Page 31 - Revista EAA - Edição 61
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ENGENHEIROS-CHEFE
O futuro já chegou
A indústria automobilística está trabalhando de forma
convergente para um futuro, no qual o veículo seja mais
autônomo, conectado e eficiente energeticamente
Antônio Carnielli
Jr., Johannes Kopp,
Natan Vieira, Paulo
Riedel e, no alto,
Reinaldo Muratori
(mediador)
uestões como transportes individual, “O trem de força precisa ser o foco da re- marketing da Ford Motor Company Bra-
Qpúblico, integração de modais e infra- dução e é preciso mais investimento nessa sil, o futuro da mobilidade não está ape-
estrutura estão sendo apresentadas à in- área”, disse. O gerente ainda explicou que a nas ligado ao veículo. “A indústria precisa
dústria automobilística e o grande desafio visão da Volkswagen para o futuro também mudar sua maneira de fazer negócios e
é oferecer uma solução funcional à socie- conta com carros automatizados: “Design transformar o carro em muito mais do que
dade que atenda a todas essas demandas. funcional aliado à automatização do veícu- apenas um meio de locomoção”, argu-
“Esses são os problemas que precisam ser lo, isso tornará o trânsito 100% seguro”. mentou. Vieira afirmou que o futuro clien-
analisados por nossa engenharia, que está O futuro com um veículo totalmente te será uma pessoa hiperconectada e esse
criando opções inteligentes e práticas”, ex- autônomo também é vislumbrado pela comportamento vai ajudar a revolucionar
plicou na abertura do painel o mediador Bosch. “Os desafios estão cada vez maio- a indústria.
Reinaldo Muratori, diretor de engenharia res – motoristas e pedestres estão com os Mas para Paulo Riedel, chefe de Trem
da Mitsubishi Motors Brasil e diretor da olhos nos celulares. Como evitar esses pro- de Força da General Motors do Brasil, an-
SAE BRASIL. blemas? Somente com a introdução de as- tes dos veículos autônomos, é preciso se
A Volkswagen já trabalha com esse sistência ao condutor”, explicou Johannes concentrar no desenvolvimento e redução
foco. Segundo o gerente executivo de de- Koop, gerente de engenharia da divisão de de emissões dos motores: “Os motores de
senvolvimento da Volkswagen do Brasil, sistemas de controle de chassis, da Bosch. combustão ainda têm um horizonte bas-
Antônio Carnielli Jr., em 2020, a fabricante O especialista ainda reforçou que 31% dos tante importante e duradouro entre das
alemã pretende diminuir o nível de CO2 casos de acidentes em engarrafamentos opções do mercado”. Para ele, é possível
em até 95 g/km. “Para que isso seja real- são causados por motoristas que não fre- encontrar mais eficiência do trem de força.
mente possível, já estamos desenvolvendo aram: “Hoje, o sistema Steps of Predictive “Além do downsizing e dos sistemas como
e popularizando veículos híbridos, semi- Emergency Braking Systemns (PEBS), que start-stop, ainda temos muito a crescer.
-híbridos e elétricos”, contou. prepara o freio para o acionamento e até Os motores flex, por exemplo, permitem
Além disso, Carnielli chamou a atenção age sozinho, se preciso, já existe”, explicou. soluções de eficiência a baixo custo para o
para a mudança de peso dos automóveis: Para Natan Vieira, vice-presidente de Brasil e não podemos perder o seu foco”. n
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