Page 38 - Revista EAA - Edição 60
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RODOVIÁRIO
8x2, uma goleada nos custos
ADOÇÃO DO 2º EIXO DIRECIONAL NO CAVALO-MECÂNICO, de uma nova composição 6x4 com
COMBINADA AO SEMIRREBOQUE LS, PERMITE TRANSPORTAR, bitrem. Fora isso, o PBTC permite
NA PRÁTICA E DENTRO DA LEI, O MESMO PESO LÍQUIDO QUE deslocar 1,5 t a mais do que a “van-
O BITREM, MAS COM SIGNIFICATIVA REDUÇÃO DE DESPESAS, derleia”. Segundo a Randon, fornece-
SEGUNDO EMPRESÁRIO. PARA A MAIORIA DAS FABRICANTES, dora de implementos, a configuração
SEGMENTO AINDA PRECISA COMPROVAR SUA VIABILIDADE 8x2 também possui dimensões mais
FABIO OMETTO adequadas para operações de descarga
nos tombadores de grãos.
Em janeiro de 2011 entrou em vigor a Resolução nº 201 do Contran, que deter- Além da instalação do 2º eixo di-
mina a utilização de cavalo-mecânico na configuração 6×4 para tracionar bitrens recional, que eleva o PBT do veículo
com PBTC de 57 toneladas – aplicação antes movimentada com veículos 6x2. de 23 para 29 t, a conversão para a
Diante do considerável investimento para a readequação da frota, os transpor- configuração 8x2 inclui a substituição
tadores encontraram, na mesma legislação, duas alternativas de menor custo e dos tanques de combustível laterais
bastante próximas da capacidade de peso original. por outro transversal, posicionado
A primeira permite a continuação da tração 6x2, porém, obrigatoriamente, logo atrás da cabine. Se a medida da
com uso de carreta de três eixos distanciados, conhecida como “vanderleia”, com distância entre-eixos original for in-
PBTC reduzido para 53 t. Entretanto, além da diminuição em 4 t da capacidade ferior a 2,90 m, é necessário alongar
bruta, pesa contra esta opção o acelerado desgaste dos pneus, causado pelo arrasto o chassi e o cardã. Também é feito
nas manobras, e, no caso de graneleiros, a dificuldade de trafegar em trechos fora o reposicionamento da quinta roda,
de estrada. visando o melhor aproveitamento
A outra, mais vantajosa por diversos aspectos, inclusive em relação ao peso e a correta distribuição de peso so-
total, autoriza a aplicação de cavalo na configuração 8x2, atrelado a um semirre- bre cada eixo. Na Grande São Paulo,
boque do tipo LS, com três eixos aproximados, comprimento total mínimo de tomando como referência o Scania
16 metros e PBTC de 54,5 t. Parte dos empresários enxergou aí uma oportu- R440 6x2, a instalação do equipa-
nidade mais rentável de trabalho, pois o custo da instalação do 2º eixo, somado mento da marca Multieixo, coman-
ao da carreta específica para o 8x2, corresponde a cerca de um terço do valor dado pelo sistema de direção original,
Transporte graneleiro é considerado
entre os ideais para o segmento
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