Page 55 - Revista EAA - Edição 60
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Dave Rollett, da
Prodrive, acredita
que a maioria dos
consumidores de
carros não sabe
o que é bom
O Controle Ativo de Convergência da Prodrive foi comportamento
projetado para reduzir custos das suspensões traseiras dinâmico
Outras soluções modulares Menos 400 kg
A Mercedes-Benz também se vale da solução de chassis modulares. Estas A utilização do alumínio é “um
incluem a MRA (arquitetura de tração traseira), usada para o recente novo contribuinte muito, muito impor-
Classe C. Levou cerca de cinco anos para desenvolver a arquitetura de tante” para a melhoria da dinâmi-
nova geração. Considerada a mais flexível da fabricante, ela pode ser apli- ca do veículo, segundo o diretor de
cada sob medida em várias classes de carro, de acordo com o Dr. Michael engenharia da Jaguar Land Rover,
Krämer, vice-presidente de Gerenciamento de Programa. “Tivemos uma Dr. Wolfgang Ziebart. “Vemos isso
fase de conceito muito importante com todos da engenharia discutindo as no Range Rover e nos carros espor-
linhas estratégicas gerais. A AMG também estava à mesa. Desse modo, o te Jaguar. No caso do Range Rover
projeto da suspensão foi decidido como um empenho de equipe, e nossos eliminamos 400 kg; imagine como o
colegas da produção estavam lá para estabelecer a maneira como iríamos veículo andaria com quase meia to-
produzi-lo”, disse. nelada a bordo”!, complementa.
O resultado foi um Classe C que apresenta uma solução completa de Mas o emprego intenso do alu-
rodagem e estabilidade criada para levar o modelo a um novo segmento em mínio é “até certo ponto” limitado
dinâmica e qualidade. aos veículos da faixa superior de
Suspensão pneumática é uma opção tida com primazia em sua classe, mercado e o executivo não foi claro
com o motorista dispondo de ampla gama de ajuste de resposta do chassi, sobre qual será a dimensão do uso
incluindo um modo individual, adicional, personalizado. desse elemento no Jaguar XE pre-
“O maior desafio de projeto foi prever o futuro; esta arquitetura deve ser mium de porte médio (em termos
usada por muitos anos, de modo a ser flexível – como um jogo de ferramen- europeus) que está a caminho. To-
tas. Se o motorista teve um difícil dia de trabalho, ele vai querer uma direção davia, ele terá a arquitetura modular
leve e um rodar macio para relaxar, mas ao dirigir rápido gostaria de contar flexível D7A da JLR, com algum uso
com uma suspensão firme e uma direção mais direta. É tudo uma questão de de alumínio na carroceria. Como ou-
escolha”, afirmou Krämer. tras fabricantes, a JLR está conside-
Em complemento a isso há uma mudança para o uso mais intenso de rando misturas flexíveis de materiais.
alumínio na estrutura da carroceria. O monobloco do novo Classe C é cerca Medindo bem suas palavras,
de 70 kg mais leve que o da geração anterior e a redução do peso total do Ziebart disse que em relação aos
carro chega a 100 kg. modelos sensíveis a preço (alto vo-
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