Page 61 - Revista EAA - Edição 63
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Vencedores das provas da 11ª Competição Fórmula SAE BRASIL
Prova Vencedor Combustão Vencedor Elétrico
Custos e Manufatura FSAE-Unicamp Fórmula FEI Elétrico
1 minuto e 16 segundos, enquanto a Projeto EESC USP Unicamp E-Racing
tricampeã Unicamp E-Racing mar- Apresentação UniBo Motorsport Fórmula FEI Elétrico
Skid-pad (aceleração lateral) EESC USP Fórmula FEI Elétrico
cou 1 minuto e 19 segundos. Apesar
Aceleração UniBo Motorsport Unicamp E-Racing
das voltas rápidas, as equipes da FEI Autocross Fórmula FEI Unicamp E-Racing
abandonaram o Enduro por proble- Enduro UniBo Motorsport Unicamp E-Racing
mas mecânicos e ficaram fora da dis- Eficiência FSAE-Unicamp Unicamp E-Racing
Prêmio FEV* Fórmula FEI
puta pelo primeiro lugar.
*Prêmio de melhor Powertrain concebido à equipe que apresentou a melhor média
Além de vencer a competição na ponderada entre Projeto de Motor, tempo de Autocross e tempo de Aceleração
categoria Combustão, a equipe ita-
liana também venceu, na Geral, as presente em alguns protótipos dos fu- tas peças em alumínio aeronáutico.
provas de Apresentação e o Enduro. turos engenheiros. Softwares desenvolvidos pelas equi-
A vencedora da categoria Elétrico, Na categoria Elétrico, destaque pes para telemetria em tempo real e
Unicamp E-Racing, também levou para uso de bateria de LiPO4, redu- para gerenciamento de baterias tam-
o troféu de Eficiência e de Melhor tor planetário projetado inteiramente bém chamaram a atenção dos juízes.
Aceleração com um tempo incrível por equipe, disco único traseiro, siste- Com o resultado, os times brasilei-
de 3,669 segundos, o melhor tempo já ma de freios com posições dos pedais ros melhor colocados ganharam o di-
registrado no Brasil para a prova! iguais aos carros comerciais, sistema reito de representar o país em 2015 nas
Os times da FSAE-Unicamp e de montagem “tipo lego” com en- competições da SAE International,
Fórmula UFSM completaram o pódio caixes devido ao projeto e ao corte a realizadas em Michigan e Lincoln,
da categoria Combustão com o segun- laser, mangas universais, além de mui- nos Estados Unidos. ■
do e o terceiro lugares, respectivamen-
te. Na categoria Elétrico, as equipes
Fórmula FEI Elétrico e Fórmula
UFSC foram a segunda e terceira me-
lhores colocadas, respectivamente.
Entre as novidades da edição
2014, a Competição SAE BRASIL-
-Petrobras de Fórmula SAE pro-
moveu todas as provas dinâmicas no
autódromo do Esporte Clube Piraci- Os resultados mostram que
cabano de Automobilismo (ECPA), o os projetos têm avançado
que permitiu mais segurança para as Carro da UniBo, vencedor significativamente a cada ano
equipes e melhor visibilidade para as da categoria Combustão
mais de duas mil pessoas que foram
prestigiar o evento.
Como inovação tecnológica, des-
taque para o avanço do compósito de
fibra de carbono em partes estruturais
dos carros Fórmula SAE, como na
admissão inteira e em todos os apên-
dices aerodinâmicos. O uso de colas
poderosas em substituição à solda em
componentes metálicos não estrutu-
rais foi outra novidade nos modelos,
uma tendência automobilística mun-
dial. Comum na Fórmula 1, o uso de
aerofólios, que abrem na reta e fecham
durante a frenagem, também esteve
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