Page 31 - Revista EAA - Edição 61
P. 31

ENGENHEIROS-CHEFE

           O futuro já chegou





           A indústria automobilística está trabalhando de forma
           convergente para um futuro, no qual o veículo seja mais
           autônomo, conectado e eficiente energeticamente










                                                                                            Antônio Carnielli
                                                                                            Jr., Johannes Kopp,
                                                                                            Natan Vieira, Paulo
                                                                                            Riedel e, no alto,
                                                                                            Reinaldo Muratori
                                                                                            (mediador)








              uestões como transportes individual,   “O trem de força precisa ser o foco da re-  marketing da Ford Motor Company Bra-
          Qpúblico, integração de modais e infra-  dução e é preciso mais investimento nessa   sil, o futuro da mobilidade não está ape-
           estrutura estão sendo apresentadas à in-  área”, disse. O gerente ainda explicou que a   nas ligado ao veículo. “A indústria precisa
           dústria automobilística e o grande desafio   visão da Volkswagen para o futuro também   mudar sua maneira de fazer negócios e
           é oferecer uma solução funcional à socie-  conta com carros automatizados: “Design   transformar o carro em muito mais do que
           dade que atenda a todas essas demandas.   funcional aliado à automatização do veícu-  apenas um meio de locomoção”, argu-
           “Esses são os problemas que precisam ser   lo, isso tornará o trânsito 100% seguro”.  mentou. Vieira afirmou que o futuro clien-
           analisados por nossa engenharia, que está   O futuro com um veículo totalmente   te será uma pessoa hiperconectada e esse
           criando opções inteligentes e práticas”, ex-  autônomo também é vislumbrado pela   comportamento vai ajudar a revolucionar
           plicou na abertura do painel o mediador   Bosch. “Os desafios estão cada vez maio-  a indústria.
           Reinaldo Muratori, diretor de engenharia   res – motoristas e pedestres estão com os   Mas para Paulo Riedel, chefe de Trem
           da Mitsubishi Motors Brasil e diretor da   olhos nos celulares. Como evitar esses pro-  de Força da General Motors do Brasil, an-
           SAE BRASIL.                       blemas? Somente com a introdução de as-  tes dos veículos autônomos, é preciso se
             A Volkswagen já trabalha com esse   sistência ao condutor”, explicou Johannes   concentrar no desenvolvimento e redução
           foco. Segundo o gerente executivo de de-  Koop, gerente de engenharia da divisão de   de emissões dos motores: “Os motores de
           senvolvimento da Volkswagen do Brasil,   sistemas de controle de chassis, da Bosch.    combustão ainda têm um horizonte bas-
           Antônio Carnielli Jr., em 2020, a fabricante   O especialista ainda reforçou que 31% dos   tante importante e  duradouro  entre  das
           alemã pretende diminuir o nível de CO2   casos de acidentes em engarrafamentos   opções do mercado”. Para ele, é possível
           em até 95 g/km. “Para que isso seja real-  são causados por motoristas que não fre-  encontrar mais eficiência do trem de força.
           mente possível, já estamos desenvolvendo   aram: “Hoje, o sistema Steps of Predictive   “Além do downsizing e dos sistemas como
           e popularizando veículos híbridos, semi-  Emergency Braking Systemns (PEBS), que   start-stop, ainda temos muito a crescer.
           -híbridos e elétricos”, contou.   prepara o freio para o acionamento e até   Os motores flex, por exemplo, permitem
             Além disso, Carnielli chamou a atenção   age sozinho, se preciso, já existe”, explicou.  soluções de eficiência a baixo custo para o
           para a mudança de peso dos automóveis:   Para Natan Vieira, vice-presidente de   Brasil e não podemos perder o seu foco”.  n

                                                                                                           31
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36