Page 56 - Revista EAA - Edição 61
P. 56
TESTE CAPA
Toyota GT86, brinquedo assistentes eletrônicos. A isso se jun-
tou a opinião do engenheiro Tada de
de gente grande que carros devem agradar aos clien-
tes, não aos engenheiros das fabri-
cantes... Como a história da isca, que
deve ser apetitosa para o peixe, não
para o pescador.
UM CARRO ESPORTE COMO Essa demanda dos autoentusias-
TANTOS OUTROS. MAS O QUE tas, colhida pelo engenheiro Tada,
SERÁ QUE ESTE, CHAMADO foi levada ao comando da Toyota. Na
DE TOYOTA GT86, TEM DE época, 2007, o atual presidente Akio
ESPECIAL? NADA E TUDO. SOA Toyoda fazia parte da diretoria e de-
INCOERENTE, CONCORDO, fendeu o projeto. Logo após Toyoda
MAS É EXATAMENTE ESSA A Motor de cilindros horizontais assumir a presidência a única coisa
IMPRESSÃO QUE SE TEM AO opostos, orgulho da Subaru, que que mudou foi que ele passou a ser
DIRIGI-LO BOB SHARP fornece o motor do GT86 um dos pilotos de testes do GT86, se-
gundo Tada. Isso tem um significado
muito importante, o de que paixão e
Desde seu lançamento no Salão de Tóquio de 2011, só tem recebido elogios da empenho de todos os envolvidos em
comunidade jornalística mundial. Ele nasceu da demanda dos apreciadores de um projeto passam para o produto,
carros esporte por um carro simples, mas que fosse eficiente e proporcionasse ale- que nasce com conteúdo. E que con-
gria ao dirigir. Que tivesse tração traseira apenas e, sobretudo, de preço acessível. teúdo é esse, no caso do GT86?
Essa demanda foi detectada há vários anos pelo engenheiro-chefe da Toyota, Personalidade é o substantivo que
Tetsuya Tada, ao viajar mundo afora e conversar com entusiastas sobre o que sintetiza esse conteúdo. Tudo o que vê,
queriam de um automóvel. A área de marketing ficou de fora nessa pesquisa pega, ouve e sente é verdadeiro, nada é
diferente do padrão, levada a efeito por um engenheiro. Tada assimilou que as falso. É como se o carro fosse extensão
pessoas não estavam atrás de uma supermáquina de tração integral para chegar a dos membros superiores e inferiores
300 km/h, dessas que dão status ao seu proprietário. de quem o dirige. Ao movimentar a
Mas de agilidade, estabilidade e boa aceleração através de marchas manuais alavanca de câmbio, escuta-se o que se
não gostariam de abrir mão. E nem de não poder levar passageiros eventuais espera, as luvas sincrônicas encaixando
por distâncias curtas em bancos traseiros mesmo que apertados. Sobretudo, que no dentilhado das respectivas engrena-
o carro fosse controlado nos seus ímpetos de velocidade pelo piloto e não por gens. Assim, seco, sem filtragem.
O Toyota GT86 é
um carro esporte e
eficiente e acessível
FOTOS PAULO KELLER
56
56