Page 28 - Revista EAA - Edição 62
P. 28
TECNOLOGIA
Mais simples e eficiente
SISTEMA DE PARTIDA A FRIO TEM MENOR NÚMERO
DE COMPONENTES E MOSTROU GANHOS NA REDUÇÃO
DO TEMPO DE PARTIDA, DE AQUECIMENTO DO ETANOL
E NA REDUÇÃO DE EMISSÕES
FÁBIO MOREIRA, FERNANDO JUN YOSHINO, HEITOR MOREIRA CAVALHIERI, ROBERTA
JUSSARA SILVA DINIZ DA CRUZ, TADEU MIGUEL MALAGÓ AMARAL*
Nos últimos anos, diversas empresas trabalharam em melhorias dos motores fle- Resultados obtidos em avaliações
xíveis em combustível, ou abreviadamente flex, em especial no desenvolvimento feitas em parceria com um fabrican-
de sistemas de partida a frio para quando o veículo tiver apenas etanol no tanque, te de carros confirmaram ganhos na
que dispensassem a injeção de gasolina e a presença indesejável de um pequeno partida em baixas temperaturas, re-
reservatório para esse combustível no compartimento do motor. E todos esses dução do tempo de partida, redução
novos produtos foram baseados no conceito de aquecimento do etanol, uma vez do tempo de aquecimento do etanol,
que elevando a temperatura do etanol na câmara de combustão para mais de menos energia consumida e significa-
18 °C, a condição de queima é melhorada e a partida do veículo abastecido apenas tiva redução de poluentes nos testes de
com etanol ocorre mesmo em baixas temperaturas. emissões em veículos segundo a norma
Nesse contexto, a Mahle desenvolveu um novo conceito de sistema de aque- NBR 7024.
cimento de combustível conhecido como “Self Controlled Electronic Cold Start
for Flex Fueled Engines”, Partida a Frio Eletrônica Autocontrolada para Moto- Conceito do produto
res Flexíveis em Combustível. O produto tem como base dois con-
É um novo conceito, pois teve como objetivo desde o início do projeto melho- ceitos principais. O primeiro deles está
rar os produtos de aquecimento de combustível já existentes no mercado. Mesmo voltado para a tecnologia de semicon-
diminuindo a quantidade de componentes necessários para a sua construção, ob- dutor PTC. Este material tem como
teve-se o aquecimento de uma maior quantidade de etanol à maior temperatura característica primordial o autocontro-
possível, porém, abaixo da temperatura de vaporização do etanol, garantindo uma le da temperatura de superfície, inde-
partida de melhor qualidade. pendente da tensão elétrica aplicada ao
sistema. Dessa forma, quando o etanol
está em baixa temperatura, o semicon-
dutor PTC está na condição de menor
resistência elétrica e transfere a maior
parte da potência elétrica aplicada em
energia térmica, buscando aquecer o
combustível. Quando a temperatura
Núcleo de aquecimento, onde do etanol chega à condição desejada,
está o trocador de calor e o PTC
Entrada de combustível a estrutura do material semicondutor
(combustível frio) se rearranja e busca rapidamente a
condição de máxima resistência elé-
trica e mínima corrente. Desse modo,
o semicondutor PTC interrompe o
aquecimento do etanol mesmo com
Saída de combustível alimentação elétrica do sistema em FOTOS DIVULGAÇÃO
(combustível aquecido pelo sistema) modo contínuo.
28