Page 60 - Revista EAA - Edição 61
P. 60

SEGURANÇA




           O controle de estabilidade                                          essas situações podem provocar a per-

                                                                               da de controle do veículo.  O controle
           aumenta a segurança nas vias                                        eletrônico de estabilidade é capaz de
                                                                               proporcionar um apoio eficaz em si-
                                                                               tuações críticas de condução como
                                                                               essas. Ele pode detectar uma perda de
           O AUMENTO DA FROTA MUNDIAL E O CONSEQUENTE                          controle de forma antecipada e, den-
           AUMENTO NO NÚMERO DE MORTES POR ACIDENTES                           tro dos limites da física, estabilizar o
           DE TRÂNSITO JUSTIFICAM ANÚNCIO DE AÇÃO GLOBAL                       veículo corrigindo sua trajetória.
           PARA SEGURANÇA NAS RODOVIAS                                            Inúmeros estudos internacionais
                                                                               (Figura 1) patrocinados por renoma-
           TEXTO E TRADUÇÃO GABRIELA TUCHER-DENKINGER E ALEXANDRE PAGOTTO*     dos fabricantes de veículos automoto-
                                                                               res e agentes de segurança confirmam
           A quantidade de veículos fabricados                                 a eficácia do ESP: até 80% de todas
           continuará a crescer em todo o mun-                                 as colisões relacionadas à derrapagem
           do, juntamente com a densidade de                                   poderiam ser evitadas se todos os ve-
           tráfego. De acordo com a Organização                                ículos estivessem equipados com essa
           das Nações Unidas, a cada ano, cerca                                tecnologia. Com base nos resultados
           de 1,3 milhão de pessoas morrem no                                  positivos desses estudos de eficácia,
           mundo em consequência de acidentes                                  um número cada vez maior de países
           de trânsito e cerca de 50 milhões so-                               está estabelecendo a adoção obrigató-
           frem ferimentos. Dentro dos próximos                                ria desses sistemas em veículos novos
                                             Os atuais sistemas eletrônicos
           dez anos, o número de mortes nas es-                                (Figura 2). Na Europa, eles se torna-
                                             de segurança abrem novas
           tradas poderá subir para 1,9 milhão –                               ram item obrigatório para todos os ve-
                                             dimensões em termos da
           um crescimento aproximado de 50%,                                   ículos homologados desde outubro de
                                             condução de veículos
           impulsionado principalmente pela                                    2011. A partir de novembro de 2014,
           rápida expansão no tráfego rodoviário                               o controle eletrônico de estabilidade
           nos países emergentes. Para a ONU,                                  ESP deixará de ser um item opcio-
           isso foi motivo suficiente para anunciar a “década de ação para segurança nas   nal na União Europeia para se tornar
           estradas”. O objetivo é o de reduzir de forma significativa o número de mortes   um item de série em todos os veículos
           e ferimentos nas estradas em 2020. Para alcançar essa meta, foi estabelecido um   novos licenciados. O sistema já é tam-
           plano de ação com medidas concretas. Para citar apenas duas delas: equipar as   bém obrigatório nos EUA para todos
           motocicletas com sistema eletrônico de antibloqueio de frenagem e os veículos   os veículos com até 4,5 toneladas, bem
           com controle eletrônico de estabilidade.                            como já é obrigatório na Austrália e
             A pioneira em ambos os sistemas foi a alemã Robert Bosch GmbH, criando   em  Israel.  No  Japão,  Coreia  do  Sul,
           o primeiro em 1978 e dando-lhe o nome de Antilock Braking System (ABS), e   Rússia e Turquia, as regulamentações
           o segundo, em 1995, batizando-o de Electronic Stability Program e registrando   entrarão em vigor nos próximos anos.
           o nome (ESP).                                                          Uma análise dos números de pro-
             Os sistemas eletrônicos de segurança atuais abrem novas dimensões em ter-  dução também reflete a popularidade
           mos de segurança na condução de veículos. Após vários anos de desenvolvimen-  desse sistema de segurança. Ao redor
           to bem-sucedido, os sistemas de segurança passivos, como os cintos de seguran-  do mundo, 58% de todos os carros de
           ça e os airbags (bolsas infláveis) alcançaram elevados padrões nos carros atuais.   passageiros e caminhões leves estão,
           Atualmente, as tecnologias que evitam colisões estão cada vez mais no centro   atualmente, equipados com o sistema
           das atenções. O ESP é uma tecnologia-chave nessa direção e desempenha um   da empresa (Figura 3). Na China, o
           papel importante na preservação de vidas. A derrapagem seguida de perda de   maior mercado automobilístico do
           controle do veículo é uma das principais causas dos acidentes de trânsito. Uma   mundo, quase um quarto dos carros de
           superfície molhada, suja ou escorregadia, uma curva fechada repentina, o apa-  passageiros saem das linhas de monta- FOTOS DIVULGAÇÃO
           recimento de um obstáculo na pista que leve a uma manobra evasiva – todas   gem com o sistema.

           60
   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65