Page 55 - Revista EAA - Edição 60
P. 55

Dave Rollett, da
                                                                                           Prodrive, acredita
                                                                                           que a maioria dos
                                                                                           consumidores de
                                                                                           carros não sabe
                                                                                           o que é bom
                   O Controle Ativo de Convergência da Prodrive foi                        comportamento
                   projetado para reduzir custos das suspensões traseiras                  dinâmico


           Outras soluções modulares                                           Menos 400 kg
           A Mercedes-Benz também se vale da solução de chassis modulares. Estas   A utilização do alumínio é  “um
           incluem a MRA (arquitetura de tração traseira), usada para o recente novo   contribuinte muito, muito impor-
           Classe C. Levou cerca de cinco anos para desenvolver a arquitetura de   tante” para a melhoria da dinâmi-
           nova geração. Considerada a mais flexível da fabricante, ela pode ser apli-  ca do veículo, segundo o diretor de
           cada sob medida em várias classes de carro, de acordo com o Dr. Michael   engenharia da Jaguar Land Rover,
           Krämer, vice-presidente de Gerenciamento de Programa. “Tivemos uma   Dr. Wolfgang Ziebart. “Vemos isso
           fase de conceito muito importante com todos da engenharia discutindo as   no Range Rover e nos carros espor-
           linhas estratégicas gerais. A AMG também estava à mesa. Desse modo, o   te Jaguar. No caso do Range Rover
           projeto da suspensão foi decidido como um empenho de equipe, e nossos   eliminamos 400 kg; imagine como o
           colegas da produção estavam lá para estabelecer a maneira como iríamos   veículo andaria com quase meia to-
           produzi-lo”, disse.                                                 nelada a bordo”!, complementa.
             O resultado foi um Classe C que apresenta uma solução completa de    Mas o emprego intenso do alu-
           rodagem e estabilidade criada para levar o modelo a um novo segmento em   mínio é  “até certo ponto” limitado
           dinâmica e qualidade.                                               aos veículos da faixa superior de
             Suspensão pneumática é uma opção tida com primazia em sua classe,   mercado e o executivo não foi claro
           com o motorista dispondo de ampla gama de ajuste de resposta do chassi,   sobre qual será a dimensão do uso
           incluindo um modo individual, adicional, personalizado.             desse elemento no Jaguar XE pre-
             “O maior desafio de projeto foi prever o futuro; esta arquitetura deve ser   mium de porte médio (em termos
           usada por muitos anos, de modo a ser flexível – como um jogo de ferramen-  europeus) que está a caminho. To-
           tas. Se o motorista teve um difícil dia de trabalho, ele vai querer uma direção   davia, ele terá a arquitetura modular
           leve e um rodar macio para relaxar, mas ao dirigir rápido gostaria de contar   flexível D7A da JLR, com algum uso
           com uma suspensão firme e uma direção mais direta. É tudo uma questão de   de alumínio na carroceria. Como ou-
           escolha”, afirmou Krämer.                                           tras fabricantes, a JLR está conside-
             Em complemento a isso há uma mudança para o uso mais intenso de   rando misturas flexíveis de materiais.
           alumínio na estrutura da carroceria. O monobloco do novo Classe C é cerca   Medindo bem suas palavras,
           de 70 kg mais leve que o da geração anterior e a redução do peso total do   Ziebart disse que em relação aos
           carro chega a 100 kg.                                               modelos sensíveis a preço (alto vo-

                                                                                                           55
   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60