Page 48 - Revista EAA - Edição 60
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FERROVIÁRIO





























           Sinal verde para os regionais






           Após o sucateamento quase completo   INDÚSTRIA VÊ NOS               no Brasil, e a MRS, uma das maiores
           da malha nacional e dos escassos in-  TRENS METROPOLITANOS          operadoras ferroviárias do País, desen-
           vestimentos em infraestrutura nas úl-  O CAMINHO PARA A             volveram um modelo de negócio que
           timas  décadas,  a  indústria  ferroviária   RETOMADA DO SETOR.     transforma o transporte de contêine-
           brasileira  aposta  nos  trens  regionais                           res que passam pelo Porto de Santos,
                                             EM SÃO PAULO, DOIS
           para impulsionar o desenvolvimento                                  transpondo de forma eficiente e sus-
                                             PROJETOS ESTÃO
           do setor de transportes sobre trilhos no                            tentável a Serra do Mar, barreira na-
                                             EM ANDAMENTO
           País. Para  Vicente Abate, presidente                               tural com cerca de 800 m de altitude,
                                             FABIO OMETTO
           da Associação Brasileira da Indústria                               localizada entre a Baixada Santista e o
           Ferroviária (Abifer), com o adiamento                               Planalto Paulista.
           do projeto do Trem de Alta Velocida-                                   O conceito logístico da Contrail se
           de (TAV ou trem-bala) – que prevê ligar São Paulo ao Rio de Janeiro, passando   baseia na utilização dos Centros Fer-
           por Campinas (SP) –, o desafio da integração nacional pelas ferrovias pode ser   roviários de Consolidação de Carga
           vencido de forma rápida e econômica com a implantação de linhas regionais, o   (CFCCs), os quais permitem agrupar
           que permitiria, ainda, aumentar a capacidade do transporte de carga. A expectati-  no mesmo trem contêineres de diver-
           va da Abifer é de que o setor movimente anualmente cerca de R$ 70 bilhões entre   sos tipos e tamanhos, para produtos
           os próximos cinco e dez anos.                                       e clientes distintos. Os CFCCs serão
             Dois exemplos destes sistemas regionais são os projetos da Contrail, voltado   instalados  em  pontos  estratégicos  ao
           ao setor de logística, e do Trem Intercidades, destinado ao transporte de passagei-  longo da linha férrea, formando uma
           ros – ambos previstos para entrar em operação nos próximos anos, em São Paulo,   extensa rede de captação e distribui-
           e financiados por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs).        ção de produtos em São Paulo, o que,
                                                                               segundo a empresa, resulta em ganhos
           Contrail: sinergia sobre trilhos e asfalto                          de escala e de capilaridade. A imple-
           A Operadora de Transporte Multimodal de Contêineres S.A., a Contrail, foi es-  mentação completa da Contrail deve
           tabelecida em 2010, resultante da parceria entre a Estação da Luz Participações   ser concluída no prazo de cinco anos,
           (EDLP) e a MRS Logística, com o objetivo de oferecer o conceito “porta a porto”   com um total de R$ 600 milhões em
           em operações de transporte, por meio da combinação dos modais ferroviário e ro-  investimentos neste período.
           doviário, terminais estrategicamente localizados (CFCCs) e tecnologia da infor-  A operação do sistema também  FOTOS DIVULGAÇÃO
           mação. Juntas, a EDLP, que atua no segmento de assessoria logística e transporte   prevê a construção do  primeiro  hub

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