Page 69 - Revista EAA - Edição 61
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O protótipo de T-Xc no
dia de seu primeiro voo,
em 22 de agosto de 2014
concepção e projeto detalhado, análises
de engenharia, simulação, gestão de su-
primentos, gerenciamento de configu-
ração, testes e certificação de aeronaves,
gerenciamento e integração de proces-
sos de manufatura, gestão de programas pouso, nova asa, aerodinâmica e interior. Em seguida, veio o Programa Lightwheel,
de ferramentas de alta tecnologia e en- para o desenvolvimento de uma roda aeronáutica em compósito de fibra de carbo-
genharia automatizada, além de traba- no. Em 2007, a Novaer desenvolveu, produziu, testou e exportou o conjunto com-
lhos com materiais compostos. pleto de gabaritos de corte e montagem para os spoilers do Boeing 737-700/800.
Em seu histórico recente, a Novaer
desenvolveu o programa completo para O T-Xc
o trem de pouso do T-27 Tucano, aten- A aeronave T-Xc nasceu de uma ideia, há cerca de oito anos, de desenvolver um
dendo a um requisito da FAB para um novo avião que permitisse o treinamento de piloto militar, com bancos lado a lado
trem de pouso completamente novo, e características que fossem de interesse da Força Aérea Brasileira (FAB), embora
intercambiável com o original, mas ainda não houvesse nenhuma solicitação dela nesse sentido. Ao tentar viabilizar
de nova concepção, capaz de suportar esse protótipo, a Novaer procurou financiamento junto à Financiadora de Pro-
mais tempo de serviço. Isso envolveu jetos e Estudos (Finep), vinculada ao MCTI, ao mesmo tempo em que também
projeto, engenharia, desenvolvimento, eram necessários investidores para viabilizar o projeto como um todo, além de um
testes, certificação e produção. Hoje, protótipo. Foi, então, elaborado um plano de negócios. Apenas as perspectivas de
a empresa é fornecedora exclusiva, e fornecimento para as Forças Aéreas não viabilizariam esse plano de negócios, daí
certificada, do trem de pouso do T-27 existir também uma versão civil, o U-Xc, de quatro lugares, mais pesado, para o
e de seus componentes. Outro desafio Brasil e exterior, mantendo a mesma concepção técnica nas versões militar e civil.
veio quando foi convidada, em 2005, Em julho de 2010, a partir de uma
ainda como Geômetra BTE, a fazer subvenção da Finep, tomou corpo o
um estudo de engenharia e desenvolver projeto T-Xc, que representa o produ-
soluções para um VLJ (Very Light Jet) to inaugural da Novaer como indústria Nas fotos abaixo destaques
executivo chamado EV-20. O escopo aeronáutica brasileira. Trata-se de um para o conjunto motor/hélice,
inicial de trabalho incluía os trens de treinador acrobático para dois tripulan- trem de pouso e empenagem
FOTOS JOÃO TILKI
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