Page 23 - Revista EAA - Edição 62
P. 23

Desempenho de       Toyota FCV
                       superesportivo com baixas emissões:
                  o híbrido BMW i8 acelera de 0 a 100 em 4,4
              segundos com motor elétrico e de três cilindros

                                        Renault Twizy RS F1













                                                                      Célula da cabine em fibra de carbono é uma
                                                                   sofisticação técnica do BMW i3, um elétrico que
                                                                    usa motor de 650 cm³ para recarregar a bateria

                                                                 A BMW aposta tanto nos híbridos, com o superesporti-
                                                              vo i8, quando nos elétricos com o urbano i3, ambos já à ven-
                                                              da. O i8 associa motor elétrico de 131 cv e 25,5 kgf•m a um
                                                              três-cilindros a gasolina com turbocompressor de 231 cv e
                                                              32,6 kgf•m. Com os motores associados, obtém 362 cv e
                                                              acelera de 0 a 100 em 4,4 segundos; em modo elétrico roda
                                                              35 quilômetros. No i3 a bateria de íons de lítio alimenta o
           Com cinco modos de uso, o híbrido                  motor elétrico de 170 cv e 25,5 kgf•m, enquanto um dois-
           Porsche 918 Spyder pode rodar só com               -cilindros a gasolina de 650 cm³ e 34 cv faz a recarga se
           eletricidade ou usá-la para obter potência         necessário – o chamado carro elétrico de autonomia esten-
           combinada de 880 cv                                dida. A autonomia com eletricidade varia de 130 a 200 qui-

                                                              lômetros, mas o motor a combustão estende-a a até 300 km.
                                                              O modelo tem célula de passageiros de plástico e fibra de
                                                              carbono e, como o i8, admite recarga externa pelo BMW i-
                                                              -Wallbox em cerca de três horas; em tomadas convencionais
                                                              a recarga completa leva 8 horas em 220 volts.
                                                                 Entre os supercarros “verdes”, a estrela foi o Porsche 918
                                                              Spyder, já detalhado em Engenharia Automotiva e Aero-
                                                              espacial. Com estrutura monobloco de compósito fibra de
                                                              carbono, ele usa motor V-8 central-traseiro de 4,6 litros e
                                                              608 cv auxiliado por dois elétricos. Em modo elétrico, roda
                                                              até 32 quilômetros, acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos

                                                                                                           23
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28