Page 56 - Revista EAA - Edição 61
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TESTE          CAPA




           Toyota GT86, brinquedo                                              assistentes eletrônicos. A isso se jun-

                                                                               tou a opinião do engenheiro Tada de
           de gente grande                                                     que carros devem agradar aos clien-
                                                                               tes, não aos engenheiros das fabri-
                                                                               cantes... Como a história da isca, que
                                                                               deve ser apetitosa para o peixe, não
                                                                               para o pescador.
           UM CARRO ESPORTE COMO                                                  Essa demanda dos autoentusias-
           TANTOS OUTROS. MAS O QUE                                            tas, colhida pelo engenheiro  Tada,
           SERÁ QUE ESTE, CHAMADO                                              foi levada ao comando da Toyota. Na
           DE TOYOTA GT86, TEM DE                                              época, 2007, o atual presidente Akio
           ESPECIAL? NADA E TUDO. SOA                                          Toyoda fazia parte da diretoria e de-
           INCOERENTE, CONCORDO,                                               fendeu o projeto. Logo após Toyoda
           MAS É EXATAMENTE ESSA A               Motor de cilindros horizontais   assumir a presidência a única coisa
           IMPRESSÃO QUE SE TEM AO             opostos, orgulho da Subaru, que   que mudou foi que ele passou a ser

           DIRIGI-LO               BOB SHARP         fornece o motor do GT86   um dos pilotos de testes do GT86, se-
                                                                               gundo Tada. Isso tem um significado
                                                                               muito importante, o de que paixão e
           Desde seu lançamento no Salão de Tóquio de 2011, só tem recebido elogios da   empenho de todos os envolvidos em
           comunidade jornalística mundial. Ele nasceu da demanda dos apreciadores de   um projeto passam para o produto,
           carros esporte por um carro simples, mas que fosse eficiente e proporcionasse ale-  que nasce com conteúdo. E que con-
           gria ao dirigir. Que tivesse tração traseira apenas e, sobretudo, de preço acessível.  teúdo é esse, no caso do GT86?
             Essa demanda foi detectada há vários anos pelo engenheiro-chefe da Toyota,   Personalidade é o substantivo que
           Tetsuya Tada, ao viajar mundo afora e conversar com entusiastas sobre o que   sintetiza esse conteúdo. Tudo o que vê,
           queriam de um automóvel. A área de marketing ficou de fora nessa pesquisa   pega, ouve e sente é verdadeiro, nada é
           diferente do padrão, levada a efeito por um engenheiro. Tada assimilou que as   falso. É como se o carro fosse extensão
           pessoas não estavam atrás de uma supermáquina de tração integral para chegar a   dos membros superiores e inferiores
           300 km/h, dessas que dão status ao seu proprietário.                de quem o dirige. Ao movimentar a
             Mas de agilidade, estabilidade e boa aceleração através de marchas manuais   alavanca de câmbio, escuta-se o que se
           não gostariam de abrir mão. E nem de não poder levar passageiros eventuais   espera, as luvas sincrônicas encaixando
           por distâncias curtas em bancos traseiros mesmo que apertados. Sobretudo, que   no dentilhado das respectivas engrena-
           o carro fosse controlado nos seus ímpetos de velocidade pelo piloto e não por   gens. Assim, seco, sem filtragem.

           O Toyota GT86 é
           um carro esporte e
           eficiente e acessível













                                                                                                                FOTOS PAULO KELLER






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