Page 44 - Revista EAA - Edição 60
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AEROESPACIAL (CAPA)
-benefício, uma vez que representa a O Gripen NG harmoniza perfor-
evolução de uma plataforma já utilizada mance em voo, sensores, comunicação,
e um sistema de controle de voo fly-by- capacidade bélica (com integração de
-wire. Cerca de 30% da sua estrutura é armas mais modernas como o Meteor e
de compósito de fibra de carbono, con- IRIS-T, entre outras, em dez pontos de
tribuindo para uma importante redução montagem), contramedidas, furtividade
de peso. A concepção envolve tecnolo- e custo. Ele atinge um raio de combate
gia “estado-da–arte”, computadores in- de 700 milhas náuticas (ou 1.300 km),
tegrados, materiais modernos em con- a partir da base de operações, lembran-
O poderoso radar Raven,
que incorpora avanços no sonância a uma aerodinâmica avançada, do que seu alcance pode chegar a 2.200
rastreamento com uma configuração canard-delta. milhas náuticas (4.000 km). Na nova
Abaixo, os canards são visualmente Os canards móveis auxiliam na ma- versão o tanque de combustível foi au-
marcantes e fundamentais para a nobrabilidade a baixa velocidade, tanto mentado em 40 %, com a mudança de
manobrabilidade do avião nas aproximações para pouso como na posição do trem de pouso da fuselagem
interceptação de aeronaves mais lentas para as asas. A versão F, biposto (treina-
e, por outro lado, permitem mais agili- dor) terá toda a capacidade operacional
dade nas manobras. Os canards geram da versão E, monoposto.
sustentação na parte frontal da aerona- O seu sistema de missão resulta da
ve, podendo mudar a atitude do avião fusão dos dados de seus sensores, pos-
rapidamente, permitindo curvas de raio sibilitando uma grande capacidade de
menor, bem como contribuindo para combate, com o lançamento preciso
a estabilidade. Atuam, a todo instante, de armas inteligentes. Os equipamen-
nos sistemas de controle de voo, traba- tos eletrônicos são destaque. O Gripen
lhando e comparando os parâmetros NG funciona em rede, comunicando-
das situações aerodinâmicas e dos comandos do piloto, propiciando um controle -se o tempo todo com satélites, postos
dinâmico sobre as superfícies de comando da aeronave, oferecendo a melhor reação de comando em terra e outros aviões.
em voo, seja qual for a atitude, velocidade ou situação. Podem mudar a inclinação, Tem um radar que varre o espaço aé-
aumentando a sustentação em qualquer ângulo de ataque, podendo chegar próxi- reo em volta e sensores de raios infra-
mo a 90 graus, auxiliando até na frenagem durante o pouso. vermelhos e câmeras que vasculham o
Com sensores otimizados, melhores que nas versões anteriores (C/D) e tam- terreno abaixo. O piloto vê as imagens
bém em relação a outros caças, mais que um vetor de interceptação, trata-se de e informações captadas no painel de
um sistema de combate muito inteligente. Incorpora elevado alcance operacional, comando e também na tela integrada
capacidade de carga útil e o recurso de Guerra Centrada em Rede (NCW), com ao capacete. As imagens são comparti-
uma completa noção da situação ao seu redor. Esta condição se deve a uma avan- lhadas com outros aviões e com a base.
çada configuração, 100% digital, com mostradores tipo MFD (Multi-Functional Assim, uma informação obtida por um
Displays), controles HOTAS (Hands-On-Throttle-And-Stick) e capacete com vi- dos pilotos fica disponível também para
sor acoplado, o HMD (Helmet Mounted Display), além do HUD (Head-Up Dis- o restante do esquadrão.
play). Sensores a bordo oferecem a capacidade de detectar e destruir uma ampla Tanto as transmissões de dados
variedade de alvos, dia ou noite e mesmo em condições climáticas desfavoráveis. como as comunicações faladas são
Sua cabine é dotada de aviônicos de última geração e a aeronave é impulsionada criptografadas para não serem inter-
por um motor General Electric F414G, com pós-combustão e empuxo de 22 mil ceptadas pelo inimigo. Pode receber, ao
libras, 20% a mais que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen C/D. Com apenas mesmo tempo, informações de senso-
um motor, consome menos combustível e sua manutenção se torna mais rápida e res e radares que estão em solo, embora
econômica, sendo que a troca desse motor pode ser feita em menos de uma hora muito distantes, ou até mesmo em ou-
demandando somente três pessoas. Consegue operar em pistas curtas, de apenas 600 tras aeronaves, permitindo que o piloto
metros, o que facilita a utilização em várias bases, para abastecimento e reparos du- tenha uma visão bem abrangente do
rante exercícios ou operações reais. É possível reconfigurar a aeronave com diferentes cenário para então decidir sobre tática
tipos de armamentos e tanques adicionais de combustível em cerca de dez minutos. e armamentos adequados. Resumindo,
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