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           FERROVIÁRIO                                                         Kuk Park, gerente de sistemas da LG/CNS,
                                                                               provedora de tecnologia e serviços de TI,
           Transpondo obstáculos                                               apresentou no evento esse sistema multi-
                                                                               modal e totalmente integrado da cidade
                                                                               asiática. “Esse é um modelo a ser seguido
                                                                               em locais com alta concentração de pesso-
           Integração de modais e implantação de novas tecnologias             as”, afirmou.
                                                                                  Segundo Park, nas décadas 1980 e
           ferroviárias são saídas que podem ajudar a desafogar o tráfego      1990, o sistema de transporte coreano
           de passageiros e carga na região mais populosa do país              chegou à beira do colapso, os ônibus eram
                                                                               administrados por diversas empresas pri-
                                                                               vadas, que não cumpriam horários e ainda
              ual o veículo do futuro para a megaló-  principalmente de transporte, revistos. Do   havia uma frota imensa de automóveis,
          Qpole brasileira? Foi tentando resolver   contrário, ela irá “estourar”.   que geravam imensos congestionamentos
           a estão questão que especialistas do setor   Para se ter ideia da importância dessa   e excessiva poluição do ar. As mudanças
           ferroviário participaram do Congresso SAE   região que concentra apenas 1% do terri-  começaram em 2002, com o prefeito Lee
           BRASIL deste ano. A metrópole expandida   tório nacional, ela conta com 24% da po-  Myung-Bak. “O sistema de ônibus tornou-
           que une algumas das 289 cidades mais po-  pulação e é responsável por 38,3% do PIB   -se público e integrado com os outros
           pulosas do Brasil, entre elas São Paulo e as   (Produto Interno Bruto) do país. “Como   modais, operando com faixas exclusivas e
           cidades em seu entorno, inclusive do Vale   tem grande contingente de pessoas e de   mais terminais em diferentes regiões para
           do Paraíba Paulista e Fluminense e litoral,   produção, essa megalópole já tem aponta-  transferências. Além disso, o usuário pas-
           além do Rio de Janeiro e das cidades da   do indícios de exaustão. Em 2040, devem   sou a receber informação em tempo real, o
           região dos Lagos e do Sul de Minas Gerais,   sofrer ainda mais com mobilidade, dificul-  que permite a ele se programar”, apontou.
           está em ponto do colapso.         dade de logística e extrema verticaliza-  Se transportar pessoas já não é tarefa
             De acordo com Vitor Pires Vencovsky,   ção”, aponta.              fácil na megalópole, também não tem sido
           diretor da Gismaps Sistemas, empresa es-  Para transportar tanta gente, os diri-  menos complicado integrar o litoral e o
           pecializada em mapas impressos e digitais   gentes de Seul, capital da Coréia do Sul,   porto da cidade de Santos às cidades que
           e mediador do painel, a megalópole bra-  investiram em um sistema que hoje é con-  compõem esse conglomerado. E assim o
           sileira precisa ter, até 2040, seus sistemas,   siderado o mais eficiente do mundo. Dong   porto paulista acaba operando quase no
                                                                               limite da sua capacidade.
                                                                                  Cyro Laurenza, presidente do Conse-
                                                                               lho  do  Instituto para o  Desenvolvimen-
                                                                               to dos Sistemas de Transporte (Idestra),
                                                                               apontou que a “bomba” portuária explo-
                                                                               de em 2024 (com o trânsito de 230 mi-
                                                                               lhões de toneladas no local). No entanto,
                                                                               acredita ele, o transporte ferroviário pode
                                                                               ajudar a desafogar  o  sistema  rodoviário
                                                                               Anchieta-Imigrantes e aumentar a eficiên-
                                                                               cia na logística e distribuição. “Precisamos
                                                                               vencer os desafios de altitude de cerca de
                                                                               800 metros, atravessar a serra para, então,
                                    Cyro Laurenza,
                                                                               alcançar o Rodoanel. E tudo isso precisa
                                    Dong Kuk Park
                                                                               ser planejado para não termos impacto
                                    e Vitor Pires
                                                                               ambiental”, declarou.
                                    Vencovsky
                                                                                  Os motores lineares, por condução ele-
                                                                               tromagnética, fazem com que os vagões
                                                                               consigam “enfrentar” as inclinações, já que
                                                                               ganham tração. “Talvez seja a solução ideal
                                                                               para o transporte de contêineres”, observou
                                 Sergio Luiz JAbur Salomão –                   o dirigente Laurenza, que contabilizou em
                                 Schaeffler – Comite Ferroviário do            seis anos a implantação deste sistema, após
                                 Congresso SAE BRASIL 2014                     sua homologação pelo governo federal.   n

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