Page 40 - Revista EAA - Edição 60
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RODOVIÁRIO
Equipamento da KLL
dispensa ligação com
a direção original
Contrapontos pendendo das rodas e pneus que você
Para a maioria das fábricas que atuam no mercado brasileiro, o momento é de usa”, justifica.
observar de perto o segmento de cavalos 8x2. Para Álvaro Menoncin, gerente de Outro ponto indicado por Menon-
Engenharia de Vendas da Volvo, ainda não se chegou a uma conclusão a respeito cin é o ângulo de giro “bastante com-
da produtividade desse veículo. “Temos feito estudos, conversado com clientes. prometido” por causa do entre-eixos
Tem muita gente que comprou o caminhão e fez a transformação. Alguns volta- muito longo entre a carreta e o cavalo.
ram atrás, outros estão seguindo com sucesso. Nós temos acompanhado muito de Segundo ele, isso faz com que o moto-
perto tudo isso”, pondera. Segundo o executivo, o cavalo 8x2 tem uma proposta rista tenha de fazer mais manobras no
relativamente boa, mas para determinados nichos de mercado. “Não é um veículo pátio, usar mais a marcha à ré, o que
para substituição dos 6x2, por exemplo”, afirma. Entre os aspectos que devem ser reflete nos consumos de combustível e
considerados pelos transportadores, por exemplo, Menoncin se refere à afirma- de pneus. De novo, para o responsável
ção de que esse tipo de composição leva uma carga igual à do bitrem. “Como é pela frota da G10, o argumento não se
preciso fazer um reforço em toda a estrutura do semirreboque, o equipamento sustenta. “Na carreta não há nada que
acaba ficando mais pesado e, com isso, comprometendo o peso disponível para prejudique, porque ela tem os três ei-
carga líquida”, questiona. Para Adamuccio, entretanto, as capacidades de carga se xos juntos como uma LS convencio-
equivalem: “Em média, o conjunto 8x2 nal. No truck, também não, porque o
pesa 2.200 kg a menos do que um 6x4 distanciamento entre a tração e o tru-
com bitrem. Então, ele perde 2,5 t em que é igual. E na dianteira, porque o
PBTC, porém é 2,2 t mais leve, o que Eixo auxiliar eleva PBT segundo eixo é direcional.” Para ele, a
acaba dando um empate técnico, de- do cavalo-mecânico em 6 t Engenharia da Scania realizou alguns
testes em sua empresa e constatou que
o 8x2 tem o mesmo raio de giro do
6x2, sem aumento de área. Ainda em
relação à dirigibilidade, Adamucci afir-
ma que também não há qualquer pro-
blema ao passar com a composição 8x2
sobre lombadas. De acordo com Juarez
Keiserman, engenheiro e presidente da
KLL, os cuidados são os mesmos que o
motorista deve ter ao trafegar com um
veículo carregado.
Por fim, o porta-voz da Volvo se
referiu ao fato de que o cavalo e o se-
mirreboque tenham suas aplicações
“escravizadas” entre si, o que poderia,
inclusive, restringir seu mercado e
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