Page 26 - Revista EAA - Edição 60
P. 26
MOBILIDADE
ambientais, ao mesmo tempo em que surge como uma oportunidade para reorga- o aumento das emissões de gases cau-
nizar o uso dos espaços urbanos, promover maior integração entre políticas públicas sadores do efeito estufa. Soluções tec-
e fomentar projetos de melhoria na mobilidade para a população como um todo. nológicas já existem, agora falta boa
Não existe solução mágica para melhorar a mobilidade de quaisquer cidades, vontade de nossos governantes para
mas sim um conjunto de medidas e ações, integradas e complementares, que fazer as contas, dar transparência aos
podem oferecer opções de mobilidade cada vez mais acessíveis para todos os ci- números e deixar que a sociedade em
dadãos. Por isso, antes de discutir qual sistema de transporte público urbano se sua totalidade faça parte dos processos
enquadra na necessidade e possibilidade financeira desses municípios, temos que decisórios. n
buscar a resposta para uma pergunta anterior. Qual o modelo de cidades em que
* Adalberto Felício Maluf Filho é diretor
queremos viver? da C40 Cities
Para uma maior integração entre o planejamento e a escolha das obras priori-
Referências
tárias entre diferentes níveis de governo, deveríamos, primeiro, criar mecanismos
• Build Your Dream (BYD).
para a escolha dos projetos em função do melhor custo-benefício para a socieda- • C40/ ISSRC. 2013. Low carbon technologies can
de. Se a grande maioria dos usuários do transporte público, por todo o Brasil, está transform Latin America’s Bus fleets. Hybrid and
electric technologies are a viable solution to reduce
nos ônibus, por que eles ainda não têm a prioridade dos investimentos?
carbon emissions in the world’s megacities.
Não existe solução mágica para a mobilidade, mas ela certamente passará por
• http://www.c40.org/blog_posts/c40-announces-
melhorias no transporte público, incluindo novas tecnologias limpas, como ôni-
-ground-breaking-research-in-low-emissions-
bus híbridos e elétricos, ao mesmo tempo em que os veículos particulares devem -transport
continuar a exercer seu papel no ambiente urbano, sem disputas nem conflitos.
• MALUF. 2013. Avaliação Comparativa de Consu-
Carros leves híbridos e elétricos também já são uma realidade no mundo mo e Emissões entre diferentes tecnologias de ônibus
como um todo. Embora não ajudem a reduzir os congestionamentos, pelo me- (diesel, híbridos, elétricos e trólebus) nas grandes
cidades latino-americanas. Congresso Nacional de
nos eles combatem dois grandes desafios da sociedade moderna: a poluição e
Trânsito e Transportes. Brasília, 2013.
26