos”.
Para que se tenha ideia do quan-
to estavam acirradas as disputas, na
prova de Aceleração, por exemplo, o
melhor tempo obtido foi de 4,131s.
A FEI, que obteve a 14ª colocação
na prova, fez um tempo de 4,448s. A
equipe da Mauá, que nesse quesito se
classificou na 34ª posição, fez o tempo FOTOS WILLIAN KURILOV DE MORAES
de 4,639s. Ou seja, apenas 191 mi-
lésimos de segundo separaram o 14º
colocado do 34º.
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