Page 58 - Revista EAA - Edição 61
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TESTE CAPA
FICHA TÉCNICA TOYOTA GT 86
MOTOR E TRANSMISSÃO
Motor Dianteiro, longitudinal, 4 tempos, bloco e cabeçotes de carro esporte. Quando se deseja dirigir
alumínio, 4 cilindros horizontais opostos, 16 válvulas calmamente a elasticidade do motor é
Diâmetro x curso (mm)/ cilindrada (cm³) 86 x 86/1.998 surpreendente. Anda-se entre 2.000 e
Aspiração/taxa de compressão (:1) Natural, 12,5
2.500 rpm dispondo de boas respostas,
Potência/torque 200 cv a 7.000 rpm/20,9 m·kgf 6.400~6.600 rpm
N° de comandos de válvulas /localização Dois/cabeçote, corrente, variador de fase de o que é notável num motor de aspira-
admissão e escapamento ção natural de 100 cv por litro.
Formação de mistura/combustível Injeção no duto e direta/gasolina 98 octanas RON Suas dimensões são não são exa-
Câmbio Manual, 6 marchas à frente + ré, tração traseira geradas. Comprimento/largura/altu-
Freios A disco ventilado nas quatro rodas, ABS, EBD e BAS
ra 4.240/1.775/1.425 mm com dis-
Suspensão Independente nas quatro rodas, dianteira
McPherson e traseira multibraço tância entre eixos de 2.570 mm. O
Direção Pinhão e cremalheira, assistência elétrica diâmetro mínimo de curva de 10,8
Monobloco em aço, cupê, 2 portas, 2+2 lugares, metros está na média dos carros. Seu
CARROCERIA
subchassi dianteiro e traseiro porta-malas é algo pequeno, apenas
DIMENSÕES, CAPACIDADES E PESO
245 litros, desculpável por se tratar
Comprimento/largura/altura/entreeixos .4.240/1.775/1.425/2.570
(mm) de um carro esporte.
Porta-malas/tanque de combustível (L) 245/50 Os dotes aerodinâmicos são apre-
Peso em ordem de marcha (kg) 1.230 ciáveis, com coeficiente de arrasto (Cx)
DESEMPENHO 0,28 e área frontal de 2,20 m², resul-
Velocidade máxima (km/h) 226
tando numa área frontal corrigida de
Aceleração 0-100 km (s) 7,6
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (ciclo FTP 75, EUA) apenas 0,56 m². Ao baixar o vidro em
Cidade/estrada (km/L) 9,3/12,7 velocidade de autoestrada tudo o que
se escuta é um murmúrio de vento
A direção com assistência elétrica é superlativa, muito rápida, relação de ape- apenas, mostrando fluxo de ar pela
nas 13:1, a mais baixa já vista por aqui. São apenas 2, 5 voltas entre batentes. A carroceria sem perturbações impor-
indexação da assistência à velocidade é perfeita, a ponto de a rapidez da direção tantes. Por conta da boa aerodinâmica
nunca resultar em excesso de comando em alta velocidade, o que seria indesejável. e das características do trem de força,
No seu posto o motorista tem diretamente à sua frente o conta-giros, como o consumo urbano e rodoviário é 9,3
deve ser em um carro esporte, que conta em seu interno com um útil velocímetro e 12,7 km/l, respectivamente, pela
de leitura digital, além do velocímetro analógico à esquerda. Uma luz pisca quan- norma americana FTP 75, hoje pra-
do a rotação chega a 7.000 rpm. No outro lado do conta-giros, termômetro do ticamente igual à brasileira NBR 7024
líquido de arrefecimento e nível de combustível. Tudo simples, porém, funcional. (com a gasolina E25 brasileira esses
A facilidade com que o GT86 acelera através das marchas e toma as cur- números seriam um pouco piores).
vas são mesmo de empolgar, ajudada pela calibração firme da suspensão, voltada Tudo isso faz do Toyota GT86
para desempenho, embora não seja exageradamente dura como se espera num um brinquedo de gente grande. É só
chegar a uma concessionária e preen-
cher o cheque? Lamentavelmente não,
ao menos por enquanto. A Toyota do
Brasil ainda está por decidir se o trará
para cá, mas ter trazido um e o dis-
ponibilizado para testes pela impren-
sa é bom sinal. Nos Estados Unidos,
é vendido por cerca de US$ 26.000,
aqui custaria na faixa de R$ 125.000,
um custo/benefício imbatível em carro
esporte desse quilate.
Tração traseira e Não dizem que a diferença entre
um comportamento meninos e homens é o preço de seus
dinâmico irrepreensível brinquedos? n
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