Page 41 - Revista EAA - Edição 60
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comprometer o valor de revenda de manobrabilidade e estradas que permi- Configuração 8x2 do cavalo
ambos os componentes. Segundo Me- tam rodar em boas condições”, conclui. permite deslocar até 54,5 t,
noncin, o reboque para ser acoplado a A Volvo, a Scania e a Mercedes-Benz mas exige semirreboque LS,
um veículo 8x2 é especificamente pro- estudam a possibilidade de disponibi- com três eixos aproximados, e
jetado. Não é possível utilizá-lo em um lizar estes veículos no mercado. comprimento total mínimo
veículo 6x2 ou 6x4, porque isso resul- de 16 metros
taria em excesso de carga. Segmento promissor
“Se eu for vender, vou querer R$ Por sua vez, as fabricantes de imple-
20 mil mais”, rebate Adamuccio. “O 2º mentos rodoviários abastecem este
eixo custa R$ 30 mil. Se eu negociar nicho de mercado com versões dedicadas de seus produtos. Assim como as fabri-
um cavalo com quatro ou cinco anos cantes, o setor aguarda pela readequação da Portaria 63/2009 do Denatran, que
de uso, há 30 ou 40% de depreciação; regulamenta as configurações de veículos de carga, nas quais devem ser incluídas
então, vou vender o 4º eixo na mesma algumas normatizações referentes às composições 8x2. A atualização da portaria
proporção”, contabiliza. Caso contrá- está sendo discutida entre diversas entidades relacionadas ao Transporte como o
rio, ele diz ser possível retirar o 4º eixo Contran (legislação), DNIT (infraestrutura), Anfavea (fabricantes), Anfir (im-
e comercializar o veículo pelo preço plementadores) e Fabus (encarroçadores), entre outras. De acordo com Reinaldo
normal de um 6x2, podendo utilizar o Sarquez, diretor do Comitê de Caminhões e Ônibus da SAE Brasil, o que está se
equipamento em outro cavalo. “O cus- fazendo é proporcionar uma maior amplitude para esta legislação, buscando in-
to para a retirada do 2º eixo direcional corporar a ela todas as possibilidades do segmento de transportes neste momento.
é muito baixo”, afirma o empresário, “Estão sendo discutidos desde os limites de peso por eixo até as normas para o
que estima o valor de R$ 400 a R$ 600 uso de eixo direcional posicionado depois do eixo trator”, explica o engenheiro.
para o serviço, dependendo da quanti- Segundo ele, são essas determinações que baseiam as validações dos produtos
dade de caminhões envolvida. Quanto pelo Inmetro e as fiscalizações feitas posteriormente.
ao implemento para o 8x2, ele acredita Para Marcelo Noma, superintendente da fabricante de implementos Noma,
que, assim como o bitrem, a partir do as vendas de carretas para 8×2 cresceram bastante este ano e representam 3,5%
início da década de 1990, esses equipa- da produção da fábrica, que antes era de 0,3%. Em média, 5% da produção total
mentos vão criar um mercado próprio, da fábrica é destinada a este segmento, o que resulta em pouco mais de 40 im-
com o aumento da utilização. plementos/mês.
“Este é um caminhão de nicho e o “A quantidade de empresas passando por aqui com 8x2 aqui está me sur-
8x2 também vai achar o seu no mer- preendendo”, finaliza Adamuccio, radicado no norte do Paraná. “São empresas
cado”, concorda Menoncin. “É uma sediadas no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Eu disse tempos
composição atrativa, desde que você atrás que até o final do ano o mercado chegaria a ter mil cavalos 8x2, mas hoje eu
tenha a infraestrutura de logística, de ouso dizer que esse número vai passar de dois, três mil.” n
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