Page 49 - Revista EAA - Edição 60
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Terminal Intermodal Porto de
            Santos (TIPS), localizado junto ao
            maior pátio ferroviário da Baixada
           Santista: com 300 mil m² de área e
            capacidade para movimentar até
                 1,2 milhão de TEUs por ano



           intermodal do Brasil, o  Terminal In-  dos, os vagões terão a altura total de seis metros em relação ao nível dos trilhos.
           termodal  Porto  de  Santos  (TIPS),   Por isso, contam com estrutura e componentes especiais para garantir sua es-
           localizado junto ao maior pátio ferro-  tabilidade. O PentAMax dispõe de seis truques com suspensões especialmente
           viário da Baixada Santista e próximo   desenvolvidas por meio de simulações computadorizadas dinâmicas e contínuas,
           dos terminais marítimos das margens   além de elementos estabilizadores laterais de contato constante e rodeiros com
           esquerda (Guarujá) e direita (Santos)   adaptadores radiais. O sistema de choque e tração terá atuação diferenciada para
           do porto. Com 300 mil m² de área e   vagão vazio e carregado e os freios serão montados diretamente nos truques, au-
           capacidade para movimentar até 1,2   mentando significativamente sua eficiência e segurança em serviço.
           milhão de TEUs  por ano, será o maior   Conforme as previsões da operadora multimodal, com a utilização dos va-
           e o mais moderno terminal intermodal   gões com dupla capacidade, o “Trem Tipo” da MRS/Contrail, com 800 m
           do Brasil, de acordo com a operadora.   de comprimento, terá um incremento de até 150% no volume transportado,
           A sigla TEU vem do inglês Twenty-  podendo carregar até 200 TEUs. Além disso, segundo a Contrail, um estudo
           -foot Equivalent Unit, que em portu-  realizado nas principais ferrovias americanas constatou que o transporte de
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           guês significa Unidade Equivalente a   contêineres feito por vagão double stack emite  / 5 de carbono se comparado
           Vinte Pés.                        ao sistema rodoviário.
             O hub possibilitará o gerenciamen-  No ano passado, a MRS Logística comprou sete locomotivas da fabricante
           to da movimentação de contêineres   suíça Stadler para operar no trecho da Serra do Mar, por meio do sistema de
           entre os CFCCs e os terminais maríti-  cremalheira. Cada máquina tem cerca 18 m e o motor produzido pela Traktions-
           mos. Em suas instalações, o TIPS será   systeme Áustria gera a potência de 5.000 kW (6.800 cv) e força de tração de
           dividido em áreas para armazém geral,   700 kN (71.400 kgf). Conforme a MRS, as novas locomotivas são as mais po-
           depot, e para as operações de estufa-  tentes já construídas no mundo, sendo 50% mais eficientes do que as utilizadas
           gem, desova, cross docking, pré-stacking,   anteriormente, fabricadas pela Hitachi na década de 1970. Com elas, a operadora
           transbordo e de transporte.       pretende aumentar sua capacidade anual de 7 milhões de toneladas úteis para até
             Associada à produtividade de mo-  28 milhões de toneladas/ano, por sentido.
           vimentação gerada pelo TIPS, o mo-
           delo da Contrail introduz no Brasil o                               Ao lado, a Contrail introduz
           uso de vagões do tipo double stack, que                             no Brasil o uso de vagões do
           permite o empilhamento de até dois                                  tipo double stack, que permite
           contêineres de altura, possibilitando o                             o empilhamento de até dois
           carregamento de até quatro TEUs.                                    contêineres de altura. Abaixo,
             Para tanto, a AmstedMaxion, fabri-                                protótipo do vagão PentAMax,
           cante no segmento ferroviário instala-                              composto por cinco vagões
           da no interior paulista, está utilizando                            double-stack articulados
           a tecnologia da americana Greenbrier
           no desenvolvimento do protótipo do
           vagão PentAMax, composto por cinco
           vagões double-stack articulados, de-
           senhado para transportar contêineres
           empilhados no padrão ISO de 20 e 40
           pés, com a bitola de 1,60 m. Carrega-

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