Page 45 - Revista EAA - Edição 60
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entre os diferenciadores do caça estão
a quantidade de informações, radares
e sensores disponíveis para a guerra
eletrônica, que, além de captarem a
presença de outros aviões, conseguem
também identificá-los.
Contando ainda com outras inova-
ções tecnológicas de última geração, o
recurso de Guerra Centrada em Rede
(NCW) operará em combinação com
o sistema E-99 Erieye, dos já utili-
zados aviões EMB-145 AEW&C
(Airborne Early Warning and Control),
de vigilância antecipada e controle da
FAB. Com toda essa integração de nhum tipo de emissão, apenas recebe as As opções de armamentos são
sistemas, o piloto não fica limitado ao emissões provenientes de outras fontes, muitas e de várias origens
alcance de visão, podendo “enxergar” ou seja, ele nunca irá denunciar a sua
muito mais longe, antecipando assim posição. Assim, aeronaves inimigas não
decisões e ações. saberão que o Gripen E/F está usando
Entre os muitos itens no novo seu IRST para monitorar suas atividades, permitindo-o realizar ataques silenciosos.
Gripen, vale destacar: u Sistema integrado de guerra eletrônica MFS-EW: um sistema altamente avan-
u Radar SELEX ES-05 Raven AESA çado de Guerra Eletrônica (EW), com cobertura de 360°, que pode funcionar
(Active Electronically Scanned Array ou como um sensor passivo ou ativo. Funcionando no modo passivo, atua como um
varredura eletrônica ativa). Ele pode, RWR (Radar Warning Receiver), indicando se um radar o está “olhando”, ou como
de forma simultânea ou independen- um MAWS (Missile Approach Warning System), indicando a aproximação de um
te, rastrear diferentes alvos e também míssil. Já no modo ativo, o sistema EW também pode iludir os radares inimigos,
controlá-los. Munido de uma placa os- fazendo com que o caça desapareça das suas telas ou fazendo com que ele apareça
cilante móvel (swash plate), permitindo em outro local, diferente da sua posição real. Atuando em conjunto com o sistema
cobrir ângulos de aproximadamente de contramedidas, chaffs e flares, o sistema EW pode melhorar ainda mais a capa-
100°, o ES 05 Raven traz melhorias cidade de sobrevivência da aeronave.
em todos os aspectos quando compa- A combinação do radar AESA, do sensor de busca e rastreamento infraverme-
rado com os radares existentes, como, lho IRST e de uma complexa fusão de sensores, incluindo a melhor integração de
por exemplo, melhor rastreamento de armas de última geração com o conjunto de guerra eletrônico, suprem a aeronave
alvo, amplo campo visual, flexibilidade de recursos para garantir sua completa ação com segurança. A capacidade de so-
de modos, maior alcance de detecção, brevivência é garantida pelo equilíbrio existente entre suas baixas assinaturas, infra-
melhores dados eletrônicos de suporte, vermelho e radar, assim como por um avançadíssimo sistema modular de Guerra
maior disponibilidade operacional e Eletrônica e de Autoproteção.
menores custos de ciclo de vida. A Comissão Coordenadora do Projeto de Aeronave de Combate (COPAC) é a
u Sensor Selex Skyward G IRST (In- responsável pela coordenação e gerenciamento de projetos para o reaparelhamento
fra Red Search & Track): sistema eletro- da FAB. A partir do anúncio da proposta da Saab como vencedora do projeto de
-óptico passivo, montado na parte su- escolha da nova aeronave, encontros e negociações têm sido feitos visando refinar
perior do nariz, à frente da cobertura, os requisitos para o novo caça e, assim, efetivar sua compra. Na atual etapa estão
capaz de registrar emissões de calor de sendo detalhados aspectos a serem atendidos pela Saab e há várias definições em
outras aeronaves, como um helicópte- curso como, por exemplo, dos tipos e quantidades de armamentos que vão ser in-
ro, ou de objetos sobre a superfície do cluídos no contrato.
mar, como uma embarcação, ou no solo, Quanto ao armamento básico, serão mísseis ar-ar, ar-solo e contra guerra ele-
como um veículo blindado. Por ser um trônica, ou seja, uma suíte completa para manter a FAB no patamar necessário.
sensor passivo, significa que não há ne- Este detalhamento também inclui itens relativos à logística e manutenção das ae-
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