Page 43 - Revista EAA - Edição 60
P. 43
ras de negociações. A escolha levou em conta desempenho,
transferência de tecnologia, custo de aquisição e também de
manutenção, uma vez que a utilização é de longo prazo (pelo
menos 30 anos). Junte-se a isso a capacidade e autonomia de
realizar atualizações, ou seja, de poder incorporar ou alterar
em parte o projeto original visando aplicar novas tecnologias,
“A capacidade de de acordo com necessidades particulares para desempenhar
operar em pistas determinadas missões.
curtas é um diferencial” A escolha foi feita, mas a compra efetiva não se concreti-
zou porque ainda estão sendo discutidos inúmeros detalhes e
o martelo deve ser batido no final de 2014. Aí começa a con-
O cockpit do Gripen NG tagem regressiva para entrega, quatro anos depois, a um ritmo
será mais avançado que de 12 unidades por ano. Existe a hipótese de a FAB utilizar, a
os atuais, condensando partir de 2016, provisoriamente, 10 caças Gripen usados, das
muitas informações e com versões C e D, para familiarização e preenchimento de uma
fácil acesso, permitindo lacuna na sua estrutura de defesa aérea.
grande interação Desenvolvido com base no Saab JAS 39 Gripen C e D,
homem-máquina
o Gripen NG (Next Generation, também conhecido como
Gripen E/F) carrega a herança de já ter sido usado por várias
forças aéreas, tornando-se um dos mais avançados caças mul-
tifunção, combinando tecnologia avançada e eficácia opera-
cional, com um pacote acessível. O programa de desenvolvi-
mento da aeronave foi concebido pela Saab no final de 2005
visando oferecer domínio operacional e flexibilidade com
refinamentos que resultam num caça de alto desempenho
e com excelente relação custo-benefício. Traduzindo a sua
multifuncionalidade, a sigla JAS significa Jakt (caça), Attack
(ataque) e Spaning (reconhecimento), em sueco.
Baseado em um projeto flexível e modular, o Grippen NG
permite um desenvolvimento contínuo com excelente custo-
Características técnicas do Gripen NG
Comprimento 15,2 m
Envergadura da asa 8,6 m
(incluindo os lançadores)
Altura total 4,5 m
Peso máximo na decolagem 16,5 t
Velocidade máxima M2.0 e supersônica
em todas as altitudes
Empuxo > 22.000 lb
Carga útil 7,2 toneladas
Combustível máximo 7 toneladas
Super Cruzeiro > M 1.2
Manobrabilidade 9 g
Alcance máximo > 4.000 km
Distância de pouso < 500 m
FOTOS DIVULGAÇÃO Tempo de imobilização no solo < 10 min
Substituição de motor < 1 hora
Custo por hora de voo < US$ 4.000
43