Page 44 - Revista EAA - Edição 60
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AEROESPACIAL   (CAPA)





                                             -benefício, uma vez que representa a   O Gripen NG harmoniza perfor-
                                             evolução de uma plataforma já utilizada   mance em voo, sensores, comunicação,
                                             e um sistema de controle de voo fly-by-  capacidade bélica (com integração de
                                             -wire. Cerca de 30% da sua estrutura é   armas mais modernas como o Meteor e
                                             de compósito de fibra de carbono, con-  IRIS-T, entre outras, em dez pontos de
                                             tribuindo para uma importante redução   montagem), contramedidas, furtividade
                                             de peso. A concepção envolve tecnolo-  e custo. Ele atinge um raio de combate
                                             gia “estado-da–arte”, computadores in-  de 700 milhas náuticas (ou 1.300 km),
                                             tegrados, materiais modernos em con-  a partir da base de operações, lembran-
           O poderoso radar Raven,
           que incorpora avanços no          sonância a uma aerodinâmica avançada,   do que seu alcance pode chegar a 2.200
           rastreamento                      com uma configuração canard-delta.  milhas  náuticas  (4.000  km).  Na  nova
           Abaixo, os canards são visualmente   Os canards móveis auxiliam na ma-  versão o tanque de combustível foi au-
           marcantes e fundamentais para a   nobrabilidade a baixa velocidade, tanto   mentado em 40 %, com a mudança de
           manobrabilidade do avião          nas aproximações para pouso como na   posição do trem de pouso da fuselagem
                                             interceptação de aeronaves mais lentas   para as asas. A versão F, biposto (treina-
                                             e, por outro lado, permitem mais agili-  dor) terá toda a capacidade operacional
                                             dade nas manobras. Os canards geram   da versão E, monoposto.
                                             sustentação na parte frontal da aerona-  O seu sistema de missão resulta da
                                             ve, podendo mudar a atitude do avião   fusão dos dados de seus sensores, pos-
                                             rapidamente, permitindo curvas de raio   sibilitando uma grande capacidade de
                                             menor,  bem como contribuindo para   combate, com o lançamento preciso
                                             a estabilidade. Atuam, a todo instante,   de armas inteligentes. Os equipamen-
                                             nos sistemas de controle de voo, traba-  tos eletrônicos são destaque. O Gripen
                                             lhando e comparando os parâmetros   NG funciona em rede, comunicando-
           das situações aerodinâmicas e dos comandos do piloto, propiciando um controle   -se o tempo todo com satélites, postos
           dinâmico sobre as superfícies de comando da aeronave, oferecendo a melhor reação   de comando em terra e outros aviões.
           em voo, seja qual for a atitude, velocidade ou situação. Podem mudar a inclinação,   Tem um radar que varre o espaço aé-
           aumentando a sustentação em qualquer ângulo de ataque, podendo chegar próxi-  reo em volta e sensores de raios infra-
           mo a 90 graus, auxiliando até na frenagem durante o pouso.          vermelhos e câmeras que vasculham o
             Com sensores otimizados, melhores que nas versões anteriores (C/D) e tam-  terreno abaixo. O piloto vê as imagens
           bém em relação a outros caças, mais que um vetor de interceptação, trata-se de   e informações captadas no painel de
           um sistema de combate muito inteligente. Incorpora elevado alcance operacional,   comando e também na tela integrada
           capacidade de carga útil e o recurso de Guerra Centrada em Rede (NCW), com   ao capacete. As imagens são comparti-
           uma completa noção da situação ao seu redor. Esta condição se deve a uma avan-  lhadas com outros aviões e com a base.
           çada configuração, 100% digital, com mostradores tipo MFD (Multi-Functional   Assim, uma informação obtida por um
           Displays), controles HOTAS (Hands-On-Throttle-And-Stick) e capacete com vi-  dos pilotos fica disponível também para
           sor acoplado, o HMD (Helmet Mounted Display), além do HUD (Head-Up Dis-  o restante do esquadrão.
           play). Sensores a bordo oferecem a capacidade de detectar e destruir uma ampla   Tanto as transmissões de dados
           variedade de alvos, dia ou noite e mesmo em condições climáticas desfavoráveis.  como as comunicações faladas são
             Sua cabine é dotada de aviônicos de última geração e a aeronave é impulsionada   criptografadas para não serem inter-
           por um motor General Electric F414G, com pós-combustão e empuxo de 22 mil   ceptadas pelo inimigo. Pode receber, ao
           libras, 20% a mais que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen C/D. Com apenas   mesmo tempo, informações de senso-
           um motor, consome menos combustível e sua manutenção se torna mais rápida e   res e radares que estão em solo, embora
           econômica, sendo que a troca desse motor pode ser feita em menos de uma hora   muito distantes, ou até mesmo em ou-
           demandando somente três pessoas. Consegue operar em pistas curtas, de apenas 600   tras aeronaves, permitindo que o piloto
           metros, o que facilita a utilização em várias bases, para abastecimento e reparos du-  tenha uma visão bem abrangente do
           rante exercícios ou operações reais. É possível reconfigurar a aeronave com diferentes   cenário para então decidir sobre tática
           tipos de armamentos e tanques adicionais de combustível em cerca de dez minutos.  e armamentos adequados. Resumindo,

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