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FIGURA 1: SISTEMA DE CONTRÔLE DE CHASSI / PESQUISA DE MERCADO  FIGURA 4: Componentes do ESC Bosch
                                                              1 Unidade hidráulica com a unidade de
                 Eficácia do ESP com taxa de instalação de 100%
                                                               controle conectada
             6
           IIHS , 10/04 & 06/06  Daimler, 05/04  Toyota, 05/03  2 Sensor de rotação da roda
           l Todos os acidentes   l Acidentes de trânsito – 42%  l Acidentes com um único veículo   3 Sensor de ângulo do volante
           fatais - 43%                  – 35%                4 Sensor de guinada e de aceleração
           l Acidentes fatais com um  Volkswagen, 02/04  l Acidentes graves com um único
           só veículo - 56%  l Fatalidades – 35%  veículo – 50%  lateral
           l Acidentes com um só   l Acidentes por derrapagem   5 comunicação com gerenciamento
                                             8
           veículo - 41%  – 80%          NASVA , 02/05         do motor
                                         l Acidentes com um único veículo
               7
           NHTSA , 2006  Administração Nacional   – 44%
                                                  2
           l Todos os veículos de   de Estradas da Suécia,   l Acidentes graves  – 62%
           passageiros acidentados -  2002/2005
           34% SUVs - 59%  l Todos os acidentes1 - 22%  GRIPS  & Meikai Univ., 04/09
                                            9
           l Capotagens com   l Acidentes fatais e graves   l Até 344 vidas poderiam ser
           veículos de passageiros -   com um só veículo - 44%  salvas e 13.000 lesões poderiam ser
           71% SUVs - 84%                evitadas por ano no Japão
                         Universidade de Colônia,   l Custo-benefício: 1¥ : 2.26¥, 119.6
           NHTSA  Análise de   2007      bn ¥ de benefício líquido
               7
           Impacto de 2007  l Até 4.000 mortes por ano e
           l Até 9.600 mortes por   100.000 lesões anualmente   Bosch  Monash
           ano e 252.000 feridos   poderiam ser evitadas na UE25 2013   University
           anualmente poderiam ser   l Custo-benefício:  l 80% de todos os  10/2007
           evitadas em os EUA  1 €: 3,53 € - 5,8 €   acidentes com    l Acidentes com
           l Benefício líquido total 5.6  10 bilhões, € - € 16 bilhões   vítimas causados   um único carro
           bn – 11.4 bn $4  benefício líquido  por derrapagem   de passageiros -
                                         nas estradas    25% SUVs - 51%
                                         poderiam ser
                                         evitadas com o ESC 10
           1 Exceto colisões traseiras em estradas secas; ² acidentes com veículos individuais e colisões
           frontais; 3 excluindo danos materiais; 4 taxa de desconto mínima de 7% para máxima de 3%; 5
           exceto colisões traseiras; 6 Insurance Institute for Highway Safety (EUA); 7 National Highway Traffic   O ESP compreende os componentes a seguir (Figura 4):
           Safety Administration (EUA); 8 Agência Nacional de Segurança Automobilística e de Auxílio a
           Vítimas (Japão); 9 Instituto Graduado de Estudos de Apólices, Tóquio (Japão); 10 Anuário da China   v	Unidade moduladora hidráulica com módulo eletrô-
           2011 e CATARC (2009 - 2011) acidentes registrados pela polícia com dados ponderados segundo   nico de comando (ECU)
           o tipo de estrada; Todos os estudos são baseados em diferentes abordagens e bases de dados
                                                                 O modulador hidráulico tem válvulas, atuadas por so-
           FIGURA 2: SISTEMA DE CONTROLE DE CHASSI / LEGISLAÇÃO DE SEGURANÇA ATIVA  lenoides, de entrada e saída para controle da pressão nos
                      Regulamentação de ABS e ESP® - 2014     freios de cada roda individualmente. A ECU integrada as-
                                                              sume todas as tarefas elétricas e eletrônicas, bem como to-
                                                              das as funções de controle do sistema. A unidade hidráulica
                                                              se localiza no compartimento do motor do veículo, entre o
                                                              cilindro-mestre do freio e os cilindros dos freios nas rodas,
                                                              de forma a permitir que as tubulações hidráulicas entre estes
                                                              componentes se mantenham curtas.
                                                                 v	Sensores de rotação de roda
                                                                 A ECU processa os sinais dos sensores de rotação de
                                                              roda para calcular a de cada uma. Dois princípios de funcio-
                                                              namento são utilizados: sensores do tipo passivo (indutivo)
            FIGURA 3: SISTEMA DE CONTROLE DE CHASSI           e ativo (Hall). Os sensores ativos estão sendo cada vez mais
                    Taxas de instalação do ESP® em todo o mundo    utilizados. Eles utilizam um campo magnético para a detec-
                            – Baseada na produção             ção da rotação da roda sem contato, sendo capazes de re-
                                                              conhecer o sentido de rotação, além do estado estacionário.
                                                                 v	Sensor de guinada e aceleração lateral
                                                    Estados
                                                    Unidos       Um sensor de guinada registra todos os movimentos de
                                                    Europa
                                                    Japão     guinada do veículo em torno de seu eixo vertical. Em con-
                                                    Austrália
                                                    Coréia    junto com as informações fornecidas por um sensor de ace-
                                                    Mundo
                                                    Rússia    leração lateral integrado, o movimento do veículo pode ser
                                                    China     determinado e comparado com as intenções do motorista.
                                                                 v	Sensor do ângulo de esterçamento
                                                                 A tarefa desse sensor é medir a posição do volante de
           Ao redor do mundo, 58% dos carros de passageiros e   direção por meio do ângulo de esterçamento. Esse valor,
           caminhões leves estão equipados com o sistema Bosch  juntamente com a velocidade do veículo e a pressão de

                                                                                                           61
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