Page 61 - Revista EAA - Edição 61
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FIGURA 1: SISTEMA DE CONTRÔLE DE CHASSI / PESQUISA DE MERCADO FIGURA 4: Componentes do ESC Bosch
1 Unidade hidráulica com a unidade de
Eficácia do ESP com taxa de instalação de 100%
controle conectada
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IIHS , 10/04 & 06/06 Daimler, 05/04 Toyota, 05/03 2 Sensor de rotação da roda
l Todos os acidentes l Acidentes de trânsito – 42% l Acidentes com um único veículo 3 Sensor de ângulo do volante
fatais - 43% – 35% 4 Sensor de guinada e de aceleração
l Acidentes fatais com um Volkswagen, 02/04 l Acidentes graves com um único
só veículo - 56% l Fatalidades – 35% veículo – 50% lateral
l Acidentes com um só l Acidentes por derrapagem 5 comunicação com gerenciamento
8
veículo - 41% – 80% NASVA , 02/05 do motor
l Acidentes com um único veículo
7
NHTSA , 2006 Administração Nacional – 44%
2
l Todos os veículos de de Estradas da Suécia, l Acidentes graves – 62%
passageiros acidentados - 2002/2005
34% SUVs - 59% l Todos os acidentes1 - 22% GRIPS & Meikai Univ., 04/09
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l Capotagens com l Acidentes fatais e graves l Até 344 vidas poderiam ser
veículos de passageiros - com um só veículo - 44% salvas e 13.000 lesões poderiam ser
71% SUVs - 84% evitadas por ano no Japão
Universidade de Colônia, l Custo-benefício: 1¥ : 2.26¥, 119.6
NHTSA Análise de 2007 bn ¥ de benefício líquido
7
Impacto de 2007 l Até 4.000 mortes por ano e
l Até 9.600 mortes por 100.000 lesões anualmente Bosch Monash
ano e 252.000 feridos poderiam ser evitadas na UE25 2013 University
anualmente poderiam ser l Custo-benefício: l 80% de todos os 10/2007
evitadas em os EUA 1 €: 3,53 € - 5,8 € acidentes com l Acidentes com
l Benefício líquido total 5.6 10 bilhões, € - € 16 bilhões vítimas causados um único carro
bn – 11.4 bn $4 benefício líquido por derrapagem de passageiros -
nas estradas 25% SUVs - 51%
poderiam ser
evitadas com o ESC 10
1 Exceto colisões traseiras em estradas secas; ² acidentes com veículos individuais e colisões
frontais; 3 excluindo danos materiais; 4 taxa de desconto mínima de 7% para máxima de 3%; 5
exceto colisões traseiras; 6 Insurance Institute for Highway Safety (EUA); 7 National Highway Traffic O ESP compreende os componentes a seguir (Figura 4):
Safety Administration (EUA); 8 Agência Nacional de Segurança Automobilística e de Auxílio a
Vítimas (Japão); 9 Instituto Graduado de Estudos de Apólices, Tóquio (Japão); 10 Anuário da China v Unidade moduladora hidráulica com módulo eletrô-
2011 e CATARC (2009 - 2011) acidentes registrados pela polícia com dados ponderados segundo nico de comando (ECU)
o tipo de estrada; Todos os estudos são baseados em diferentes abordagens e bases de dados
O modulador hidráulico tem válvulas, atuadas por so-
FIGURA 2: SISTEMA DE CONTROLE DE CHASSI / LEGISLAÇÃO DE SEGURANÇA ATIVA lenoides, de entrada e saída para controle da pressão nos
Regulamentação de ABS e ESP® - 2014 freios de cada roda individualmente. A ECU integrada as-
sume todas as tarefas elétricas e eletrônicas, bem como to-
das as funções de controle do sistema. A unidade hidráulica
se localiza no compartimento do motor do veículo, entre o
cilindro-mestre do freio e os cilindros dos freios nas rodas,
de forma a permitir que as tubulações hidráulicas entre estes
componentes se mantenham curtas.
v Sensores de rotação de roda
A ECU processa os sinais dos sensores de rotação de
roda para calcular a de cada uma. Dois princípios de funcio-
namento são utilizados: sensores do tipo passivo (indutivo)
FIGURA 3: SISTEMA DE CONTROLE DE CHASSI e ativo (Hall). Os sensores ativos estão sendo cada vez mais
Taxas de instalação do ESP® em todo o mundo utilizados. Eles utilizam um campo magnético para a detec-
– Baseada na produção ção da rotação da roda sem contato, sendo capazes de re-
conhecer o sentido de rotação, além do estado estacionário.
v Sensor de guinada e aceleração lateral
Estados
Unidos Um sensor de guinada registra todos os movimentos de
Europa
Japão guinada do veículo em torno de seu eixo vertical. Em con-
Austrália
Coréia junto com as informações fornecidas por um sensor de ace-
Mundo
Rússia leração lateral integrado, o movimento do veículo pode ser
China determinado e comparado com as intenções do motorista.
v Sensor do ângulo de esterçamento
A tarefa desse sensor é medir a posição do volante de
Ao redor do mundo, 58% dos carros de passageiros e direção por meio do ângulo de esterçamento. Esse valor,
caminhões leves estão equipados com o sistema Bosch juntamente com a velocidade do veículo e a pressão de
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