Page 43 - Revista EAA - Edição 60
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ras de negociações. A escolha levou em conta desempenho,
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                                                              manutenção, uma vez que a utilização é de longo prazo (pelo
                                                              menos 30 anos). Junte-se a isso a capacidade e autonomia de
                                                              realizar atualizações, ou seja, de poder incorporar ou alterar
                                                              em parte o projeto original visando aplicar novas tecnologias,
                                  “A capacidade de            de acordo com necessidades particulares para desempenhar
                                  operar em pistas            determinadas missões.
                                  curtas é um diferencial”       A escolha foi feita, mas a compra efetiva não se concreti-

                                                              zou porque ainda estão sendo discutidos inúmeros detalhes e
                                                              o martelo deve ser batido no final de 2014. Aí começa a con-
                                  O cockpit do Gripen NG      tagem regressiva para entrega, quatro anos depois, a um ritmo
                                  será mais avançado que      de 12 unidades por ano. Existe a hipótese de a FAB utilizar, a
                                  os atuais, condensando      partir de 2016, provisoriamente, 10 caças Gripen usados, das
                                  muitas informações e com    versões C e D, para familiarização e preenchimento de uma
                                  fácil acesso, permitindo    lacuna na sua estrutura de defesa aérea.
                                  grande interação               Desenvolvido com base no Saab JAS 39 Gripen C e D,
                                  homem-máquina
                                                              o Gripen NG (Next Generation, também conhecido como
                                                              Gripen E/F) carrega a herança de já ter sido usado por várias
                                                              forças aéreas, tornando-se um dos mais avançados caças mul-
                                                              tifunção, combinando tecnologia avançada e eficácia opera-
                                                              cional, com um pacote acessível. O programa de desenvolvi-
                                                              mento da aeronave foi concebido pela Saab no final de 2005
                                                              visando oferecer domínio operacional e flexibilidade com
                                                              refinamentos que resultam num caça de alto desempenho
                                                              e com excelente relação custo-benefício. Traduzindo a sua
                                                              multifuncionalidade, a sigla JAS significa Jakt (caça), Attack
                                                              (ataque) e Spaning (reconhecimento), em sueco.
                                                                 Baseado em um projeto flexível e modular, o Grippen NG
                                                              permite um desenvolvimento contínuo com excelente custo-

                                                                     Características técnicas do Gripen NG
                                                                              Comprimento 15,2 m
                                                                         Envergadura da asa    8,6 m
                                                                     (incluindo os lançadores)
                                                                                Altura total 4,5 m
                                                                   Peso máximo na decolagem 16,5 t
                                                                         Velocidade máxima M2.0 e supersônica
                                                                                         em todas as altitudes
                                                                                  Empuxo > 22.000 lb
                                                                                 Carga útil 7,2 toneladas
                                                                        Combustível máximo 7 toneladas
                                                                             Super Cruzeiro > M 1.2
                                                                           Manobrabilidade 9 g
                                                                            Alcance máximo > 4.000 km
                                                                          Distância de pouso < 500 m
                                                             FOTOS DIVULGAÇÃO  Tempo de imobilização no solo < 10 min
                                                                       Substituição de motor < 1 hora
                                                                        Custo por hora de voo < US$ 4.000


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