Page 69 - Revista EAA - Edição 61
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O protótipo de T-Xc no
                    dia de seu primeiro voo,
                   em 22 de agosto de 2014







           concepção e projeto detalhado, análises
           de engenharia, simulação, gestão de su-
           primentos, gerenciamento de configu-
           ração, testes e certificação de aeronaves,
           gerenciamento e integração de proces-
           sos de manufatura, gestão de programas   pouso, nova asa, aerodinâmica e interior. Em seguida, veio o Programa Lightwheel,
           de ferramentas de alta tecnologia e en-  para o desenvolvimento de uma roda aeronáutica em compósito de fibra de carbo-
           genharia automatizada, além de traba-  no. Em 2007, a Novaer desenvolveu, produziu, testou e exportou o conjunto com-
           lhos com materiais compostos.     pleto de gabaritos de corte e montagem para os spoilers do Boeing 737-700/800.
             Em seu histórico recente, a Novaer
           desenvolveu o programa completo para   O T-Xc
           o trem de pouso do T-27 Tucano, aten-  A aeronave T-Xc nasceu de uma ideia, há cerca de oito anos, de desenvolver um
           dendo a um requisito da FAB para um   novo avião que permitisse o treinamento de piloto militar, com bancos lado a lado
           trem de pouso completamente novo,   e características que fossem de interesse da Força Aérea Brasileira (FAB), embora
           intercambiável com o original, mas   ainda não houvesse nenhuma solicitação dela nesse sentido. Ao tentar viabilizar
           de nova concepção, capaz de suportar   esse protótipo, a Novaer procurou financiamento junto à  Financiadora de Pro-
           mais tempo de serviço. Isso envolveu   jetos e Estudos (Finep), vinculada ao MCTI, ao mesmo tempo em que também
           projeto, engenharia, desenvolvimento,   eram necessários investidores para viabilizar o projeto como um todo, além de um
           testes, certificação e produção. Hoje,   protótipo. Foi, então, elaborado um plano de negócios. Apenas as perspectivas de
           a  empresa  é  fornecedora  exclusiva,  e   fornecimento para as Forças Aéreas não viabilizariam esse plano de negócios, daí
           certificada, do trem de pouso do T-27   existir também uma versão civil, o U-Xc, de quatro lugares, mais pesado, para o
           e de seus componentes. Outro desafio   Brasil e exterior, mantendo a mesma concepção técnica nas versões militar e civil.
           veio quando foi convidada, em 2005,   Em julho de 2010, a partir de uma
           ainda como Geômetra BTE, a fazer   subvenção  da  Finep,  tomou  corpo  o
           um estudo de engenharia e desenvolver   projeto T-Xc, que representa o produ-
           soluções para um VLJ (Very Light Jet)   to inaugural da Novaer como indústria   Nas fotos abaixo destaques
           executivo chamado EV-20. O escopo   aeronáutica brasileira. Trata-se de um   para o conjunto motor/hélice,
           inicial de trabalho incluía os trens de   treinador acrobático para dois tripulan-  trem de pouso e empenagem















                                                                                                                FOTOS JOÃO TILKI





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