Page 41 - Revista EAA - Edição 60
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comprometer o valor de revenda de   manobrabilidade e estradas que permi-  Configuração 8x2 do cavalo
           ambos os componentes. Segundo Me-  tam rodar em boas condições”, conclui.   permite deslocar até 54,5 t,
           noncin, o reboque para ser acoplado a   A Volvo, a Scania e a Mercedes-Benz   mas exige semirreboque LS,
           um veículo 8x2 é especificamente pro-  estudam a possibilidade de disponibi-  com três eixos aproximados, e
           jetado. Não é possível utilizá-lo em um   lizar estes veículos no mercado.   comprimento total mínimo
           veículo 6x2 ou 6x4, porque isso resul-                                               de 16 metros
           taria em excesso de carga.        Segmento promissor
             “Se eu for vender, vou querer R$   Por sua vez, as fabricantes de imple-
           20 mil mais”, rebate Adamuccio. “O 2º   mentos rodoviários abastecem este
           eixo custa R$ 30 mil. Se eu negociar   nicho de mercado com versões dedicadas de seus produtos. Assim como as fabri-
           um cavalo com quatro ou cinco anos   cantes, o setor aguarda pela readequação da Portaria 63/2009 do Denatran, que
           de uso, há 30 ou 40% de depreciação;   regulamenta as configurações de veículos de carga, nas quais devem ser incluídas
           então, vou vender o 4º eixo na mesma   algumas normatizações referentes às composições 8x2. A atualização da portaria
           proporção”, contabiliza. Caso contrá-  está sendo discutida entre diversas entidades relacionadas ao Transporte como o
           rio, ele diz ser possível retirar o 4º eixo   Contran (legislação), DNIT (infraestrutura), Anfavea (fabricantes), Anfir (im-
           e comercializar o veículo pelo preço   plementadores) e Fabus (encarroçadores), entre outras. De acordo com Reinaldo
           normal de um 6x2, podendo utilizar o   Sarquez, diretor do Comitê de Caminhões e Ônibus da SAE Brasil, o que está se
           equipamento em outro cavalo. “O cus-  fazendo é proporcionar uma maior amplitude para esta legislação, buscando in-
           to para a retirada do 2º eixo direcional   corporar a ela todas as possibilidades do segmento de transportes neste momento.
           é muito baixo”, afirma o empresário,   “Estão sendo discutidos desde os limites de peso por eixo até as normas para o
           que estima o valor de R$ 400 a R$ 600   uso de eixo direcional posicionado depois do eixo trator”, explica o engenheiro.
           para o serviço, dependendo da quanti-  Segundo ele, são essas determinações que baseiam as validações dos produtos
           dade de caminhões envolvida. Quanto   pelo Inmetro e as fiscalizações feitas posteriormente.
           ao implemento para o 8x2, ele acredita   Para Marcelo Noma, superintendente da fabricante de implementos Noma,
           que, assim como o bitrem, a partir do   as vendas de carretas para 8×2 cresceram bastante este ano e representam 3,5%
           início da década de 1990, esses equipa-  da produção da fábrica, que antes era de 0,3%. Em média, 5% da produção total
           mentos vão criar um mercado próprio,   da fábrica é destinada a este segmento, o que resulta em pouco mais de 40 im-
           com o aumento da utilização.      plementos/mês.
             “Este é um caminhão de nicho e o   “A quantidade de empresas passando por aqui com 8x2 aqui está me sur-
           8x2 também vai achar o seu no mer-  preendendo”, finaliza Adamuccio, radicado no norte do Paraná. “São empresas
           cado”, concorda Menoncin.  “É uma   sediadas no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Eu disse tempos
           composição  atrativa,  desde  que  você   atrás que até o final do ano o mercado chegaria a ter mil cavalos 8x2, mas hoje eu
           tenha a infraestrutura de logística, de   ouso dizer que esse número vai passar de dois, três mil.”   n

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