Page 53 - Revista EAA - Edição 61
P. 53
çando pelo sistema de monitoramento instalados nas laterais, à frente de eixo Escritório móvel: enquanto
por radar do trajeto adiante do cami- traseiro do Actros. Estes sensores têm “reveza” o volante, motorista
nhão, em curta e longa distâncias. Lo- alcance de 60 m e cobrem o ângulo de dispõe de um tablet removível
calizados junto ao para-choque dian- 170°, cada. Segundo a Daimler, eles no console central para executar
teiro, o sensor de curto alcance cobre operam tão precisamente que podem novas atribuições
até 70 m, em um ângulo de 130°, en- reconhecer os limites da pista não só
quanto o de ampla cobertura abrange pelas faixas de sinalização, mas tam-
250 m e 18°. O radar é o item básico bém pelos elementos externos como defensas metálicas ou vegetação.
do Proximity Control Assist (Assis- A fusão multissensorial dos dados dos sensores e da câmera é efetuada pelo
tente de Controle de Proximidade) e processador de alto desempenho contido no computador central, resultando em
do Emergency Braking Assist (Assis- uma varredura contínua da área ao redor do caminhão. O sistema também utili-
tente de Frenagem de Emergência), za o mapeamento tridimensional e por GPS incluído no Predective Powertrain
ambos já disponíveis em outras versões Control (PPC), sistema de controle preditivo do trem-de-força, que reconhece a
do Actros, inclusive no Brasil. topografia da rota à frente e intervém na velocidade e na frenagem, a fim de oti-
O Highway Pilot também utiliza mizar o consumo de combustível. O Highway Pilot opera dentro da variação de
uma câmera estéreo, instalada acima velocidade que vai da imobilidade até o limite permitido para caminhões.
do painel, por dentro do para-brisa
– onde, normalmente, fica a câmera Conectividade total: V2V e V2I
mono do Lane Keeping Assist (As- Idealmente, o Highway Pilot é conectado em rede com sistemas de comunicação
sistente de Conservação na Faixa). O V2V (veículo-a-veículo) e V2I (veículo-a-infraestrutura). Num futuro próximo,
alcance do equipamento estéreo é de todo veículo equipado com este recurso irá transmitir continuamente ao seu redor
100 m, e cobre um campo de 45° na informações do tipo CAM (Corporate Awareness Message, ou mensagem cor-
horizontal, e de 27°, na vertical. Ela é porativa de presença). Além de anunciar a presença deste veículo, o V2V também
capaz de identificar faixas simples ou guarda suas informações como modelo, dimensões e posição, além da direção da
duplas, pedestres e todos os objetos viagem, velocidade, dados de aceleração, frenagem e o raio das curvas trafega-
dentro da área monitorada, em movi- das. A transmissão acontece por meio da tecnologia WLAN, usando o padrão
mento ou fixos, bem como as condi- de frequência G5 na Europa (5.9 GHz), e do ITS Vehicle Station (Intelligent
ções da superfície da pista. A câmera Transport Systems and Services, ou sistemas e serviços de transporte inteligente),
reconhece, ainda, tudo o que contrasta unidade de processamento de sinais instalada a bordo.
com o pavimento e também registra O sistema V2I assegura que todas estas mensagens e sinais também sejam
as informações dos sinais de trânsito. enviados para receptores fixos, tais como centros de controle de tráfego. Com isso,
Fora isso, ela identifica as sinalizações os operadores de serviços das rodovias podem agir imediatamente, por exemplo,
de faixa, um dos parâmetros utilizados para alterar o limite de velocidade ou abrir faixas adicionais, de acordo com os
pela condução autônoma, que mantém dados de intensidade do trânsito gerados pelos próprios veículos. As mensagens
o caminhão automaticamente no cen- também podem ser enviadas no sentido contrário, para alertar os motoristas a
tro da pista de rolamento. respeito de obras na pista, entre outros eventos. No caso de a próxima estação de
A superfície da estrada, à esquer- retransmissão do V2I estar fora do raio de ação direta do sistema, a informação
da e à direita do caminhão, também é retransmitida por meio dos outros veículos, na forma de uma ponte de trans-
é monitorada por sensores de radar, missão. Se não houver a rede de conexões WLAN, a conectividade é estabelecida
53