Page 39 - Revista EAA - Edição 60
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com suspensão pneumática, rodas de
aço, sem pneus, sai por R$ 49.400,
incluindo o retrabalho no chassi.
Outra opção é o eixo KLL autodi-
recional (sem ligação com o sistema
de direção), que, também na região
da capital paulista, sai por R$ 37 mil,
sem o retrabalho no chassi, ou R$ 40
mil, com o alongamento. Em segui-
da, é preciso que o veículo obtenha
o Certificado de Segurança Veicular Adoção do 2º
(CSV), expedido após a vistoria em eixo direcional
um órgão credenciado pelo Inmetro. exige mudanças
Entretanto, por se tratar de um do tanque,
recurso relativamente novo no merca- quinta roda e,
do brasileiro e, por isso, incorporado conforme o
de forma ainda experimental pelas caso, no chassi
empresas de transporte, diversas dú- e cardã
vidas cercam o uso da composição
8x2, incluindo as fabricantes de veí-
culos e de implementos. As incertezas Começando pela aquisição do próprio cavalo-mecânico, a versão 6x4, zero-
se relacionam, principalmente, com -quilômetro, custa cerca de R$ 35 mil a mais do que a 6x2, segundo o frotista.
a produtividade de sua aplicação, às Paralelamente, a instalação do 2º eixo direcional completo (com rodas, pneus e
restrições de operação e aos riscos do mão de obra incluídos), sai, para ele, ao custo de R$ 30 mil. Portanto, estimada-
investimento, sobretudo na expecta- mente, a montagem de um 8x2 novo sai R$ 5 mil mais em conta do que a compra
tiva do valor de revenda, já que para de um 6x4.
os mais conservadores o cavalo 8x2 e No semirreboque, de acordo com Adamuccio, em função de ter os eixos des-
o respectivo semirreboque se tornam locados para trás e dos reforços na estrutura, a carreta LS para o 8x2 custa por
“escravos” um do outro, por restringi- volta de R$ 84 mil, contra R$ 75 mil de uma convencional; no entanto, ela sai
rem a intercambiabilidade com uni- 15% mais em conta do que o bitrem. A redução de custos trazida pelo 8x2 tam-
dades convencionais. bém resulta da menor quantidade de documentos e de placas de licença, ambos
reduzidos de três para dois.
“Imbatível!” Com relação às despesas de operação, mesmo com percentuais de econo-
Um dos maiores entusiastas da mia menores sobre cada item considerado, os resultados também beneficiam
configuração 8x2 neste segmento é os 8x2. “Por ter diferencial único, o 8x2 tem 5% a menos de PBT e anda mais
Cláudio Adamuccio, presidente do livre; com isso, a economia de diesel passa dos 3%”, compara o empresário. “Os
grupo G10 Transportes Ltda., sedia- pneus (do conjunto 8x2) têm desgaste igual, porém com dois pneus a menos,
do em Maringá (PR), que tem sob 24 contra 22. É um porcentual pequeno, mas estamos falando numa redução
sua gestão uma frota de 1.500 veícu- de 8% desse custo”.
los pesados, dos quais, 1.200 cavalos- A cobrança nos pedágios não apresenta diferença, porque as duas configu-
-mecânicos, e, destes, 180 já conver- rações possuem sete eixos. “Quando se cobravam só os eixos tocando o solo, a
tidos com o quarto eixo. Segundo economia era brutal, porque o 8x2 permite, quando vazio, levantar dois eixos do
ele, a grande vantagem é que o 8x2 cavalo, mais dois da carreta, reduzindo de sete para três, enquanto o 6x4 só ergue
transporta o mesmo peso do bitrem, um eixo de cada carretinha, ficando cinco, no total”, lamenta o frotista.
mas com custos reduzidos. “No meu Para Adamuccio, o único “porém” a respeito dos 8x2 é que, depois de rodados
ponto de vista, hoje, para aplicações os primeiros 5.000 km, é preciso fazer a revisão da geometria do 2º eixo dire-
no graneleiro, ou até no frigorificado, cional, que pode apresentar um desalinhamento e, consequentemente, acelerar o
o 8x2 tornou-se imbatível.” consumo dos pneus daquele eixo.
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