Page 39 - Revista EAA - Edição 60
P. 39

com suspensão pneumática, rodas de
           aço, sem pneus, sai por R$ 49.400,
           incluindo o retrabalho no chassi.
           Outra opção é o eixo KLL autodi-
           recional (sem ligação com o sistema
           de direção), que, também na região
           da capital paulista, sai por R$ 37 mil,
           sem o retrabalho no chassi, ou R$ 40
           mil, com o alongamento. Em segui-
           da, é preciso que o veículo obtenha
           o Certificado de Segurança Veicular    Adoção do 2º
           (CSV), expedido após a vistoria em     eixo direcional
           um órgão credenciado pelo Inmetro.   exige mudanças
             Entretanto, por se tratar de um         do tanque,
           recurso relativamente novo no merca-   quinta roda e,
           do brasileiro e, por isso, incorporado   conforme o
           de forma ainda experimental pelas     caso, no chassi
           empresas de transporte, diversas dú-          e cardã
           vidas cercam o uso da composição
           8x2, incluindo as fabricantes de veí-
           culos e de implementos. As incertezas   Começando pela aquisição do próprio cavalo-mecânico, a versão 6x4, zero-
           se relacionam, principalmente, com   -quilômetro, custa cerca de R$ 35 mil a mais do que a 6x2, segundo o frotista.
           a  produtividade de  sua aplicação, às   Paralelamente, a instalação do 2º eixo direcional completo (com rodas, pneus e
           restrições de operação e aos riscos do   mão de obra incluídos), sai, para ele, ao custo de R$ 30 mil. Portanto, estimada-
           investimento, sobretudo na expecta-  mente, a montagem de um 8x2 novo sai R$ 5 mil mais em conta do que a compra
           tiva do valor de revenda, já que para   de um 6x4.
           os mais conservadores o cavalo 8x2 e   No semirreboque, de acordo com Adamuccio, em função de ter os eixos des-
           o respectivo semirreboque se tornam   locados para trás e dos reforços na estrutura, a carreta LS para o 8x2 custa por
           “escravos” um do outro, por restringi-  volta de R$ 84 mil, contra R$ 75 mil de uma convencional; no entanto, ela sai
           rem a intercambiabilidade com uni-  15% mais em conta do que o bitrem. A redução de custos trazida pelo 8x2 tam-
           dades convencionais.              bém resulta da menor quantidade de documentos e de placas de licença, ambos
                                             reduzidos de três para dois.
           “Imbatível!”                         Com relação às despesas de operação, mesmo com percentuais de econo-
           Um dos maiores entusiastas da     mia menores sobre cada item considerado, os resultados também beneficiam
           configuração 8x2 neste segmento é   os 8x2. “Por ter diferencial único, o 8x2 tem 5% a menos de PBT e anda mais
           Cláudio Adamuccio, presidente do   livre; com isso, a economia de diesel passa dos 3%”, compara o empresário. “Os
           grupo G10 Transportes Ltda., sedia-  pneus (do conjunto 8x2) têm desgaste igual, porém com dois pneus a menos,
           do  em  Maringá  (PR),  que  tem  sob   24 contra 22. É um porcentual pequeno, mas estamos falando numa redução
           sua gestão uma frota de 1.500 veícu-  de 8% desse custo”.
           los pesados, dos quais, 1.200 cavalos-  A cobrança nos pedágios não apresenta diferença, porque as duas configu-
           -mecânicos, e, destes, 180 já conver-  rações possuem sete eixos. “Quando se cobravam só os eixos tocando o solo, a
           tidos com o  quarto  eixo. Segundo   economia era brutal, porque o 8x2 permite, quando vazio, levantar dois eixos do
           ele, a grande vantagem é que o 8x2   cavalo, mais dois da carreta, reduzindo de sete para três, enquanto o 6x4 só ergue
           transporta o mesmo peso do bitrem,   um eixo de cada carretinha, ficando cinco, no total”, lamenta o frotista.
           mas com custos reduzidos. “No meu    Para Adamuccio, o único “porém” a respeito dos 8x2 é que, depois de rodados
           ponto de vista, hoje, para aplicações   os primeiros 5.000 km, é preciso fazer a revisão da geometria do 2º eixo dire-
           no graneleiro, ou até no frigorificado,   cional, que pode apresentar um desalinhamento e, consequentemente, acelerar o
           o 8x2 tornou-se imbatível.”       consumo dos pneus daquele eixo.

                                                                                                           39
   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44