Page 51 - Revista EAA - Edição 59
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freios para evitar ou minimizar uma colisão. Outras avança-
                                                              das tecnologias, em sua classe, de segurança i-Activsense in-
                                                              cluem aviso de mudança de faixa, controle de facho alto dos
                                                              faróis e obstrução da via à frente. A HMI provê um sistema
                                                              de infotenimento que compreende um mostrador de 7 pol.
                                                              no painel e um comando no console com operação tátil para
                                                              áudio, navegação e outras funções. Veja artigo relacionado
                                                              em http://articles.saeorg/12410

           1º desacoplamento de eixo traseiro em um utilitário
           esporte de porte médio
           O Jeep Cherokee 2014 é baseado em uma arquitetura de tração dianteira Fiat
           Chrysler, conhecida como Compact U.S. Wide, em vez da tradicional. Para re-
           duzir o consumo de combustível rodoviário, o eixo traseiro é desacoplado quando
           a tração nas quatro rodas não é necessária. O novo sistema de desacoplamento
           do eixo traseiro do Cherokee, projetado pela American Axle and Manufacturing
           (AAM), é o primeiro para um utilitário esporte de porte médio. O compacto
           sistema, chamado de EcoTrac pela AAM, é disponível para cada um dos três
           sistemas de Tração Ativa da Jeep para o Cherokee. A embreagem em banho de
           óleo no módulo da tração traseira sente automaticamente o torque de entrada e
           sem que seja notado acopla a tração integral quando ela é necessária.

           Liga com memória de forma controla a tampa de carga
           Ligas com memória de forma (SMA, a sigla em inglês) são
           cada vez mais usadas nas indústrias farmacêuticas e aeroes-
           paciais. Feitas tipicamente de ligas CuAlNi, NiTi e CuZnAl,
           esses metais “inteligentes” podem mudar sua forma, resistên-
           cia e/ou rigidez quando ativados por calor, esforço, campo
           magnético ou corrente elétrica. Quando desativados, voltam
           à forma original. O primeiro uso da General Motors é um fio
           SMA utilizado para abrir e fechar uma tampa de ventilação
           traseira no Chevrolet 2014. Ativado por corrente elétrica, o
           fio (fornecido pela Dinalloy, Inc. para o fornecedor Tier 1 da
           tampa Summit Polymers) substitui um atuador motorizado
           e reduz a massa em cerca de 0,5 kg. Veja artigo relacionado
           em http://articles.saeorg/11811
                                                                               alumínio
           Honda desenvolve notável porta híbrida alumínio/aço                                Vedador de alta
                                                                                              ductilidade
           A Honda R&D Co. desenvolveu uma porta híbrida alumínio/chapa de aço que
           estreia no Acura RLX 2014 e, que de acordo com a empresa, é mais eficaz em
           reduzir massa do que uma porta só de alumínio. Por ser usado alumínio na folha
           externa, a corrosão bimetálica entre o alumínio e o aço representava um proble-        chapa de
           ma. Um vedante de alta ductibilidade foi usado para evitar entrada de água na          aço com
           união entre os metais e chapa de aço com banho de liga zinco-alumínio-mag-             revestimento
                                                                                                  de zn-al-Mg
           nésio – altamente eficaz no controle da corrosão bimetálica – foi empregada nos
           painéis de porta. A Honda desenvolveu, também, um novo processo de colagem           guarda-pó
           de travamento 3-D para unir os materiais diferentes em vez da tradicional solda
           a ponto. Veja artigo relacionado em http://articles.saeorg/11800    n

                                                                                                           51
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