Page 40 - Revista EAA - Edição 60
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RODOVIÁRIO


















                                                                               Equipamento da KLL
                                                                               dispensa ligação com
                                                                               a direção original

           Contrapontos                                                        pendendo das rodas e pneus que você
           Para a maioria das fábricas que atuam no mercado brasileiro, o momento é de   usa”, justifica.
           observar de perto o segmento de cavalos 8x2. Para Álvaro Menoncin, gerente de   Outro ponto indicado por Menon-
           Engenharia de Vendas da Volvo, ainda não se chegou a uma conclusão a respeito   cin é o ângulo de giro “bastante com-
           da produtividade desse veículo. “Temos feito estudos, conversado com clientes.   prometido” por causa do entre-eixos
           Tem muita gente que comprou o caminhão e fez a transformação. Alguns volta-  muito longo entre a carreta e o cavalo.
           ram atrás, outros estão seguindo com sucesso. Nós temos acompanhado muito de   Segundo ele, isso faz com que o moto-
           perto tudo isso”, pondera. Segundo o executivo, o cavalo 8x2 tem uma proposta   rista tenha de fazer mais manobras no
           relativamente boa, mas para determinados nichos de mercado. “Não é um veículo   pátio, usar mais a marcha à ré, o que
           para substituição dos 6x2, por exemplo”, afirma. Entre os aspectos que devem ser   reflete nos consumos de combustível e
           considerados pelos transportadores, por exemplo, Menoncin se refere à afirma-  de pneus. De novo, para o responsável
           ção de que esse tipo de composição leva uma carga igual à do bitrem. “Como é   pela frota da G10, o argumento não se
           preciso fazer um reforço em toda a estrutura do semirreboque, o equipamento   sustenta. “Na carreta não há nada que
           acaba ficando mais pesado e, com isso, comprometendo o peso disponível para   prejudique, porque ela tem os três ei-
           carga líquida”, questiona. Para Adamuccio, entretanto, as capacidades de carga se   xos juntos como uma LS convencio-
           equivalem: “Em média, o conjunto 8x2                                nal. No truck, também não, porque o
           pesa 2.200 kg a menos do que um 6x4                                 distanciamento entre a tração e o tru-
           com bitrem. Então, ele perde 2,5 t em                               que é igual. E na dianteira, porque o
           PBTC, porém é 2,2 t mais leve, o que        Eixo auxiliar eleva PBT    segundo eixo é direcional.” Para ele, a
           acaba dando um empate técnico, de-     do cavalo-mecânico em 6 t    Engenharia da Scania realizou alguns
                                                                               testes em sua empresa e constatou que
                                                                               o 8x2 tem o mesmo raio de giro do
                                                                               6x2, sem aumento de área. Ainda em
                                                                               relação à dirigibilidade, Adamucci afir-
                                                                               ma que também não há qualquer pro-
                                                                               blema ao passar com a composição 8x2
                                                                               sobre lombadas. De acordo com Juarez
                                                                               Keiserman, engenheiro e presidente da
                                                                               KLL, os cuidados são os mesmos que o
                                                                               motorista deve ter ao trafegar com um
                                                                               veículo carregado.
                                                                                  Por fim, o porta-voz da Volvo se
                                                                               referiu ao fato de que o cavalo e o se-
                                                                               mirreboque tenham suas aplicações
                                                                               “escravizadas” entre si, o que poderia,
                                                                               inclusive, restringir seu mercado e

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