Page 59 - Revista EAA - Edição 63
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terna para rigidez adicional, a estrutura
em escada também sustenta as capas
fraturadas com precisão dos mancais
principais (que também influenciaram
o desenho do bloco, as bielas de perfil
em “I” deslocadas, o cárter de plástico
reforçado e os pistões). As capas dos
mancais, também no CGI, são fratu-
radas a laser em ângulo, explicou Wa-
szczenko, criando um efeito de cunha
quando as seções são meramente jun-
tadas; o motor, na realidade, poderia
funcionar sem os parafusos das capas.
Os casquilhos multicamada da Federal
Mogul vêm com um revestimento de
baixo atrito, de sua propriedade.
Os dois turbocompressores são
BorgWarner e a pressão de superali- missão. No começo do ano passado, o Protótipo do compressor elétrico
mentação máxima é de 2 bar. A admis- então chefe de pesquisa e desenvolvi- com corte na carcaça para
são conta com variadores de fase com mento da VW, Dr. Ulrich Hacken- mostrar o motor elétrico em seu
autoridade de mais de 30°. Há varia- berg, anunciou que uma versão de alto interior. A Audi deverá ter um
ção de fase no escapamento também, desempenho do Audi Q7, chamado 3-litros V-6 em produção com
que ajuda a eliminar a necessidade da SQ7, terá um compressor adicional esse compressor em 2015
válvula EGR. A taxa de compressão é acionado por motor elétrico no novo
10:1. Para mais detalhes, acesse http:// motor V-6 TDI Diesel de 3 litros.
articles.sae.org/13388/. Os engenheiros da Audi vêm testando os “e-boosters” há anos, e a Auto-
motive Engineering dirigiu um protótipo dotado da tecnologia (veja http://
Superalimentação elétrica articles.sae.org/13421/ e http://articles.sae.org/13223/). Os principais fabrican-
auxiliar para o V-6 Diesel tes de turbocompressores, incluindo BorgWarner, Hitachi, Valeo e Honeywell,
da VW-Audi estão com protótipos desses compressores sendo avaliados por clientes, revela-
Compressor de acionamento elétrico ram fontes à AE.
como suplemento aos turbocompres- Os engenheiros das fabricantes de veículos vêm esse tipo de superalimentador
sores estão sendo estudados por toda a como alternativa potencial a sistemas de turboalimentação de dois estágios e a
indústria e a Volkswagen-Audi pode- oportunidade de ganhar algum espaço sob o capô, dependendo da configuração
rá ser a primeira fabricante a oferecer do motor e do veículo. Mas junto com os benefícios há vários desafios, principal-
esses sistemas eficientes para aumento mente consumo de energia elétrica e custo. Os compressores elétricos atualmente
de potência, normais de produção, no em desenvolvimento requerem sistema elétrico de 48 volts.
ano-modelo 2015. Engenheiros familiarizados com a tecnologia reconhecem que um compres-
Popularmente chamado “de e- sor elétrico convenientemente calibrado pode reduzir o consumo de combustível
-booster” (compressor elétrico), trata- entre 7% e 15%, a maior oportunidade sendo quando combinado com frena-
-se de um compressor acionado por gem regenerativa, dizem. A pressão é obtida instantaneamente e o maior fluxo
motor elétrico em vez do próprio mo- de massa de ar que o equipamento pode prover com baixas cargas pode ajudar a
tor do veículo. Estes são utilizados nos reduzir as emissões de material particulado.
turbocompressores da Fórmula 1 de Numa entrevista às revistas SAE no Salão de Genebra de 2014, o Dr. Heinz-
maneira mais sofisticada para eliminar -Jakob Neusser, chefe de Trem de Força do Grupo VW, falou do entusiasmo
a hesitação de turbo, ao mesmo tem- pelos compressores elétricos: “Acho que são uma boa solução para aumentar a
po possibilitando recuperar energia potência específica dos motores pequenos, de modo a poderem ser usados em
que pode ser jogada de volta na trans- veículos maiores sem que percam desempenho,” disse. ■
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