Page 25 - Revista EAA - Edição 60
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faixas exclusivas, parece ter surtido re- Velocidade dos ônibus por região da cidade
sultado. Inúmeras pesquisas de opinião Período Depois Antes Mudança
feitas em São Paulo em 2013 e 2014 Localização
horário de pico (km/hora) (km/hora) (%)
mostram aprovação de mais de 80%
Manhã
dos paulistanos.
Tarde
Mesmo assim, ainda existe opor- Manhã
tunidade para melhorias pontuais. Tarde
Entre as medidas prioritárias esta- Manhã
riam a criação de linhas semiexpres- Tarde
Manhã
sas e expressas, o acesso rápido aos
Tarde
ônibus (pagamento desembarcado
Manhã
nas estações em horários de pico ou
Tarde
uso de veículos com piso baixo total), Manhã
a sincronização dos semáforos e pre- Tarde
ferência de passagem pela superfície, Manhã
e, em especial, a reorganização das Tarde
Manhã
linhas para que nos principais corre-
Tarde
dores circulem menos linhas (e mais
ônibus por hora). Com isso, a capa-
cidade operacional deveria aumentar
e o tempo de espera, diminuir, geran- do ponto de vista econômico quando comparado todo seu ciclo de vida com
do maiores velocidades operacionais, os ônibus tradicionais, gerando economias significativas ao sistema. Além disso,
economias financeiras ao sistema e haverá redução de custos da saúde pública e a diminuição das pressões por au-
uma rede mais ampla e integrada. mento anual das tarifas (energia elétrica tem preços mais estáveis que qualquer
combustível), contribuindo para estabilizar a inflação e reduzir o déficit brasileiro
Só a infraestrutura resolve? na balança de pagamentos com importação de derivados de petróleo.
Melhorar a infraestrutura é essencial, Os sistemas BRT vêm se consolidando como a principal aposta das grandes
mas operar o sistema com ônibus mais cidades para a criação de amplas redes integradas de mobilidade, em função de
limpos e confortáveis se torna ain- seu desempenho, semelhante aos metrôs no que tange a capacidade operacional,
da mais importante. E os serviços de mas a um custo muito menor (entre 1/8 e 1/20), em uma velocidade de implan-
ônibus BRT constituem uma ótima tação muito maior (metade ou um quarto do tempo). Nossas cidades precisam de
janela de oportunidade à inserção de soluções para hoje, e o ônibus é o único modal capaz de trazer respostas rápidas
tecnologias mais limpas, uma vez que e baratas para todos.
a operação dentro dos corredores gera Os ônibus elétricos se tornam a maior promessa para o futuro próximo, pois
transparência e redução nos custos além de serem ambientalmente limpos e de piso baixo (facilitando o acesso), têm
operacionais dos veículos, consideran- um custo operacional de 70 a 80% menor do que o equivalente a diesel. Assim,
do seu ciclo de vida total (combustível poderíamos reduzir os custos do sistema e diminuir pressões para aumentos fu-
e manutenção), conforme resultados turos das tarifas. Algumas cidades líderes do mundo já estão operando frotas
dos testes que a Fundação Clinton co- de ônibus elétricos, como Los Angeles, Nova Iorque, Londres, Copenhagen e
ordenou com a rede C40 de 16 dife- Amsterdã. Já na China, berço da tecnologia de baterias recarregáveis, dezenas
rentes tecnologias em São Paulo, Rio de cidades têm frotas de centenas e milhares de unidades operando há muitos
de Janeiro, Bogotá e Santiago. anos, corroborando para os estudos e projetos pilotos que vêm demonstrando sua
Os híbridos começam a ser produ- viabilidade técnica e econômica.
zidos no Brasil, e uma fábrica de ôni-
bus elétricos está sendo finalizada no Conclusão
País ainda em 2014. Assim, o Brasil Priorizar investimentos no transporte público é, sem dúvida, crucial para se balan-
terá finalmente acesso a veículos lim- cear com maior justiça social as médias e grandes cidades brasileiras, acuadas por
pos ambientalmente e mais eficientes índices crescentes de congestionamento, poluição urbana e outros problemas socio-
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