Page 54 - Revista EAA - Edição 61
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TECNOLOGIA





           por meio de tecnologias móveis como UMTS e GPRS. Assim, o motorista e   caminhoneiros, mas se tornarão “ge-
           o computador de bordo estarão constantemente informados sobre os eventos à   rentes de transporte” em um escritório
           frente, antes mesmo que possam ser avistados ou representar riscos. Também as   móvel, o que abre espaço para novas
           informações sobre lentidão no trânsito serão passadas aos veículos com antece-  habilidades profissionais.
           dência, incluindo a localização, extensão e tempo de duração de congestiona-  A Daimler afirma que direção au-
           mentos, possibilitando ao motorista optar por rotas alternativas, com auxílio do   tônoma é uma função optativa, pois o
           computador de bordo.                                                motorista pode sempre decidir entre
             Desta forma, segundo a fábrica, a média de velocidade do transporte será   assumir pessoalmente o comando do
           aumentada apenas pela melhoria do fluxo do trânsito, sem elevação do limite de   veículo ou deixar que a tecnologia o
           velocidade, e, ao mesmo tempo, o tráfego mais fluido proporcionará economia   faça. Todavia, ele precisa estar sempre
           de combustível.                                                     apto a assumir o controle manual, pois
                                                                               as manobras de ultrapassagem não são
           Estradeiro autônomo                                                 efetuadas autonomamente, mas ape-
           Antes de cada jornada, uma ordem de serviço é inserida nos sistemas telemáticos   nas pelo motorista; o mesmo se aplica
           do veículo, que é exibida ao motorista na tela do painel de instrumentos. O en-  à saída da rodovia ou às mudanças de
           dereço de destino é informado ao aplicativo de navegação em nuvem e o compu-  faixa em bifurcações na rota.
           tador calcula a rota mais eficiente, utilizando os dados em tempo real fornecidos   Antes da desativação do Highway
           pela conectividade com os outros veículos.                          Pilot, o motorista recebe uma notifica-
             Após acessar a rodovia e alcançar a velocidade programada de 80 km/h, o   ção visual, seguida de uma advertência
           sistema sugere ao motorista ativar o Highway Pilot. Tão logo a condução au-  sonora. Duas câmeras e um sensor no
           tônoma seja acionada, e exibida a mensagem de ativação, o Future Truck 2025   assento monitoram a posição do mo-
           passa a operar independentemente, de acordo com as condições de trânsito. Se   torista em relação ao volante. Se for o
           houver outro veículo trafegando à frente, por exemplo, o caminhão automa-  caso, ele, então, retorna o banco à posi-
           ticamente se adapta à sua velocidade, dentro do limite permitido, e mantém   ção de dirigir e reassume diretamente
           uma distância segura. Enquanto isso, condutor pode girar seu assento até 45°   o controle do caminhão, tal como o
           em direção ao console central, onde dispõe de um tablet removível, com tela   piloto retoma o comando da aeronave
           tátil. Desta forma, de acordo com a Daimler, os motoristas não serão apenas   antes da aterrissagem.   n




























           Sistema autônomo se conecta
           aos veículos e pontos de apoio ao
           redor para receber e enviar dados
           sobre as condições da rodovia

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