Page 51 - Revista EAA - Edição 59
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freios para evitar ou minimizar uma colisão. Outras avança-
das tecnologias, em sua classe, de segurança i-Activsense in-
cluem aviso de mudança de faixa, controle de facho alto dos
faróis e obstrução da via à frente. A HMI provê um sistema
de infotenimento que compreende um mostrador de 7 pol.
no painel e um comando no console com operação tátil para
áudio, navegação e outras funções. Veja artigo relacionado
em http://articles.saeorg/12410
1º desacoplamento de eixo traseiro em um utilitário
esporte de porte médio
O Jeep Cherokee 2014 é baseado em uma arquitetura de tração dianteira Fiat
Chrysler, conhecida como Compact U.S. Wide, em vez da tradicional. Para re-
duzir o consumo de combustível rodoviário, o eixo traseiro é desacoplado quando
a tração nas quatro rodas não é necessária. O novo sistema de desacoplamento
do eixo traseiro do Cherokee, projetado pela American Axle and Manufacturing
(AAM), é o primeiro para um utilitário esporte de porte médio. O compacto
sistema, chamado de EcoTrac pela AAM, é disponível para cada um dos três
sistemas de Tração Ativa da Jeep para o Cherokee. A embreagem em banho de
óleo no módulo da tração traseira sente automaticamente o torque de entrada e
sem que seja notado acopla a tração integral quando ela é necessária.
Liga com memória de forma controla a tampa de carga
Ligas com memória de forma (SMA, a sigla em inglês) são
cada vez mais usadas nas indústrias farmacêuticas e aeroes-
paciais. Feitas tipicamente de ligas CuAlNi, NiTi e CuZnAl,
esses metais “inteligentes” podem mudar sua forma, resistên-
cia e/ou rigidez quando ativados por calor, esforço, campo
magnético ou corrente elétrica. Quando desativados, voltam
à forma original. O primeiro uso da General Motors é um fio
SMA utilizado para abrir e fechar uma tampa de ventilação
traseira no Chevrolet 2014. Ativado por corrente elétrica, o
fio (fornecido pela Dinalloy, Inc. para o fornecedor Tier 1 da
tampa Summit Polymers) substitui um atuador motorizado
e reduz a massa em cerca de 0,5 kg. Veja artigo relacionado
em http://articles.saeorg/11811
alumínio
Honda desenvolve notável porta híbrida alumínio/aço Vedador de alta
ductilidade
A Honda R&D Co. desenvolveu uma porta híbrida alumínio/chapa de aço que
estreia no Acura RLX 2014 e, que de acordo com a empresa, é mais eficaz em
reduzir massa do que uma porta só de alumínio. Por ser usado alumínio na folha
externa, a corrosão bimetálica entre o alumínio e o aço representava um proble- chapa de
ma. Um vedante de alta ductibilidade foi usado para evitar entrada de água na aço com
união entre os metais e chapa de aço com banho de liga zinco-alumínio-mag- revestimento
de zn-al-Mg
nésio – altamente eficaz no controle da corrosão bimetálica – foi empregada nos
painéis de porta. A Honda desenvolveu, também, um novo processo de colagem guarda-pó
de travamento 3-D para unir os materiais diferentes em vez da tradicional solda
a ponto. Veja artigo relacionado em http://articles.saeorg/11800 n
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