Page 34 - Revista EAA - Edição 61
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EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA
Conhecimento multifacetado
Se a conectividade já é uma realidade na vida das pessoas, e também está
presente nos lançamentos mais recentes da indústria da mobilidade, ela
exige que estudantes de engenharia tenham conhecimentos múltiplos
abe aquele engenheiro mecânico espe- leva para casa sem que você encoste em Humberto Sandmann, Luciano
Scialista? Pois bem, hoje ele pode ainda nenhum botão? Será que o engenheiro Breve Abrahão, Mauro Andreassa
ter espaço no mercado. Mas as empresas formado anos atrás e que está hoje atuan- e Ricardo Takahira
da mobilidade buscam e precisam de pro- do consegue trabalhar nesse novo cenário
fissionais cada vez menos especialistas em ou é aquele que acabou de sair da faculda-
uma determinada área e mais conectados. de?”, questionou o executivo. duto da Mercedes-Benz e professor na Fa-
Pelo menos é nisso que acredita Humberto A Geração Y, que está vindo para o culdade de Tecnologia (Fatec) de Santo An-
Sandmann, pesquisador e sócio da Selsan mercado, é quem deve trabalhar de fato dré – mas ninguém, naquela época pensou
Tech, além de professor da Escola Superior com as novas demandas por tecnologias nesse impacto de hoje, disse. “Só que, de lá
de Propaganda e Marketing (ESPM) e da de informação, explicou no painel Ricar- para cá, a conectividade e a telemática pas-
Faculdade de Informática e Administração do Takahira, gerente de novos negócios, saram a fazer parte do dia a dia das pessoas
Paulista (Fiap): “O novo engenheiro me- inovação, parcerias e veículos elétricos da e coisas, daí veio a estrutura internet.”
cânico deve possuir background em me- Magneti Marelli: “É consenso de que o car- Nesse novo mundo, os profissionais de
catrônica, inteligência artificial e sistemas ro do futuro precisa ser seguro, conectado, hoje já têm um desafio, o ciclo de vida dos
multiagentes. Também tem que saber tra- sustentável e, se possível, autônomo. Basta veículos é maior que das tecnologias incor-
balhar em equipe e conhecer algoritmos, uma olhada nos carros lançados recente- poradas a eles, então é preciso pensar em
além de softwares”. mente ou tecnologias apresentadas, como como atualizar ou harmonizar isso para que
Sandmann participou do Painel Educa- os BMW i3 e i8, feitos em compósito de fi- ela não se torne obsoleta antes do carro.
ção de Engenharia do 23º Congresso SAE bra de carbono e alumínio, para saber que Outro desafio, disse Abrahão, se refere ao
BRASIL, que tinha como tema a “Conecti- o conhecimento de engenharia mecânica modelo de negócios: “Não adianta investir
vidade e Mobilidade Urbana: O novo perfil em si já não é mais suficiente. No caso da no modelo antigo. Nesse contexto, o papel
do engenheiro”. BMW, o conhecimento de engenharia têxtil das universidades é de tentar digitalizar
Segundo Mauro Andreassa, gerente de foi fundamental para o processo”, explicou. um caminho hoje pavimentado. Na prá-
assistência técnica ao fornecedor da Ford, Com o advento da injeção eletrôni- tica, criamos na Fatec um curso com foco
que mediou o encontro, graças à conecti- ca, no final da década de 1980, a indústria exclusivo em sistemas eletrônicos de auto-
vidade, quem está na indústria hoje é obri- passou a imaginar todos os benefícios que móveis no qual os alunos são motivados a
gado a lidar com vários mundos: “Quantos a eletrônica embarcada poderia trazer aos experimentar. Nenhum conteúdo de alto
conhecimentos são precisos para que che- veículos – explicou Luciano Breve Abrahão, grau tecnológico faz sentido sem iniciativa
guemos ao carro do futuro, aquele que lhe engenheiro de desenvolvimento do pro- e pró-atividade do desenvolvedor”. n
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