Page 58 - Revista EAA - Edição 61
P. 58

TESTE          CAPA


                     FICHA TÉCNICA TOYOTA GT 86
                         MOTOR E TRANSMISSÃO
                                     Motor Dianteiro, longitudinal, 4 tempos, bloco e cabeçotes de   carro esporte. Quando se deseja dirigir
                                           alumínio, 4 cilindros horizontais opostos, 16 válvulas  calmamente a elasticidade do motor é
              Diâmetro x curso (mm)/ cilindrada (cm³) 86 x 86/1.998            surpreendente. Anda-se entre 2.000 e
                  Aspiração/taxa de compressão (:1) Natural, 12,5
                                                                               2.500 rpm dispondo de boas respostas,
                              Potência/torque 200 cv a 7.000 rpm/20,9 m·kgf 6.400~6.600 rpm
              N° de comandos de válvulas /localização Dois/cabeçote, corrente, variador de fase de   o que é notável num motor de aspira-
                                           admissão e escapamento              ção natural de 100 cv por litro.
                  Formação de mistura/combustível Injeção no duto e direta/gasolina 98 octanas RON  Suas dimensões são não são exa-
                                    Câmbio Manual, 6 marchas à frente + ré, tração traseira  geradas. Comprimento/largura/altu-
                                      Freios A disco ventilado nas quatro rodas, ABS, EBD e BAS
                                                                               ra 4.240/1.775/1.425 mm com dis-
                                  Suspensão Independente nas quatro rodas, dianteira
                                           McPherson e traseira multibraço     tância entre eixos de 2.570 mm. O
                                    Direção Pinhão e cremalheira, assistência elétrica   diâmetro mínimo  de curva de  10,8
                                           Monobloco em aço, cupê, 2 portas, 2+2 lugares,   metros está na média dos carros. Seu
                                 CARROCERIA
                                           subchassi dianteiro e traseiro      porta-malas é algo pequeno, apenas
                 DIMENSÕES, CAPACIDADES E PESO
                                                                               245 litros, desculpável por se tratar
              Comprimento/largura/altura/entreeixos  .4.240/1.775/1.425/2.570
                                      (mm)                                     de um carro esporte.
               Porta-malas/tanque de combustível (L) 245/50                       Os dotes aerodinâmicos são apre-
                    Peso em ordem de marcha (kg) 1.230                         ciáveis, com coeficiente de arrasto (Cx)
                                DESEMPENHO                                     0,28 e área frontal de 2,20 m², resul-
                       Velocidade máxima (km/h) 226
                                                                               tando numa área frontal corrigida de
                         Aceleração 0-100 km (s) 7,6
                      CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (ciclo FTP 75, EUA)               apenas 0,56 m². Ao baixar o vidro em
                          Cidade/estrada (km/L) 9,3/12,7                       velocidade de autoestrada tudo o que
                                                                               se escuta é um murmúrio de vento
             A direção com assistência elétrica é superlativa, muito rápida, relação de ape-  apenas, mostrando  fluxo de  ar pela
           nas 13:1, a mais baixa já vista por aqui. São apenas 2, 5 voltas entre batentes. A   carroceria sem perturbações impor-
           indexação da assistência à velocidade é perfeita, a ponto de a rapidez da direção   tantes. Por conta da boa aerodinâmica
           nunca resultar em excesso de comando em alta velocidade, o que seria indesejável.  e das características do trem de força,
             No seu posto o motorista tem diretamente à sua frente o conta-giros, como   o consumo urbano e rodoviário é 9,3
           deve ser em um carro esporte, que conta em seu interno com um útil velocímetro   e 12,7  km/l, respectivamente, pela
           de leitura digital, além do velocímetro analógico à esquerda. Uma luz pisca quan-  norma americana FTP 75, hoje pra-
           do a rotação chega a 7.000 rpm. No outro lado do conta-giros, termômetro do   ticamente igual à brasileira NBR 7024
           líquido de arrefecimento e nível de combustível. Tudo simples, porém, funcional.   (com a gasolina E25 brasileira esses
             A facilidade com que o GT86 acelera através das marchas e toma as cur-  números seriam um pouco piores).
           vas são mesmo de empolgar, ajudada pela calibração firme da suspensão, voltada   Tudo isso faz do  Toyota GT86
           para desempenho, embora não seja exageradamente dura como se espera num   um brinquedo de gente grande. É só
                                                                               chegar a uma concessionária e preen-
                                                                               cher o cheque? Lamentavelmente não,
                                                                               ao menos por enquanto. A Toyota do
                                                                               Brasil ainda está por decidir se o trará
                                                                               para cá, mas ter trazido um e o dis-
                                                                               ponibilizado para testes pela impren-
                                                                               sa é bom sinal. Nos Estados Unidos,
                                                                               é vendido por cerca de US$ 26.000,
                                                                               aqui custaria na faixa de R$ 125.000,
                                                                               um custo/benefício imbatível em carro
                                                                               esporte desse quilate.
                                                            Tração traseira e     Não dizem que a diferença entre
                                                        um comportamento       meninos e homens é o preço de seus
                                                     dinâmico irrepreensível   brinquedos?                   n


           58
   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63