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TECNOLOGIA





                                                              O totalmente novo motor V-6 EcoBoost 2,7-L da
                                                              Ford utiliza um robusto bloco CGI com alumínio
                                                              na parte inferior, uma solução usada primeiro no
                                                              motor Ford V-8 a diesel de 6,7 litros

                                                              uma injeção direta deverão ser maiores, quando percebidos
                                                              de dentro do carro, do que dos rolamentos dos comandos.
                                                                 Soluções de mono e biturbo da Mitsubishi e BorgWarner
                                                              fazem parte do plano Ingeninum, dando aos engenheiros a
                                                              capacidade de customizar os motores para aplicações veicu-
                                                              lares específicas. Lee disse que o 4-cilindros 2-L do novo Ja-
                                                              guar XE pesa até 80 kg menos que um motor típico atual de
                                                              potência equivalente. Ênfase especial foi dada em alcançar
                                                              atrito interno excepcionalmente baixo, descrito como sendo
                                                              17% menor do que num motor 2,2-litros Diesel. Para in-
                                                              formação adicional, entre em http://articles.sae.org/13353/.

                                                              O novo e robusto V-6 de 2,7-L da Ford
                                                              Testamos a picape Ford F-150 2015 e nosso motor favorito
                                                              para ela é o V-6 de 2,7 litros biturbo a gasolina EcoBoost. É
                                                              um belo motor destinado a outros produtos Ford e Lincoln.
            Motor V-6 de 3 litros TDI biturbo do conceito Audi RS 5   De codinome Nano durante o desenvolvimento, esse novo
           TDI com quatro válvulas por cilindro, sistema common rail   V-6 de injeção direta, “quadrado” pelo diâmetro dos cilin-
           com injetores piezoelétricos, dois turbocompressores e   dros e curso dos pistões serem iguais, 83 mm, é certificado
           compressor de acionamento elétrico                 pela SAE com 329 cv e 508 N•m (51,8 kgf•m). O pico de
           2.967 cm³ / 385 cv a 4.250 rpm / 76,5 kgf•m de 1.250 a 2.000 rom
                                                              torque ocorre a 2.500 rpm.
            Potência em kW                    Torque em N•m      Em termos de potência versus peso em ordem de mar-
                                                              cha do veículo que usa muito alumínio na sua construção,
                                                              o 2,7-L é comparável ao EcoBoost V-6 de 3,5 litros que
                                                              metade dos compradores da F-150 adquirem, segundo os
                                                              dados de vendas em 2014.
                                                                 Talvez a mais interessante tecnologia do V-6 seja seu
                                                              bloco sem camisas de cilindros, de grafite e ferro compac-
                                                              tados (CGI, a sigla em inglês), usado primeiro pela Ford
                                                              no seu V-8 Diesel PowerStroke de 6,7 litros. O bloco CGI
                                                              oferece resistência à resiliência 75% maior, rigidez 45% mais
                                                              alta e aproximadamente o dobro da resistência à fadiga dos
                                                              blocos feitos de materiais alternativos, como observou Ed
                                                              Waszczenko, chefe do time de Projeto de Motores em “V”
                                                              da Ford. O bloco tem também superior estabilidade dimen-
                                                              sional, durabilidade e características de absorção de NVH.
                                        Potência              A resistência do CGI permite paredes de cilindros mais del-
                                        Torque                gadas e base dos mancais de apoio mais estreitas.
                                                                 O bloco CGI é na verdade um dos dois principais ele-
                                                              mentos estruturais da parte de baixo do novo V-6. O outro
                                       Rotação do motor (rpm)  é uma estrutura em escada, de alumínio, que envolve a parte
           Potência do protótipo do motor Audi com compressor   inferior do elemento CGI e é aparafusada em grossos flanges
           mecânico auxiliar instalado num RS 5 TDI no verão de 2014  em cada lado do bloco. Fortemente nervurada na parte ex-


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