Page 53 - Revista EAA - Edição 60
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em um carro de 50 anos atrás, não    Segundo DeVos, da Delphi, o veículo conectado é uma realidade e o de-
           há eletrônica nem interfaces sem fio.   safio é “isolar esses itens de segurança crítica – não importa se direção de
           Não há muito que hackear”.        assistência elétrica, freios assistidos eletricamente ou outros sistemas – e ter
             Apesar de os carros atuais serem   certeza de que estejam protegidos”.
           repletos de subsistemas que se ba-   Ataques cibernéticos em grande escala podem ser especialmente destru-
           seiam em código de software e ele-  tivos. Weimerskirch deu exemplo do seguinte cenário: Um carro vai para a
           trônica,  muitos  veículos  novos  tra-  oficina. Uma ferramenta de teste (um laptop conectado por cabo) é plugada ao
           zem sistemas de infotenimento que   veículo, que passa malware para esta ferramenta. O malware então se espalha
           podem se conectar com smartphones   para outros carros que venham a ser plugados na mesma ferramenta. Troca de
           trazidos para bordo e outros apare-  dados veículo-para-veículo e veículo-para-infraestrutura de comunicações são
           lhos portáteis.                   mais um segmento na cadeia de segurança cibernética.
             “Acredito piamente que deve-       Para Mai, da Cisco, nunca será possível proteger um veículo apenas com
           ríamos sempre assumir que apare-  um sistema dele próprio. “Pelo contrário, a segurança cibernética precisa ser
           lhos externos conectados ao carro   encarada como uma arquitetura compreensiva que começa no nível dos chips
           – sejam smartphones e dispositivos   e se estende por toda a rede do veículo, inclusive comunicação carro-para-nu-
           OBD II de companhias de seguro,   vem. Em resumo, a segurança cibernética precisa ser totalmente abrangente”.
           entre outros – nunca serão seguros”,   Weimerskirch quer ver fabricantes de automóveis enfrentarem o problema de
           alertou  Weimerskirch. “Eles  são   olhos bem abertos. “O ponto de partida para a segurança cibernética é realmente
           muito complexos. Usam milhões e   a empresa como um todo, da alta direção aos engenheiros, chegando às conces-
           milhões de linhas de código. O me-  sionárias e cobrindo todas as fases de desenvolvimento do produto e do ciclo de
           lhor a fazer é assumir que o veículo   vida do veículo”. “É assustador acreditar que pode levar de três a cinco anos antes
           pode ser hackeado”.               de atingirmos um nível de segurança que seja suficiente”, acrescentou Mai.    n





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