Page 57 - Revista EAA - Edição 63
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que atende à Euro 5 entrega 199 N•m 275 km/h. O consumo segundo a EPA
(20,3 kgf•m) a 4.600 rpm, o que resul- (Environmental Protection Agency, a
ta em consumo médio do Camry eu- agência de proteção ambiental dos
ropeu 2015 de 13,9 km/l, 13% menos EUA) é de 6,8/10,6/8,1 km/h na ci-
que com o motor de ciclo Otto ante- dade, estrada e combinado, respectiva-
rior, informa a Toyota. mente. Nada mau para um “Prius” de
motor de ignição por centelha!
Um V-8 Otto-Atkinson para
carro de alto desempenho Comando roletado na nova
Pode ser difícil imaginar um motor linha modular da JLR
de ciclo Atkinson propulsionando um Com cilindrada unitária única de
cupê de alto desempenho não híbri- 500 cm³ e arquitetura flexível de blo-
do como o potente BMW M4, mas Ron Lee, veterano diretor de co de motor para aplicação transversal
os atuais planejadores de motores da Engenharia de Trem de Força da com tração dianteira e longitudinal
Toyota tinham outras ideias. O novo JLR, disse que a família Ingenium com tração traseira, a nova linha In-
V-8 de 5 litros, baseado no 2UR- foi projetada para minimizar atrito genium de motores turbo a gasolina e
-GSE, aciona as rodas traseiras do interno e massa em geral a diesel da Jaguar Land Rover (JLR)
novo Lexus RC-F 2015, um anti-M4 será usada em vários modelos de auto-
com um coração levemente verde. móveis e utilitários esporte planejados
Compartilhando apenas o bloco do até 2019. A primeira aplicação do 4-cilindros será no Jaguar XE 2015, o anti-
motor com o 2UR que era do sedã -BMW Série 3 da marca que terá amplo uso de alumínio.
IS-F – são diferentes os cabeçotes e De acordo com Ron Lee, diretor de engenharia de Motores da JLR, o dese-
as peças de movimento recíproco – o nho modular permite que planejadores variem cilindrada e número de cilindros,
novo V-8 de duplo comando de vál- e isso favorece a hibridização. As emissões de CO 2 previstas para a versão Diesel
vulas desenvolve 473 cv a 6.600 rpm AJ200D são inferiores a 100 g/km. Os números oficiais por ocasião do lança-
e 527 N•m (58 kgf•m) a 5.200 rpm. mento do motor a gasolina são 180 cv a 4.000 rpm e 420 N•m (42,8 kgf•m)
Novos variadores de fase elétri- de 1.750 a 2.500 rpm. Para o primo a diesel, 163 cv a 4.000 rpm e 380 N•m
cos nas quatro árvores de comando (38,7 kgf•m), às mesmas rotações que o gasolina.
de válvulas permitem ao V-8 mudar Atenção especial de engenharia foi dada à redução do atrito interno, e a JLR
imperceptivelmente de ciclo Otto em segue a recente família de motores “Drive-E” da Volvo ao utilizar rolamentos de
baixa rotação e carga para o mais efi- rolos nos mancais das duas árvores de comando de válvulas no cabeçote. Os “co-
ciente ciclo Atkinson em velocidades mandos roletados”, como o pessoal de competições diz, reduzem o atrito mecâni-
de cruzeiro com pouca carga. Durante co e eliminam a necessidade ser fornecido óleo sob alta pressão aos mancais lisos
o funcionamento em ciclo Atkinson, – a névoa de óleo no cabeçote é suficiente para lubrificar os rolamentos de rolos.
com as válvulas de admissão de titâ- Sistemas de rolamentos de rolos para os comandos para motores com essa
nio permanecendo abertas durante arquitetura de trem de válvulas testados pela Mahle (que os está desenvolven-
parte do curso de compressão, o V-8 é do para os fabricantes) mostram redução de perdas por atrito em mais de 40%,
efetivamente um 4,2-litros, utilizando medidas na faixa de baixa rotação. Os engenheiros da Mahle dizem ser isto um
sua taxa de compressão de 12,3:1 para benefício nas partidas a frio, quando a viscosidade do óleo está alta. Esses coman-
otimizar seu carregamento de mistura dos requerem até 40% menos óleo no trem de válvulas e cabeçote, de modo a ser
ar-combustível. possível que a bomba de óleo seja de menor capacidade e, desse modo, consuma
Como com o 2-litros de 4 cilin- menos potência.
dros turbo 8AR-FTS, o V-8 utiliza Conquanto alguns engenheiros são receosos de níveis de ruído potencialmen-
a injeção de dois estágios D4S (di- te mais altos com os elementos de rolamentos de rolos na parte de cima do motor,
reta e no duto). A rotação-limite é as análises acústicas em banco de prova da Mahle de um comando roletado usan-
7.300 rpm. Para o RC-F a Lexus de- do medidores de ruído na estrutura e no ar, com os comandos acionados isola-
clara o 0 a 96,5 km/h em 4,4 segundos, damente, revelaram um nível de ruído um pouco maior, mas com uma mudança
com velocidade máxima limitada de para baixas frequências. Os engenheiros dizem que os ruídos dos injetores de
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