Page 62 - Revista EAA - Edição 63
P. 62
REGIONAIS
SEÇÃO SÃO PAULO
Elétricos em ascensão no país
OBTER INCENTIVOS PARA ca, três vezes mais leve que a bateria bilidade Elétrica da CPFL Energia,
O DESENVOLVIMENTO, de chumbo-ácido e aprovada em crash apresentou projeto iniciado em 2013
PRODUÇÃO E VENDA DOS test. “Ela trabalha dentro de uma cai- com aquisição de veículos elétricos
VEÍCULOS ELÉTRICOS E xa térmica em temperatura normal de para a realização de estudos a partir
HÍBRIDOS É FUNDAMENTAL operação. Se 10% das células falha- de dados reais e obtenção de pontos-
PARA ALAVANCAR O rem, o automóvel continuará funcio- -chave como baterias e eletropostos.
nando”, disse. “Pretendemos, ao final dos estudos,
SEGMENTO NO PAÍS SARA SAAR
Para Massakiti, a hibridização é o obter propostas de enquadramento le-
caminho de transição para a tecnologia gislativo e regulatório para a mobilida-
O Simpósio SAE BRASIL de Veí- mais eficiente na conversão de energia. de elétrica no Brasil”, afirmou.
culos Elétricos e Híbridos, que reuniu “O veículo elétrico é um universo a André Martins Dias, chefe de Sis-
especialistas brasileiros e estrangeiros ser explorado. Precisamos lutar pela temas Inteligentes da CEiiA (Portu-
em 15 palestras técnicas, apresenta- produção local, valorizar a tecnologia gal), apresentou o Mobi.me, sistema
das em quatro blocos, concluiu que e seus insumos e pensar no mercado de gestão de mobilidade elétrica, que
serão necessários fomentos para que externo. Talvez seja necessária maior permite o monitoramento em tempo
os esforços da engenharia apliquem e coordenação no país: governo, fabri- real de indicadores, como consumo
melhorem tecnologias em desenvolvi- cantes, consumidores e institutos de de energia elétrica e CO , número de
2
mento no mundo. pesquisa devem estar todos alinhados”, viagens e distâncias percorridas. Para
Na abertura do simpósio, Márcio avaliou o engenheiro. Dias, no Brasil há a necessidade de
Massakiti, coordenador das Linhas Ao falar sobre cenários, Marcelo maior envolvimento dos diferentes
de P&D do Programa Veículo Elétri- Gongra, gerente do Projeto de Mo- grupos interessados para a construção
co da Itaipu, falou sobre as ações da de políticas coerentes e integradas. “A
usina em prol da mobilidade elétrica, Como andam os híbridos e estandardização é um dos desafios”,
como a utilização de bateria de sódio elétricos no Brasil: o assunto apontou Dias durante painel que
100% reciclável e feita de materiais foi amplamente debatido por também contou com apresentações
abundantes, como sal, ferro e cerâmi- especialistas em 15 painéis de Ricardo Ruther, professor da Uni-
versidade Federal de Santa Catarina, e
Bruno Fauro Scalco, analista de Ven-
das da WEG.
No bloco “Tecnologias para o
Desenvolvimento da Mobilidade
Elétrica”, Hayram Nicacio, diretor
da HNX Consultoria em Sistemas
Digitais, apresentou ferramentas
voltadas à hibridização, métodos e
projetos adequados à nova realidade
da indústria automobilística. “Origi-
nalmente de engenharia mecânica, o
setor tem incorporado tecnologias, FOTOS DANIEL DEAK E DIVULGAÇÃO
principalmente eletrônicas, que tra-
zem complexos softwares nos di-
versos módulos de controle do carro
62