Page 59 - Revista EAA - Edição 63
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terna para rigidez adicional, a estrutura
           em escada também sustenta as capas
           fraturadas com precisão dos mancais
           principais (que também influenciaram
           o desenho do bloco, as bielas de perfil
           em “I” deslocadas, o cárter de plástico
           reforçado e os pistões). As capas dos
           mancais, também no CGI, são fratu-
           radas a laser em ângulo, explicou Wa-
           szczenko, criando um efeito de cunha
           quando as seções são meramente jun-
           tadas; o motor, na realidade, poderia
           funcionar sem os parafusos das capas.
           Os casquilhos multicamada da Federal
           Mogul vêm com um revestimento de
           baixo atrito, de sua propriedade.
             Os dois turbocompressores são
           BorgWarner e a pressão de superali-  missão. No começo do ano passado, o  Protótipo do compressor elétrico
           mentação máxima é de 2 bar. A admis-  então chefe de pesquisa e desenvolvi-  com corte na carcaça para
           são conta com variadores de fase com   mento da  VW, Dr. Ulrich Hacken-  mostrar o motor elétrico em seu
           autoridade de mais de 30°. Há varia-  berg, anunciou que uma versão de alto  interior. A Audi deverá ter um
           ção de fase no escapamento também,   desempenho do Audi Q7, chamado  3-litros V-6 em produção com
           que ajuda a eliminar a necessidade da   SQ7, terá um compressor adicional  esse compressor em 2015
           válvula EGR. A taxa de compressão é   acionado por motor elétrico no novo
           10:1. Para mais detalhes, acesse http://  motor V-6 TDI Diesel de 3 litros.
           articles.sae.org/13388/.             Os engenheiros da Audi vêm testando os “e-boosters” há anos, e a Auto-
                                             motive Engineering dirigiu um protótipo dotado da tecnologia (veja http://
           Superalimentação elétrica         articles.sae.org/13421/ e http://articles.sae.org/13223/). Os principais fabrican-
           auxiliar para o V-6 Diesel        tes de turbocompressores, incluindo BorgWarner, Hitachi, Valeo e Honeywell,
           da VW-Audi                        estão com protótipos desses compressores sendo avaliados por clientes, revela-
           Compressor de acionamento elétrico   ram fontes à AE.
           como suplemento aos turbocompres-    Os engenheiros das fabricantes de veículos vêm esse tipo de superalimentador
           sores estão sendo estudados por toda a   como alternativa potencial a sistemas de turboalimentação de dois estágios e a
           indústria e a Volkswagen-Audi pode-  oportunidade de ganhar algum espaço sob o capô, dependendo da configuração
           rá ser a primeira fabricante a oferecer   do motor e do veículo. Mas junto com os benefícios há vários desafios, principal-
           esses sistemas eficientes para aumento   mente consumo de energia elétrica e custo. Os compressores elétricos atualmente
           de potência, normais de produção, no   em desenvolvimento requerem sistema elétrico de 48 volts.
           ano-modelo 2015.                     Engenheiros familiarizados com a tecnologia reconhecem que um compres-
             Popularmente chamado  “de e-    sor elétrico convenientemente calibrado pode reduzir o consumo de combustível
           -booster” (compressor elétrico), trata-  entre 7% e 15%, a maior oportunidade sendo quando combinado com frena-
           -se de um compressor acionado por   gem regenerativa, dizem. A pressão é obtida instantaneamente e o maior fluxo
           motor elétrico em vez do próprio mo-  de massa de ar que o equipamento pode prover com baixas cargas pode ajudar a
           tor do veículo. Estes são utilizados nos   reduzir as emissões de material particulado.
           turbocompressores da Fórmula 1 de    Numa entrevista às revistas SAE no Salão de Genebra de 2014, o Dr. Heinz-
           maneira mais sofisticada para eliminar   -Jakob Neusser, chefe de Trem de Força do Grupo VW, falou do entusiasmo
           a hesitação de turbo, ao mesmo tem-  pelos compressores elétricos: “Acho que são uma boa solução para aumentar a
           po possibilitando recuperar energia   potência específica dos motores pequenos, de modo a poderem ser usados em
           que pode ser jogada de volta na trans-  veículos maiores sem que percam desempenho,” disse.       ■


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