Page 38 - Revista EAA - Edição 60
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RODOVIÁRIO




           8x2, uma goleada nos custos







           ADOÇÃO DO 2º EIXO DIRECIONAL NO CAVALO-MECÂNICO,                    de uma nova composição 6x4 com
           COMBINADA AO SEMIRREBOQUE LS, PERMITE TRANSPORTAR,                  bitrem. Fora isso, o PBTC permite
           NA PRÁTICA E DENTRO DA LEI, O MESMO PESO LÍQUIDO QUE                deslocar 1,5 t a mais do que a “van-
           O BITREM, MAS COM SIGNIFICATIVA REDUÇÃO DE DESPESAS,                derleia”. Segundo a Randon, fornece-
           SEGUNDO EMPRESÁRIO. PARA A MAIORIA DAS FABRICANTES,                 dora de implementos, a configuração
           SEGMENTO AINDA PRECISA COMPROVAR SUA VIABILIDADE                    8x2 também possui dimensões mais
           FABIO OMETTO                                                        adequadas para operações de descarga
                                                                               nos tombadores de grãos.
           Em janeiro de 2011 entrou em vigor a Resolução nº 201 do Contran, que deter-  Além da instalação do 2º eixo di-
           mina a utilização de cavalo-mecânico na configuração 6×4 para tracionar bitrens   recional, que eleva o PBT do veículo
           com PBTC de 57 toneladas – aplicação antes movimentada com veículos 6x2.   de 23 para 29 t, a conversão para a
           Diante do considerável investimento para a readequação da frota, os transpor-  configuração 8x2 inclui a substituição
           tadores encontraram, na mesma legislação, duas alternativas de menor custo e   dos  tanques  de  combustível  laterais
           bastante próximas da capacidade de peso original.                   por outro transversal, posicionado
             A primeira permite a continuação da tração 6x2, porém, obrigatoriamente,   logo atrás da cabine. Se a medida da
           com uso de carreta de três eixos distanciados, conhecida como “vanderleia”, com   distância entre-eixos original for in-
           PBTC reduzido para 53 t. Entretanto, além da diminuição em 4 t da capacidade   ferior a 2,90 m, é necessário alongar
           bruta, pesa contra esta opção o acelerado desgaste dos pneus, causado pelo arrasto   o chassi e o cardã. Também é feito
           nas manobras, e, no caso de graneleiros, a dificuldade de trafegar em trechos fora   o  reposicionamento  da  quinta  roda,
           de estrada.                                                         visando o melhor aproveitamento
             A outra, mais vantajosa por diversos aspectos, inclusive em relação ao peso   e a correta distribuição de peso so-
           total, autoriza a aplicação de cavalo na configuração 8x2, atrelado a um semirre-  bre cada eixo. Na Grande São Paulo,
           boque do tipo LS, com três eixos aproximados, comprimento total mínimo de   tomando como referência o Scania
           16 metros e PBTC de 54,5 t. Parte dos empresários enxergou aí uma oportu-  R440 6x2, a instalação do equipa-
           nidade mais rentável de trabalho, pois o custo da instalação do 2º eixo, somado   mento  da  marca  Multieixo,  coman-
           ao da carreta específica para o 8x2, corresponde a cerca de um terço do valor   dado pelo sistema de direção original,

                                                                            Transporte graneleiro é considerado
                                                                                entre os ideais para o segmento
















                                                                                                                FOTOS DIVULGAÇÃO






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