Page 49 - Revista EAA - Edição 60
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Terminal Intermodal Porto de
Santos (TIPS), localizado junto ao
maior pátio ferroviário da Baixada
Santista: com 300 mil m² de área e
capacidade para movimentar até
1,2 milhão de TEUs por ano
intermodal do Brasil, o Terminal In- dos, os vagões terão a altura total de seis metros em relação ao nível dos trilhos.
termodal Porto de Santos (TIPS), Por isso, contam com estrutura e componentes especiais para garantir sua es-
localizado junto ao maior pátio ferro- tabilidade. O PentAMax dispõe de seis truques com suspensões especialmente
viário da Baixada Santista e próximo desenvolvidas por meio de simulações computadorizadas dinâmicas e contínuas,
dos terminais marítimos das margens além de elementos estabilizadores laterais de contato constante e rodeiros com
esquerda (Guarujá) e direita (Santos) adaptadores radiais. O sistema de choque e tração terá atuação diferenciada para
do porto. Com 300 mil m² de área e vagão vazio e carregado e os freios serão montados diretamente nos truques, au-
capacidade para movimentar até 1,2 mentando significativamente sua eficiência e segurança em serviço.
milhão de TEUs por ano, será o maior Conforme as previsões da operadora multimodal, com a utilização dos va-
e o mais moderno terminal intermodal gões com dupla capacidade, o “Trem Tipo” da MRS/Contrail, com 800 m
do Brasil, de acordo com a operadora. de comprimento, terá um incremento de até 150% no volume transportado,
A sigla TEU vem do inglês Twenty- podendo carregar até 200 TEUs. Além disso, segundo a Contrail, um estudo
-foot Equivalent Unit, que em portu- realizado nas principais ferrovias americanas constatou que o transporte de
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guês significa Unidade Equivalente a contêineres feito por vagão double stack emite / 5 de carbono se comparado
Vinte Pés. ao sistema rodoviário.
O hub possibilitará o gerenciamen- No ano passado, a MRS Logística comprou sete locomotivas da fabricante
to da movimentação de contêineres suíça Stadler para operar no trecho da Serra do Mar, por meio do sistema de
entre os CFCCs e os terminais maríti- cremalheira. Cada máquina tem cerca 18 m e o motor produzido pela Traktions-
mos. Em suas instalações, o TIPS será systeme Áustria gera a potência de 5.000 kW (6.800 cv) e força de tração de
dividido em áreas para armazém geral, 700 kN (71.400 kgf). Conforme a MRS, as novas locomotivas são as mais po-
depot, e para as operações de estufa- tentes já construídas no mundo, sendo 50% mais eficientes do que as utilizadas
gem, desova, cross docking, pré-stacking, anteriormente, fabricadas pela Hitachi na década de 1970. Com elas, a operadora
transbordo e de transporte. pretende aumentar sua capacidade anual de 7 milhões de toneladas úteis para até
Associada à produtividade de mo- 28 milhões de toneladas/ano, por sentido.
vimentação gerada pelo TIPS, o mo-
delo da Contrail introduz no Brasil o Ao lado, a Contrail introduz
uso de vagões do tipo double stack, que no Brasil o uso de vagões do
permite o empilhamento de até dois tipo double stack, que permite
contêineres de altura, possibilitando o o empilhamento de até dois
carregamento de até quatro TEUs. contêineres de altura. Abaixo,
Para tanto, a AmstedMaxion, fabri- protótipo do vagão PentAMax,
cante no segmento ferroviário instala- composto por cinco vagões
da no interior paulista, está utilizando double-stack articulados
a tecnologia da americana Greenbrier
no desenvolvimento do protótipo do
vagão PentAMax, composto por cinco
vagões double-stack articulados, de-
senhado para transportar contêineres
empilhados no padrão ISO de 20 e 40
pés, com a bitola de 1,60 m. Carrega-
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