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Empenho conjunto
           Bom comportamento em curvas re-
           quer centro de gravidade baixo e nada
           melhor para isso do que um motor
           de cilindros horizontais contrapostos.
           O engenheiro Tada pensou logo nis-
           so, mas a Toyota não tinha um motor
           dessa configuração. A solução estava  Interior
           no mesmo país, na Subaru, reconheci-  agradável e
           da mundialmente pela ampla e antiga  competente
           aplicação desse tipo de motor na sua
           linha. Foi uma solução simples, caseira
           até, já que a Toyota tem participação
           na Fuji Heavy Industries, que por sua
           vez é a dona da Subaru. Desse negócio
           surgiria um clone do GT86, o Subaru
           BRZ, mesmo trem de força, porém,         Motor 2-L
           com definições de chassi diferentes    de 200 cv é
           para separar caráter aos dois. Assim, o   exuberante
           BRZ penderia mais para o conforto e
           o GT86, para a esportividade (o BRZ   A caixa de câmbio manual é Aisin de seis marchas. É nova, modelo TL70,
           é comercializado nos EUA sob nome   desenhada especialmente para a dupla GT86/BRZ. Foi projetada para propor-
           Scion FR-S e BRZ na Europa).      cionar engates secos e precisos, que se sintam na mão, que sejam degustados pelo
             O motor escolhido, denominado   motorista. A alavanca é montada diretamente sobre um prolongamento do câm-
           D45, é um projeto novo da Subaru.   bio, sem varões ou cabos. Parece que cada marcha é chupada para engatar a se-
           É “quadrado”, o diâmetro dos cilin-  guinte, como nos carros de corrida. Até a ré é sincronizada. A alavanca do freio de
           dros é igual ao curso dos pistões –   estacionamento está posicionada de modo a poder ser convenientemente usada
           86  mm, coincidentemente. O CG,   para induzir saída de traseira em uma entrada de curva, o drifting, esporte muito
           centro de gravidade do carro, está a   popular no Japão.
           460 mm do solo; sendo mais baixo,    O GT86 pesa 1.230 kg, o que resulta na relação peso/potência de 6,15 kg/cv.
           por exemplo, que o do Porsche Cay-  Acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e alcança velocidade máxima de
           man (480  mm), que  também tem    226 km/h em sexta marcha, mas sem que o motor atinja a rotação-pico de po-
           motor boxer, bem baixo.           tência, pois só vai até 6.200 rpm nessa velocidade. Em compensação, roda-se
             O  motor  D45  é  estado  da  arte.   confortavelmente em velocidades de viagem, com o motor ficando em 3.300 rpm
           Quatro cilindros, aspiração atmos-  a 120 km/h reais.
           férica, injeção direta e no duto, du-  Suspensão independente nas quatro rodas, dianteira McPherson e traseira
           plo comando de válvulas acionado   multibraço, com pneus 215/45R17W, estepe de mesma medida – nada de estepe
           por corrente com variador de fase na   temporário ou kit de reparo e bomba de ar no porta-malas –, mais os freios a dis-
           admissão e no escapamento, bloco e   co a disco nas quatro rodas, é tudo o que se pode querer num carro esporte, aliado
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           cabeçotes de alumínio, 1.998  cm ,   a uma pequena distância entre o banco e o solo. Dá impressão que se senta na rua.
           Desenvolve nada menos que 200  cv    A tração traseira faz parte desse “pacote de diversão” ao proporcionar compor-
           a 7.000  rpm – 100 cv por litro! –   tamento e reações de autêntico carro esporte, com total ausência de subesterço. A
           com torque de 20,9 m•kgf de 6.400   traseira fica onde se quer dependendo da aplicação de potência na curva, para isso
           e 6.600 rpm, com corte de rotação a   sendo possível desligar os controles de estabilidade e tração por duas teclas para
           7.500 rpm. A taxa de compressão é   trás da alavanca de câmbio. A direita desliga o controle de estabilidade e a esquerda,
           bem alta, 12,5:1, o que exige o uso de   o controle de tração, mas que desarma caso se provoque patinagem demais. Mas é
           gasolina premium ou Podium, de 98   possível desligá-lo em definitivo, junto o com controle de estabilidade, pressionan-
           e 102 octanas RON, respectivamente.  do a tecla por mais de três segundos. O diferencial é autobloqueante tipo Torsen.

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