Page 54 - Revista EAA - Edição 61
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TECNOLOGIA
por meio de tecnologias móveis como UMTS e GPRS. Assim, o motorista e caminhoneiros, mas se tornarão “ge-
o computador de bordo estarão constantemente informados sobre os eventos à rentes de transporte” em um escritório
frente, antes mesmo que possam ser avistados ou representar riscos. Também as móvel, o que abre espaço para novas
informações sobre lentidão no trânsito serão passadas aos veículos com antece- habilidades profissionais.
dência, incluindo a localização, extensão e tempo de duração de congestiona- A Daimler afirma que direção au-
mentos, possibilitando ao motorista optar por rotas alternativas, com auxílio do tônoma é uma função optativa, pois o
computador de bordo. motorista pode sempre decidir entre
Desta forma, segundo a fábrica, a média de velocidade do transporte será assumir pessoalmente o comando do
aumentada apenas pela melhoria do fluxo do trânsito, sem elevação do limite de veículo ou deixar que a tecnologia o
velocidade, e, ao mesmo tempo, o tráfego mais fluido proporcionará economia faça. Todavia, ele precisa estar sempre
de combustível. apto a assumir o controle manual, pois
as manobras de ultrapassagem não são
Estradeiro autônomo efetuadas autonomamente, mas ape-
Antes de cada jornada, uma ordem de serviço é inserida nos sistemas telemáticos nas pelo motorista; o mesmo se aplica
do veículo, que é exibida ao motorista na tela do painel de instrumentos. O en- à saída da rodovia ou às mudanças de
dereço de destino é informado ao aplicativo de navegação em nuvem e o compu- faixa em bifurcações na rota.
tador calcula a rota mais eficiente, utilizando os dados em tempo real fornecidos Antes da desativação do Highway
pela conectividade com os outros veículos. Pilot, o motorista recebe uma notifica-
Após acessar a rodovia e alcançar a velocidade programada de 80 km/h, o ção visual, seguida de uma advertência
sistema sugere ao motorista ativar o Highway Pilot. Tão logo a condução au- sonora. Duas câmeras e um sensor no
tônoma seja acionada, e exibida a mensagem de ativação, o Future Truck 2025 assento monitoram a posição do mo-
passa a operar independentemente, de acordo com as condições de trânsito. Se torista em relação ao volante. Se for o
houver outro veículo trafegando à frente, por exemplo, o caminhão automa- caso, ele, então, retorna o banco à posi-
ticamente se adapta à sua velocidade, dentro do limite permitido, e mantém ção de dirigir e reassume diretamente
uma distância segura. Enquanto isso, condutor pode girar seu assento até 45° o controle do caminhão, tal como o
em direção ao console central, onde dispõe de um tablet removível, com tela piloto retoma o comando da aeronave
tátil. Desta forma, de acordo com a Daimler, os motoristas não serão apenas antes da aterrissagem. n
Sistema autônomo se conecta
aos veículos e pontos de apoio ao
redor para receber e enviar dados
sobre as condições da rodovia
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