Page 33 - Revista EAA - Edição 61
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COMPRAS

           Competitividade





           O regime automotivo Inovar-Auto exige que o setor
           otimize processos e se aproxime mais de seus fornecedores



              s desafios e oportunidades trazidos
          Opelo regime automotivo Inovar-Auto
           às relações de fornecimento na cadeia pro-
           dutiva foram alguns dos temas abordados
           no Congresso SAE BRASIL deste ano. No
           evento, o diretor de impostos e incentivos
           fiscais da KPMG, Frederico Bannwart von
           Ah, fez um panorama sobre o Inovar-Auto.
           Foram relacionados os principais objetivos
           do programa, os benefícios que podem ser
           trazidos para as fabricantes e, em específi-                    Erodes
           co, os impactos na área de compras, que                         Berbetz, Till
           passam pela aquisição de equipamentos                           von Bothmer,
           (ativo fixo) e de serviços de terceiros, pela                   Frederico
           rastreabilidade e por mudanças nas regras                       Bannwart,
           da operação. “Nesses primeiros anos da                          João Carlos
           iniciativa, as empresas ainda estão se ade-                     Pimentel
           quando aos critérios exigidos e investindo                      e Esdânio
           em sistemas e mapeamento de processos”,                         Pereira
           analisou Frederico.                                             (mediador)
             Segundo ele, a indefinição, pela legis-
           lação, dos conceitos de Engenharia, Pes-
           quisa e Desenvolvimento é um problema,   ajudar os fornecedores a otimizar os seus   que  resultassem  no  ganho  de  ambas  as
           já que há diferença de incentivo fornecido   processos. Mas, independentemente do   partes, seria uma saída.
           pelo governo em cada um dos casos: “A   programa, o setor deve passar a conhecer   A provocação do moderador do painel
           discussão continua no campo subjetivo.   melhor os seus fornecedores e mantê-los   em fazer os participantes pensar além do
           Precisamos de uma definição objetiva para   mais próximos”, analisou João Carlos Pi-  Inovar-Auto encontrou reflexo nas consi-
           que as fabricantes consigam se adequar   mentel, diretor de compras da Ford Motor   derações de Till Von Bothmer, gerente de
           melhor”, observou.                Company para a América do Sul.    compras  Produtivas Químico Externo da
             O moderador do painel, Esdânio Perei-  Erodes Berbetz, diretor de compras   Volkswagen do Brasil: “O Brasil tem tudo
           ra, diretor de suprimentos, logística, con-  da Mercedes-Benz do Brasil, que também   para ser, cada vez mais, um país de sucesso,
           troladoria e finanças da Randon, provocou   participou do evento, afirmou acreditar   e não precisamos de incentivos do gover-
           os participantes a um debate sobre como   em um programa que traga incentivos   no para ter mais crescimento. Precisamos,
           envolver a cadeia de fornecimento de for-  ao desenvolvimento da cadeia produtiva,   sim, de uma melhor comunicação entre
           ma a melhorar a produtividade não só con-  mas apontou o aumento da burocracia   fornecedor e comprador. Nós devemos
           siderando o Inovar-Auto, mas indo além   como um ponto negativo: “Precisamos,   continuar trazendo tecnologia para o país,
           dele: “O programa Inovar-Auto vai incen-  efetivamente, de uma reforma tributária.   mas precisamos ouvir mais o que o Brasil
           tivar a localização de componentes para   O Inovar-Auto incentiva a produção, mas   realmente  precisa.  Ao  mesmo  tempo,  os
           as novas fabricantes. As já existentes vão   rende um produto final mais caro e mais   fornecedores têm o dever de nos provocar
           concentrar no aumento da produtividade.   difícil de exportar”. Para o executivo, a di-  com novas ideias. Uma melhor comuni-
           O setor de compras deve sair do processo   minuição do número de fornecedores e o   cação, nesse sentido, vai trazer benefícios
           negocial-transacional, para o processo de   estabelecimento de parcerias verdadeiras,   para os dois lados”, considerou.   n

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