Page 58 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA
O totalmente novo motor V-6 EcoBoost 2,7-L da
Ford utiliza um robusto bloco CGI com alumínio
na parte inferior, uma solução usada primeiro no
motor Ford V-8 a diesel de 6,7 litros
uma injeção direta deverão ser maiores, quando percebidos
de dentro do carro, do que dos rolamentos dos comandos.
Soluções de mono e biturbo da Mitsubishi e BorgWarner
fazem parte do plano Ingeninum, dando aos engenheiros a
capacidade de customizar os motores para aplicações veicu-
lares específicas. Lee disse que o 4-cilindros 2-L do novo Ja-
guar XE pesa até 80 kg menos que um motor típico atual de
potência equivalente. Ênfase especial foi dada em alcançar
atrito interno excepcionalmente baixo, descrito como sendo
17% menor do que num motor 2,2-litros Diesel. Para in-
formação adicional, entre em http://articles.sae.org/13353/.
O novo e robusto V-6 de 2,7-L da Ford
Testamos a picape Ford F-150 2015 e nosso motor favorito
para ela é o V-6 de 2,7 litros biturbo a gasolina EcoBoost. É
um belo motor destinado a outros produtos Ford e Lincoln.
Motor V-6 de 3 litros TDI biturbo do conceito Audi RS 5 De codinome Nano durante o desenvolvimento, esse novo
TDI com quatro válvulas por cilindro, sistema common rail V-6 de injeção direta, “quadrado” pelo diâmetro dos cilin-
com injetores piezoelétricos, dois turbocompressores e dros e curso dos pistões serem iguais, 83 mm, é certificado
compressor de acionamento elétrico pela SAE com 329 cv e 508 N•m (51,8 kgf•m). O pico de
2.967 cm³ / 385 cv a 4.250 rpm / 76,5 kgf•m de 1.250 a 2.000 rom
torque ocorre a 2.500 rpm.
Potência em kW Torque em N•m Em termos de potência versus peso em ordem de mar-
cha do veículo que usa muito alumínio na sua construção,
o 2,7-L é comparável ao EcoBoost V-6 de 3,5 litros que
metade dos compradores da F-150 adquirem, segundo os
dados de vendas em 2014.
Talvez a mais interessante tecnologia do V-6 seja seu
bloco sem camisas de cilindros, de grafite e ferro compac-
tados (CGI, a sigla em inglês), usado primeiro pela Ford
no seu V-8 Diesel PowerStroke de 6,7 litros. O bloco CGI
oferece resistência à resiliência 75% maior, rigidez 45% mais
alta e aproximadamente o dobro da resistência à fadiga dos
blocos feitos de materiais alternativos, como observou Ed
Waszczenko, chefe do time de Projeto de Motores em “V”
da Ford. O bloco tem também superior estabilidade dimen-
sional, durabilidade e características de absorção de NVH.
Potência A resistência do CGI permite paredes de cilindros mais del-
Torque gadas e base dos mancais de apoio mais estreitas.
O bloco CGI é na verdade um dos dois principais ele-
mentos estruturais da parte de baixo do novo V-6. O outro
Rotação do motor (rpm) é uma estrutura em escada, de alumínio, que envolve a parte
Potência do protótipo do motor Audi com compressor inferior do elemento CGI e é aparafusada em grossos flanges
mecânico auxiliar instalado num RS 5 TDI no verão de 2014 em cada lado do bloco. Fortemente nervurada na parte ex-
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