Page 33 - Revista EAA - Edição 61
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COMPRAS
Competitividade
O regime automotivo Inovar-Auto exige que o setor
otimize processos e se aproxime mais de seus fornecedores
s desafios e oportunidades trazidos
Opelo regime automotivo Inovar-Auto
às relações de fornecimento na cadeia pro-
dutiva foram alguns dos temas abordados
no Congresso SAE BRASIL deste ano. No
evento, o diretor de impostos e incentivos
fiscais da KPMG, Frederico Bannwart von
Ah, fez um panorama sobre o Inovar-Auto.
Foram relacionados os principais objetivos
do programa, os benefícios que podem ser
trazidos para as fabricantes e, em específi- Erodes
co, os impactos na área de compras, que Berbetz, Till
passam pela aquisição de equipamentos von Bothmer,
(ativo fixo) e de serviços de terceiros, pela Frederico
rastreabilidade e por mudanças nas regras Bannwart,
da operação. “Nesses primeiros anos da João Carlos
iniciativa, as empresas ainda estão se ade- Pimentel
quando aos critérios exigidos e investindo e Esdânio
em sistemas e mapeamento de processos”, Pereira
analisou Frederico. (mediador)
Segundo ele, a indefinição, pela legis-
lação, dos conceitos de Engenharia, Pes-
quisa e Desenvolvimento é um problema, ajudar os fornecedores a otimizar os seus que resultassem no ganho de ambas as
já que há diferença de incentivo fornecido processos. Mas, independentemente do partes, seria uma saída.
pelo governo em cada um dos casos: “A programa, o setor deve passar a conhecer A provocação do moderador do painel
discussão continua no campo subjetivo. melhor os seus fornecedores e mantê-los em fazer os participantes pensar além do
Precisamos de uma definição objetiva para mais próximos”, analisou João Carlos Pi- Inovar-Auto encontrou reflexo nas consi-
que as fabricantes consigam se adequar mentel, diretor de compras da Ford Motor derações de Till Von Bothmer, gerente de
melhor”, observou. Company para a América do Sul. compras Produtivas Químico Externo da
O moderador do painel, Esdânio Perei- Erodes Berbetz, diretor de compras Volkswagen do Brasil: “O Brasil tem tudo
ra, diretor de suprimentos, logística, con- da Mercedes-Benz do Brasil, que também para ser, cada vez mais, um país de sucesso,
troladoria e finanças da Randon, provocou participou do evento, afirmou acreditar e não precisamos de incentivos do gover-
os participantes a um debate sobre como em um programa que traga incentivos no para ter mais crescimento. Precisamos,
envolver a cadeia de fornecimento de for- ao desenvolvimento da cadeia produtiva, sim, de uma melhor comunicação entre
ma a melhorar a produtividade não só con- mas apontou o aumento da burocracia fornecedor e comprador. Nós devemos
siderando o Inovar-Auto, mas indo além como um ponto negativo: “Precisamos, continuar trazendo tecnologia para o país,
dele: “O programa Inovar-Auto vai incen- efetivamente, de uma reforma tributária. mas precisamos ouvir mais o que o Brasil
tivar a localização de componentes para O Inovar-Auto incentiva a produção, mas realmente precisa. Ao mesmo tempo, os
as novas fabricantes. As já existentes vão rende um produto final mais caro e mais fornecedores têm o dever de nos provocar
concentrar no aumento da produtividade. difícil de exportar”. Para o executivo, a di- com novas ideias. Uma melhor comuni-
O setor de compras deve sair do processo minuição do número de fornecedores e o cação, nesse sentido, vai trazer benefícios
negocial-transacional, para o processo de estabelecimento de parcerias verdadeiras, para os dois lados”, considerou. n
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