Page 29 - Revista EAA - Edição 61
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SEGURANÇA VEICULAR
Automação: garantia de segurança
Dr. Steffen
Sohr, Ivan
Tocchetto
e Frank
Kärstner
A diminuição de acidentes prazer de dirigir sempre existirá, mas serão Além dos sistemas completamente
está intimamente ligada extintos os erros e as colisões”, disse. Ivan inovadores citados pelo diretor, ainda há
muito a se desenvolver e melhorar em
Tocchetto, diretor de desenvolvimento
ao desenvolvimento de da TRW Brasil, concorda e apresentou um airbags e cintos de segurança. Para o dr.
novas tecnologias pouco mais sobre essas novas tecnologias: Steffen Sohr, diretor de desenvolvimento
“O freio ESC High Dynamic, que chegará de sistemas de retenção passiva da Takata,
à Europa em 2017, é um desses caminhos a entrada do novo Euro NCAP (European
inguém tem mais dúvida: os sistemas para o futuro. Por meio de radares ele ana- New Car Assessment Programm) em 2015
Nde segurança impactam diretamen- lisa as situações das estradas e já prepara o provocará muitas mudanças, principal-
te nas estatísticas de acidentes de veícu- motorista, alertando sobre os carros à fren- mente em relação ao impacto frontal.
los. Dados da Alemanha, por exemplo, te. Se o motorista não responder, o carro Novos modelos de produtos já estão em
mostram que em 14 anos, o uso do ABS e pode parar sozinho. Outra novidade diz testes: “Essa será a primeira vez que serão
demais tecnologias reduziram 60% de aci- respeito aos airbags e cintos de segurança, feitos testes em manequins de crianças
dentes fatais naquele país. “Uma grande que trabalharão de forma mais integrada e de 6 a 10 anos (de 0 a 3 anos já existem) e
parte das colisões ocorre pela falha huma- inteligente”, disse. serão introduzidos testes de colisão de 50
na e as soluções da engenharia podem aju- Tocchetto também apresentou o siste- km/h apenas com o condutor”, explicou.
dar”, explicou durante o painel de Seguran- ma DAS (Driver Assist Systems), composto Com tantas novidades e investimen-
ça Veicular J. Pedro Corrêa, diretor da JPC por módulos e uma câmera: “Essa tecnolo- tos em tecnologia, o veículo do futuro vai
Communications e mediador do encontro. gia reconhece as faixas e não deixará que o tendo suas principais características reve-
No evento, Corrêa abriu uma discussão veículo saia de seu percurso”. ladas: entre elas as de segurança. n
importante sobre como os sistemas de-
senvolvidos para a segurança realmente
estão mudando as características do trân-
sito. “Atualmente, temos uma combina-
ção de tecnologias passivas e ativas que,
primeiro, por meio de avisos, tentam ao
máximo evitar uma colisão e, nos casos em
que elas acontecem, já existem interven-
ções que prezam pela vida dos ocupantes
do veículo, como a de Chamada de Emer-
gência, por meio da qual o carro liga auto-
maticamente para o resgate, informando Oliver
sobre o ocorrido e passando informações Schulze e
de posicionamento”, contou Frank Karst- João Pedro
ner, diretor de desenvolvimento da Bosch. Ceorrea
Karstner acredita que o futuro da mo- (mediador)
bilidade está nos veículos autônomos. “O
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