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Vencedores das provas da 11ª Competição Fórmula SAE BRASIL
                                                      Prova           Vencedor Combustão     Vencedor Elétrico
                                                 Custos e Manufatura    FSAE-Unicamp         Fórmula FEI Elétrico
           1 minuto e 16 segundos, enquanto a        Projeto              EESC USP           Unicamp E-Racing
           tricampeã Unicamp E-Racing mar-         Apresentação        UniBo Motorsport      Fórmula FEI Elétrico
                                              Skid-pad (aceleração lateral)  EESC USP        Fórmula FEI Elétrico
           cou 1 minuto e 19 segundos. Apesar
                                                    Aceleração         UniBo Motorsport      Unicamp E-Racing
           das voltas rápidas, as equipes da FEI    Autocross            Fórmula FEI         Unicamp E-Racing
           abandonaram o Enduro por proble-          Enduro            UniBo Motorsport      Unicamp E-Racing
           mas mecânicos e ficaram fora da dis-     Eficiência          FSAE-Unicamp         Unicamp E-Racing
                                                   Prêmio FEV*           Fórmula FEI
           puta pelo primeiro lugar.
                                             *Prêmio de melhor Powertrain concebido à equipe que apresentou a melhor média
             Além de vencer a competição na   ponderada entre Projeto de Motor, tempo de Autocross e tempo de Aceleração
           categoria Combustão, a equipe ita-
           liana também venceu, na Geral, as   presente em alguns protótipos dos fu-  tas peças em alumínio aeronáutico.
           provas de Apresentação e o Enduro.   turos engenheiros.             Softwares desenvolvidos pelas equi-
           A vencedora da categoria Elétrico,   Na categoria Elétrico, destaque   pes para telemetria em tempo real e
           Unicamp E-Racing, também levou    para uso de bateria de LiPO4, redu-  para gerenciamento de baterias tam-
           o troféu de Eficiência e de Melhor   tor planetário projetado inteiramente   bém chamaram a atenção dos juízes.
           Aceleração com um tempo incrível   por equipe, disco único traseiro, siste-  Com o resultado, os times brasilei-
           de 3,669 segundos, o melhor tempo já   ma de freios com posições dos pedais   ros melhor colocados ganharam o di-
           registrado no Brasil para a prova!  iguais aos carros comerciais, sistema   reito de representar o país em 2015 nas
             Os times da FSAE-Unicamp e      de montagem  “tipo lego” com en-  competições da SAE International,
           Fórmula UFSM completaram o pódio   caixes devido ao projeto e ao corte a   realizadas em Michigan e Lincoln,
           da categoria Combustão com o segun-  laser, mangas universais, além de mui-  nos Estados Unidos.   ■
           do e o terceiro lugares, respectivamen-
           te. Na categoria Elétrico, as equipes
           Fórmula FEI Elétrico e Fórmula
           UFSC foram a segunda e terceira me-
           lhores colocadas, respectivamente.
             Entre as novidades da edição
           2014, a Competição SAE BRASIL-
           -Petrobras de Fórmula SAE pro-
           moveu todas as provas dinâmicas no
           autódromo do Esporte Clube Piraci-                                  Os resultados mostram que
           cabano de Automobilismo (ECPA), o                                   os projetos têm avançado
           que permitiu mais segurança para as  Carro da UniBo, vencedor       significativamente a cada ano
           equipes e melhor visibilidade para as  da categoria Combustão
           mais de duas mil pessoas que foram
           prestigiar o evento.
             Como inovação tecnológica, des-
           taque para o avanço do compósito de
           fibra de carbono em partes estruturais
           dos carros Fórmula SAE, como na
           admissão inteira e em todos os apên-
           dices aerodinâmicos. O uso de colas
           poderosas em substituição à solda em
           componentes metálicos não estrutu-
           rais foi outra novidade nos modelos,
           uma tendência automobilística mun-
           dial. Comum na Fórmula 1, o uso de
           aerofólios, que abrem na reta e fecham
           durante a frenagem, também esteve


                                                                                                           61
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