Page 48 - Revista EAA - Edição 60
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FERROVIÁRIO
Sinal verde para os regionais
Após o sucateamento quase completo INDÚSTRIA VÊ NOS no Brasil, e a MRS, uma das maiores
da malha nacional e dos escassos in- TRENS METROPOLITANOS operadoras ferroviárias do País, desen-
vestimentos em infraestrutura nas úl- O CAMINHO PARA A volveram um modelo de negócio que
timas décadas, a indústria ferroviária RETOMADA DO SETOR. transforma o transporte de contêine-
brasileira aposta nos trens regionais res que passam pelo Porto de Santos,
EM SÃO PAULO, DOIS
para impulsionar o desenvolvimento transpondo de forma eficiente e sus-
PROJETOS ESTÃO
do setor de transportes sobre trilhos no tentável a Serra do Mar, barreira na-
EM ANDAMENTO
País. Para Vicente Abate, presidente tural com cerca de 800 m de altitude,
FABIO OMETTO
da Associação Brasileira da Indústria localizada entre a Baixada Santista e o
Ferroviária (Abifer), com o adiamento Planalto Paulista.
do projeto do Trem de Alta Velocida- O conceito logístico da Contrail se
de (TAV ou trem-bala) – que prevê ligar São Paulo ao Rio de Janeiro, passando baseia na utilização dos Centros Fer-
por Campinas (SP) –, o desafio da integração nacional pelas ferrovias pode ser roviários de Consolidação de Carga
vencido de forma rápida e econômica com a implantação de linhas regionais, o (CFCCs), os quais permitem agrupar
que permitiria, ainda, aumentar a capacidade do transporte de carga. A expectati- no mesmo trem contêineres de diver-
va da Abifer é de que o setor movimente anualmente cerca de R$ 70 bilhões entre sos tipos e tamanhos, para produtos
os próximos cinco e dez anos. e clientes distintos. Os CFCCs serão
Dois exemplos destes sistemas regionais são os projetos da Contrail, voltado instalados em pontos estratégicos ao
ao setor de logística, e do Trem Intercidades, destinado ao transporte de passagei- longo da linha férrea, formando uma
ros – ambos previstos para entrar em operação nos próximos anos, em São Paulo, extensa rede de captação e distribui-
e financiados por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). ção de produtos em São Paulo, o que,
segundo a empresa, resulta em ganhos
Contrail: sinergia sobre trilhos e asfalto de escala e de capilaridade. A imple-
A Operadora de Transporte Multimodal de Contêineres S.A., a Contrail, foi es- mentação completa da Contrail deve
tabelecida em 2010, resultante da parceria entre a Estação da Luz Participações ser concluída no prazo de cinco anos,
(EDLP) e a MRS Logística, com o objetivo de oferecer o conceito “porta a porto” com um total de R$ 600 milhões em
em operações de transporte, por meio da combinação dos modais ferroviário e ro- investimentos neste período.
doviário, terminais estrategicamente localizados (CFCCs) e tecnologia da infor- A operação do sistema também FOTOS DIVULGAÇÃO
mação. Juntas, a EDLP, que atua no segmento de assessoria logística e transporte prevê a construção do primeiro hub
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