Page 25 - Revista EAA - Edição 60
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faixas exclusivas, parece ter surtido re-  Velocidade dos ônibus por região da cidade
           sultado. Inúmeras pesquisas de opinião            Período      Depois        Antes      Mudança
           feitas em São Paulo em 2013 e 2014   Localização
                                                          horário de pico  (km/hora)  (km/hora)       (%)
           mostram aprovação de mais de 80%
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           dos paulistanos.
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             Mesmo assim, ainda existe opor-                 Manhã
           tunidade para melhorias pontuais.                  Tarde
           Entre as medidas prioritárias esta-               Manhã
           riam a criação de linhas semiexpres-               Tarde
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           sas e expressas, o acesso rápido aos
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           ônibus (pagamento desembarcado
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           nas estações em horários de pico ou
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           uso de veículos com piso baixo total),            Manhã
           a sincronização dos semáforos e pre-               Tarde
           ferência de passagem pela superfície,             Manhã
           e, em especial, a reorganização das                Tarde
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           linhas para que nos principais corre-
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           dores circulem menos linhas (e mais
           ônibus por hora). Com isso, a capa-
           cidade operacional deveria aumentar
           e o tempo de espera, diminuir, geran-  do ponto de vista econômico quando comparado todo seu ciclo de vida com
           do maiores velocidades operacionais,   os ônibus tradicionais, gerando economias significativas ao sistema. Além disso,
           economias financeiras ao sistema e   haverá redução de custos da saúde pública e a diminuição das pressões por au-
           uma rede mais ampla e integrada.   mento anual das tarifas (energia elétrica tem preços mais estáveis que qualquer
                                             combustível), contribuindo para estabilizar a inflação e reduzir o déficit brasileiro
           Só a infraestrutura resolve?      na balança de pagamentos com importação de derivados de petróleo.
           Melhorar a infraestrutura é essencial,   Os sistemas BRT vêm se consolidando como a principal aposta das grandes
           mas operar o sistema com ônibus mais   cidades para a criação de amplas redes integradas de mobilidade, em função de
           limpos e confortáveis se torna ain-  seu desempenho, semelhante aos metrôs no que tange a capacidade operacional,
           da mais importante. E os serviços de   mas a um custo muito menor (entre 1/8 e 1/20), em uma velocidade de implan-
           ônibus  BRT  constituem  uma  ótima   tação muito maior (metade ou um quarto do tempo). Nossas cidades precisam de
           janela de oportunidade à inserção de   soluções para hoje, e o ônibus é o único modal capaz de trazer respostas rápidas
           tecnologias mais limpas, uma vez que   e baratas para todos.
           a operação dentro dos corredores gera   Os ônibus elétricos se tornam a maior promessa para o futuro próximo, pois
           transparência  e  redução  nos  custos   além de serem ambientalmente limpos e de piso baixo (facilitando o acesso), têm
           operacionais dos veículos, consideran-  um custo operacional de 70 a 80% menor do que o equivalente a diesel. Assim,
           do seu ciclo de vida total (combustível   poderíamos reduzir os custos do sistema e diminuir pressões para aumentos fu-
           e manutenção), conforme resultados   turos das tarifas. Algumas cidades líderes do mundo já estão operando frotas
           dos testes que a Fundação Clinton co-  de ônibus elétricos, como Los Angeles, Nova Iorque, Londres, Copenhagen e
           ordenou com a rede C40 de 16 dife-  Amsterdã. Já na China, berço da tecnologia de baterias recarregáveis, dezenas
           rentes tecnologias em São Paulo, Rio   de cidades têm frotas de centenas e milhares de unidades operando há muitos
           de Janeiro, Bogotá e Santiago.    anos, corroborando para os estudos e projetos pilotos que vêm demonstrando sua
             Os híbridos começam a ser produ-  viabilidade técnica e econômica.
           zidos no Brasil, e uma fábrica de ôni-
           bus elétricos está sendo finalizada no   Conclusão
           País ainda em 2014. Assim, o Brasil   Priorizar investimentos no transporte público é, sem dúvida, crucial para se balan-
           terá finalmente acesso a veículos lim-  cear com maior justiça social as médias e grandes cidades brasileiras, acuadas por
           pos ambientalmente e mais eficientes   índices crescentes de congestionamento, poluição urbana e outros problemas socio-

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