Page 34 - Revista EAA - Edição 61
P. 34

4






           EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA

           Conhecimento multifacetado





           Se a conectividade já é uma realidade na vida das pessoas, e também está
           presente nos lançamentos mais recentes da indústria da mobilidade, ela
           exige que estudantes de engenharia tenham conhecimentos múltiplos





















             abe aquele engenheiro mecânico espe-  leva para casa sem que você encoste em   Humberto Sandmann, Luciano
          Scialista? Pois bem, hoje ele pode ainda   nenhum botão? Será que o engenheiro   Breve Abrahão, Mauro Andreassa
           ter espaço no mercado. Mas as empresas   formado anos atrás e que está hoje atuan-  e Ricardo Takahira
           da mobilidade buscam e precisam de pro-  do consegue trabalhar nesse novo cenário
           fissionais cada vez menos especialistas em   ou é aquele que acabou de sair da faculda-
           uma determinada área e mais conectados.   de?”, questionou o executivo.  duto da Mercedes-Benz e professor na Fa-
           Pelo menos é nisso que acredita Humberto   A Geração Y, que está vindo para o   culdade de Tecnologia (Fatec) de Santo An-
           Sandmann, pesquisador e sócio da Selsan   mercado, é quem deve trabalhar de fato   dré – mas ninguém, naquela época pensou
           Tech, além de professor da Escola Superior   com as novas demandas por tecnologias   nesse impacto de hoje, disse. “Só que, de lá
           de Propaganda e Marketing (ESPM) e da   de informação, explicou no painel Ricar-  para cá, a conectividade e a telemática pas-
           Faculdade de Informática e Administração   do Takahira, gerente de novos negócios,   saram a fazer parte do dia a dia das pessoas
           Paulista (Fiap): “O novo engenheiro me-  inovação, parcerias e veículos elétricos da   e coisas, daí veio a estrutura internet.”
           cânico deve possuir background em me-  Magneti Marelli: “É consenso de que o car-  Nesse novo mundo, os profissionais de
           catrônica, inteligência artificial e sistemas   ro do futuro precisa ser seguro, conectado,   hoje já têm um desafio, o ciclo de vida dos
           multiagentes. Também tem que saber tra-  sustentável e, se possível, autônomo. Basta   veículos é maior que das tecnologias incor-
           balhar em equipe e conhecer algoritmos,   uma olhada nos carros lançados recente-  poradas a eles, então é preciso pensar em
           além de softwares”.               mente ou tecnologias apresentadas, como   como atualizar ou harmonizar isso para que
             Sandmann participou do Painel Educa-  os BMW i3 e i8, feitos em compósito de fi-  ela não se torne obsoleta antes do carro.
           ção de Engenharia do 23º Congresso SAE   bra de carbono e alumínio, para saber que   Outro desafio, disse Abrahão, se refere ao
           BRASIL, que tinha como tema a “Conecti-  o conhecimento de engenharia mecânica   modelo de negócios: “Não adianta investir
           vidade e Mobilidade Urbana: O novo perfil   em si já não é mais suficiente. No caso da   no modelo antigo. Nesse contexto, o papel
           do engenheiro”.                   BMW, o conhecimento de engenharia têxtil   das universidades é de tentar digitalizar
             Segundo Mauro Andreassa, gerente de   foi fundamental para o processo”, explicou.  um caminho hoje pavimentado. Na prá-
           assistência técnica ao fornecedor da Ford,   Com o advento da injeção eletrôni-  tica, criamos na Fatec um curso com foco
           que mediou o encontro, graças à conecti-  ca, no final da década de 1980, a indústria   exclusivo em sistemas eletrônicos de auto-
           vidade, quem está na indústria hoje é obri-  passou a imaginar todos os benefícios que   móveis no qual os alunos são motivados a
           gado a lidar com vários mundos: “Quantos   a eletrônica embarcada poderia trazer aos   experimentar. Nenhum conteúdo de alto
           conhecimentos são precisos para que che-  veículos – explicou Luciano Breve Abrahão,   grau tecnológico faz sentido sem iniciativa
           guemos ao carro do futuro, aquele que lhe   engenheiro de desenvolvimento do pro-  e pró-atividade do desenvolvedor”.   n

           34
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39