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SEGURANÇA VEICULAR

           Automação: garantia de segurança












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                                                                                                  Sohr, Ivan
                                                                                                  Tocchetto
                                                                                                  e Frank
                                                                                                  Kärstner
           A diminuição de acidentes         prazer de dirigir sempre existirá, mas serão   Além dos sistemas completamente

           está intimamente ligada           extintos os erros e as colisões”, disse. Ivan   inovadores citados pelo diretor, ainda há
                                                                               muito a se desenvolver e melhorar em
                                             Tocchetto, diretor de desenvolvimento
           ao desenvolvimento de             da TRW Brasil, concorda e apresentou um   airbags e cintos de segurança. Para o dr.
           novas tecnologias                 pouco mais sobre essas novas tecnologias:   Steffen Sohr, diretor de desenvolvimento
                                             “O freio ESC High Dynamic, que chegará   de sistemas de retenção passiva da Takata,
                                             à Europa em 2017, é um desses caminhos   a entrada do novo Euro NCAP (European
              inguém tem mais dúvida: os sistemas   para o futuro. Por meio de radares ele ana-  New Car Assessment Programm) em 2015
          Nde segurança impactam diretamen-  lisa as situações das estradas e já prepara o   provocará muitas mudanças, principal-
           te nas estatísticas de acidentes de veícu-  motorista, alertando sobre os carros à fren-  mente em relação ao impacto frontal.
           los. Dados da Alemanha, por exemplo,   te.  Se o motorista não responder, o carro   Novos modelos de produtos já estão em
           mostram que em 14 anos, o uso do ABS e   pode parar sozinho. Outra novidade diz   testes: “Essa será a primeira vez que serão
           demais tecnologias reduziram 60% de aci-  respeito aos airbags e cintos de segurança,   feitos  testes  em  manequins  de  crianças
           dentes fatais naquele país. “Uma grande   que trabalharão de forma mais integrada e   de 6 a 10 anos (de 0 a 3 anos já existem) e
           parte das colisões ocorre pela falha huma-  inteligente”, disse.    serão introduzidos testes de colisão de 50
           na e as soluções da engenharia podem aju-  Tocchetto também apresentou o siste-  km/h apenas com o condutor”, explicou.
           dar”, explicou durante o painel de Seguran-  ma DAS (Driver Assist Systems), composto   Com tantas novidades e investimen-
           ça Veicular J. Pedro Corrêa, diretor da JPC   por módulos e uma câmera: “Essa tecnolo-  tos em tecnologia, o veículo do futuro vai
           Communications e mediador do encontro.  gia reconhece as faixas e não deixará que o   tendo suas principais características reve-
             No evento, Corrêa abriu uma discussão   veículo saia de seu percurso”.   ladas: entre elas as de segurança.    n
           importante sobre como os sistemas de-
           senvolvidos para a segurança realmente
           estão mudando as características do trân-
           sito. “Atualmente, temos uma combina-
           ção de tecnologias passivas e ativas que,
           primeiro, por meio de avisos, tentam ao
           máximo evitar uma colisão e, nos casos em
           que elas acontecem, já existem interven-
           ções que prezam pela vida dos ocupantes
           do veículo, como a de Chamada de Emer-
           gência, por meio da qual o carro liga auto-
           maticamente para o resgate, informando   Oliver
           sobre o ocorrido e passando informações   Schulze e
           de posicionamento”, contou Frank Karst-  João Pedro
           ner, diretor de desenvolvimento da Bosch.  Ceorrea
             Karstner acredita que o futuro da mo-  (mediador)
           bilidade está nos veículos autônomos. “O

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