Page 53 - Revista EAA - Edição 61
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çando pelo sistema de monitoramento   instalados nas laterais, à frente de eixo   Escritório móvel: enquanto
           por radar do trajeto adiante do cami-  traseiro do Actros. Estes sensores têm   “reveza”  o volante, motorista
           nhão, em curta e longa distâncias. Lo-  alcance de 60 m e cobrem o ângulo de   dispõe de um tablet removível
           calizados junto ao para-choque dian-  170°, cada. Segundo a Daimler, eles   no console central para executar
           teiro, o sensor de curto alcance cobre   operam tão precisamente que podem   novas atribuições
           até 70 m, em um ângulo de 130°, en-  reconhecer os limites da pista não só
           quanto o de ampla cobertura abrange   pelas faixas de sinalização, mas tam-
           250 m e 18°. O radar é o item básico   bém pelos elementos externos como defensas metálicas ou vegetação.
           do  Proximity  Control  Assist  (Assis-  A fusão multissensorial dos dados dos sensores e da câmera é efetuada pelo
           tente de Controle de Proximidade) e   processador de alto desempenho contido no computador central, resultando em
           do Emergency Braking Assist (Assis-  uma varredura contínua da área ao redor do caminhão. O sistema também utili-
           tente de Frenagem de Emergência),   za o mapeamento tridimensional e por GPS incluído no Predective Powertrain
           ambos já disponíveis em outras versões   Control (PPC), sistema de controle preditivo do trem-de-força, que reconhece a
           do Actros, inclusive no Brasil.   topografia da rota à frente e intervém na velocidade e na frenagem, a fim de oti-
             O Highway Pilot também utiliza   mizar o consumo de combustível. O Highway Pilot opera dentro da variação de
           uma câmera estéreo, instalada acima   velocidade que vai da imobilidade até o limite permitido para caminhões.
           do painel, por dentro do para-brisa
           – onde, normalmente, fica a câmera   Conectividade total: V2V e V2I
           mono  do Lane  Keeping  Assist  (As-  Idealmente, o Highway Pilot é conectado em rede com sistemas de comunicação
           sistente de Conservação na Faixa). O   V2V (veículo-a-veículo) e V2I (veículo-a-infraestrutura). Num futuro próximo,
           alcance do equipamento estéreo é de   todo veículo equipado com este recurso irá transmitir continuamente ao seu redor
           100 m, e cobre um campo de 45° na   informações do tipo CAM (Corporate Awareness Message, ou mensagem cor-
           horizontal, e de 27°, na vertical. Ela é   porativa de presença). Além de anunciar a presença deste veículo, o V2V também
           capaz de identificar faixas simples ou   guarda suas informações como modelo, dimensões e posição, além da direção da
           duplas, pedestres e todos os objetos   viagem, velocidade, dados de aceleração, frenagem e o raio das curvas trafega-
           dentro da área monitorada, em movi-  das. A transmissão acontece por meio da tecnologia WLAN, usando o padrão
           mento ou fixos, bem como as condi-  de frequência G5 na Europa (5.9 GHz), e do ITS Vehicle Station (Intelligent
           ções da superfície da pista. A câmera   Transport Systems and Services, ou sistemas e serviços de transporte inteligente),
           reconhece, ainda, tudo o que contrasta   unidade de processamento de sinais instalada a bordo.
           com o pavimento e também registra    O sistema V2I assegura que todas estas mensagens e sinais também sejam
           as informações dos sinais de trânsito.   enviados para receptores fixos, tais como centros de controle de tráfego. Com isso,
           Fora isso, ela identifica as sinalizações   os operadores de serviços das rodovias podem agir imediatamente, por exemplo,
           de faixa, um dos parâmetros utilizados   para alterar o limite de velocidade ou abrir faixas adicionais, de acordo com os
           pela condução autônoma, que mantém   dados de intensidade do trânsito gerados pelos próprios veículos. As mensagens
           o caminhão automaticamente no cen-  também podem ser enviadas no sentido contrário, para alertar os motoristas a
           tro da pista de rolamento.        respeito de obras na pista, entre outros eventos. No caso de a próxima estação de
             A superfície da estrada, à esquer-  retransmissão do V2I estar fora do raio de ação direta do sistema, a informação
           da e à direita do caminhão, também   é retransmitida por meio dos outros veículos, na forma de uma ponte de trans-
           é monitorada por sensores de radar,   missão. Se não houver a rede de conexões WLAN, a conectividade é estabelecida

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