Page 54 - Revista EAA - Edição 60
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TECNOLOGIA
Rumo à qualidade de dinâmica
COMO AS DEMANDAS DE SEGURANÇA, BAIXA MASSA, TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA
RODAGEM DE QUALIDADE E ESTABILIDADE PODEM SER DE “DRIVING GOOD DYNAMICS”, MATÉRIA
PUBLICADA NA REVISTA AUTOMOTIVE
CONCILIADAS PARA CRIAR CARROS EXCELENTES STUART BIRCH
ENGINEERING INTERNATIONAL ONLINE, VOL. 1,
N° 3, 6 DE MAIO DE 2014, TEXTO STUART BIRCH •
TRADUÇÃO BOB SHARP
Dave Rollett, líder de Dinâmica Veicular da equipe de competições e enge-
nharia da consultoria Prodrive, é direto no que acha dos consumidores de
automóveis: “A maior parte deles não sabe o que é uma boa dinâmica, no Um membro desse Grupo é a
entanto formam opiniões de peso sobre um veículo baseados em como acham espanhola Seat, que trabalhou na
que ela é.” criação de uma imagem “esportiva”
Devido à dinâmica ser parte vital da criação da identidade de marca, é es- baseada no caráter de seus produtos;
sencial tê-la correta tanto do ponto de vista de engenharia quanto do cliente. ela usa a MQB com proveito.
“Os carros modernos raramente mostram má dinâmica de chassi, mas “Aqui na Seat somos espanhóis e
podem chegar ao mercado com dinâmica inapropriada”, disse Rollett. “Hoje somos alemães”, disse o vice-presi-
o segredo de um bom engenheiro de chassi é entender como o motorista dente executivo de Pesquisa e Desen-
percebe a dinâmica para interpretar a marca do veículo”. volvimento, Dr. Mathias Rabe. “Gra-
A identidade da marca pelo comportamento não é nova, mas é cada vez ças à flexibilidade da MQB, a Seat
mais importante em um mundo em que há uso cada vez maior de projetos desenvolveu a família Leon de acor-
de chassis como a plataforma matriz modular transversal (MQB, a sigla em do com seu próprio DNA, clientes-
alemão) do Grupo Volkswagen. -alvo e posicionamento de mercado”.
FOTOS AUTOMOTIVE ENGINEERING
O novo Jaguar F-Type cupê é
todo eficiente em desempenho
e comportamento
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