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TECNOLOGIA OGIA
           TECNOL




           O novo Jaguar F-Type cupê tem
           a carroceria toda em alumínio



















                                    lume) poderá haver uma fase de  “transição   CAN ajuda a dinâmica
                                    suave” no uso do material “em um futuro pre-  De acordo com Becker, a Lotus está
                                    visível”, particularmente no que diz respeito   desenvolvendo o Controle Ativo de
                                    às superfícies externas.                   Ruído (Active Noise Control, ANC),
                                       “A transição difícil é quando for o momento   que ajuda a permitir um ajuste para
                                    de decidir fazer toda a estrutura em alumínio”,   o qual o compromisso é orientado
                                    afirmou.  “Isto impõe desafios, especialmente   mais para a dinâmica do veículo.
                                    na tecnologia de uniões, o que, com o alumínio,   “Isto gera forças de atuação mais al-
                                    não sai barato. Mas acho que nossa tecnologia   tas, mas o sistema ativo anula algu-
                                    de rebitamento e colagem também se presta a   mas das situações (até determinado
                                    altos volumes. Em geral, para  carrocerias, há   grau de frequência), mantendo, des-
           O Dr. Wolfgang Ziebart,   mais diversidade de materiais sendo estuda-  se modo, níveis aceitáveis de confor-
           da JLR, é bastante       dos. Dentro de certos limites, pode-se colar e   to”, explicou.
           cauteloso sobre o uso    rebitar praticamente qualquer material, no que   Becker  acredita que, aliado  aos
           da fibra de carbono      se refere à sua mescla. Isso nos permite sermos   avanços em engenharia auxiliada
                                    muito mais flexíveis na questão de qual ele-  pela computação (CAE) e à simu-
                                    mento usar”.                               lação veicular, o CAN seja um dos
                                       Todavia, ele é muito cauteloso sobre a fibra   mais importantes avanços dos últi-
                                    de carbono: “Conseguimos resultados tão bons   mos cinco anos em engenharia de
           com alumínio que, em nossa opinião, o ganho adicional com o uso do carbo-  carroceria e chassi.
           no não se justifica”.                                                  Rollett, da Prodrive, concorda.
             Aprimorar a dinâmica está também no coração da ética de projeto e tec-  “Um cliente que procura dinâmica
           nologia da Lotus, marca que sempre criou carros de caráter via dinâmica ex-  de carro esporte pode achar uma ca-
           cepcional. Matthew Becker, engenheiro-chefe de Testes e Desenvolvimento,   libração desconfortavelmente dura
           cita ancoragens (ou dureza nos pontos de ataque) como itens-chave de seu   bem agradável em uso esportivo, sem
           portfólio de projetos.                                              saber que um compromisso extremo
             “Para conseguir nossos níveis extremamente elevados de desempenho   em dureza extrema / estabilidade é
           dinâmico veicular, usamos buchas de suspensão bem rígidas, embora seja   desnecessário”.  “Realmente, os en-
           crítico manter uma boa relação entre dureza radial (alta) e a torcional/  genheiros não podem deixar os con-
           axial (baixa)”, explicou Becker. “Dureza alta nas ancoragens ajuda em dois   sumidores terem exatamente o que
           níveis: primeiro, para manter um grau de isolamento suficiente (função das   pensam que querem”, insiste Rollett.
           durezas da borracha e do ponto de ancoragem) e, segundo, para conservar   “Casar as características de dire-
           baixos os índices de ruído e transferência de vibração. Isto significa que   ção com as expectativas dos clientes
           para a mesma força de excitação teremos níveis mais baixos de ruído e   significa atender tanto demandas
           vibração dentro do carro”.                                          subjetivas para bom toque, quanto

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