Page 60 - Revista EAA - Edição 61
P. 60
SEGURANÇA
O controle de estabilidade essas situações podem provocar a per-
da de controle do veículo. O controle
aumenta a segurança nas vias eletrônico de estabilidade é capaz de
proporcionar um apoio eficaz em si-
tuações críticas de condução como
essas. Ele pode detectar uma perda de
O AUMENTO DA FROTA MUNDIAL E O CONSEQUENTE controle de forma antecipada e, den-
AUMENTO NO NÚMERO DE MORTES POR ACIDENTES tro dos limites da física, estabilizar o
DE TRÂNSITO JUSTIFICAM ANÚNCIO DE AÇÃO GLOBAL veículo corrigindo sua trajetória.
PARA SEGURANÇA NAS RODOVIAS Inúmeros estudos internacionais
(Figura 1) patrocinados por renoma-
TEXTO E TRADUÇÃO GABRIELA TUCHER-DENKINGER E ALEXANDRE PAGOTTO* dos fabricantes de veículos automoto-
res e agentes de segurança confirmam
A quantidade de veículos fabricados a eficácia do ESP: até 80% de todas
continuará a crescer em todo o mun- as colisões relacionadas à derrapagem
do, juntamente com a densidade de poderiam ser evitadas se todos os ve-
tráfego. De acordo com a Organização ículos estivessem equipados com essa
das Nações Unidas, a cada ano, cerca tecnologia. Com base nos resultados
de 1,3 milhão de pessoas morrem no positivos desses estudos de eficácia,
mundo em consequência de acidentes um número cada vez maior de países
de trânsito e cerca de 50 milhões so- está estabelecendo a adoção obrigató-
frem ferimentos. Dentro dos próximos ria desses sistemas em veículos novos
Os atuais sistemas eletrônicos
dez anos, o número de mortes nas es- (Figura 2). Na Europa, eles se torna-
de segurança abrem novas
tradas poderá subir para 1,9 milhão – ram item obrigatório para todos os ve-
dimensões em termos da
um crescimento aproximado de 50%, ículos homologados desde outubro de
condução de veículos
impulsionado principalmente pela 2011. A partir de novembro de 2014,
rápida expansão no tráfego rodoviário o controle eletrônico de estabilidade
nos países emergentes. Para a ONU, ESP deixará de ser um item opcio-
isso foi motivo suficiente para anunciar a “década de ação para segurança nas nal na União Europeia para se tornar
estradas”. O objetivo é o de reduzir de forma significativa o número de mortes um item de série em todos os veículos
e ferimentos nas estradas em 2020. Para alcançar essa meta, foi estabelecido um novos licenciados. O sistema já é tam-
plano de ação com medidas concretas. Para citar apenas duas delas: equipar as bém obrigatório nos EUA para todos
motocicletas com sistema eletrônico de antibloqueio de frenagem e os veículos os veículos com até 4,5 toneladas, bem
com controle eletrônico de estabilidade. como já é obrigatório na Austrália e
A pioneira em ambos os sistemas foi a alemã Robert Bosch GmbH, criando em Israel. No Japão, Coreia do Sul,
o primeiro em 1978 e dando-lhe o nome de Antilock Braking System (ABS), e Rússia e Turquia, as regulamentações
o segundo, em 1995, batizando-o de Electronic Stability Program e registrando entrarão em vigor nos próximos anos.
o nome (ESP). Uma análise dos números de pro-
Os sistemas eletrônicos de segurança atuais abrem novas dimensões em ter- dução também reflete a popularidade
mos de segurança na condução de veículos. Após vários anos de desenvolvimen- desse sistema de segurança. Ao redor
to bem-sucedido, os sistemas de segurança passivos, como os cintos de seguran- do mundo, 58% de todos os carros de
ça e os airbags (bolsas infláveis) alcançaram elevados padrões nos carros atuais. passageiros e caminhões leves estão,
Atualmente, as tecnologias que evitam colisões estão cada vez mais no centro atualmente, equipados com o sistema
das atenções. O ESP é uma tecnologia-chave nessa direção e desempenha um da empresa (Figura 3). Na China, o
papel importante na preservação de vidas. A derrapagem seguida de perda de maior mercado automobilístico do
controle do veículo é uma das principais causas dos acidentes de trânsito. Uma mundo, quase um quarto dos carros de
superfície molhada, suja ou escorregadia, uma curva fechada repentina, o apa- passageiros saem das linhas de monta- FOTOS DIVULGAÇÃO
recimento de um obstáculo na pista que leve a uma manobra evasiva – todas gem com o sistema.
60