Page 20 - Revista EAA - Edição 64
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ÔNIBUS
Gigante elétrico
VEÍCULOS “VERDES” TAMBÉM SERVEM PARA O TRANSPORTE COLETIVO. ALÉM DE
HÍBRIDOS E CÉLULA DE COMBUSTÍVEL, SÃO PAULO É PIONEIRO COM O ÔNIBUS
ARTICULADO TOTALMENTE ELÉTRICO, COM BATERIAS DE ÍONS DE LÍTIO JOSIAS SILVEIRA
Quando se pensa em veículos elétricos, híbridos ou com célula de combus- – Programa das Nações Unidas para o
tível, a ideia logo remete aos automóveis. A imagem de ônibus elétrico está Desenvolvimento – sendo coordenado
ligada aos velhos trólebus, com “suspensórios” ligados à rede elétrica, como pela EMTU/SP (Empresa Municipal
os que rodam pelas ruas de São Paulo desde 1949. Passaram por aperfeiçoa- de Transportes Urbanos) e Ministério
mentos nessas mais de seis décadas, pois surgiram na época para substituir os de Minas e Energia. De acordo com
bondes. Traziam vantagens operacionais (facilidade de manobras) e de custos, Ivan Regina, gerente de planejamento
já que não precisam de trilhos. Eles continuam em uso e os paulistanos já se da EMTU, a próxima novidade em
acostumaram a ver o cobrador recolocando um “suspensório” que escapou da transporte limpo de passageiros serão
rede elétrica que o alimenta. três ônibus elétricos movidos a célula
Agora, nestes tempos ecológicos, os ônibus “verdes” e elétricos autônomos de combustível a hidrogênio – usando
ganham seu espaço. Não só com baterias, como também híbridos e a célula de tecnologia da Ballard canadense que
combustível. São Paulo tem concentrado boa parte das iniciativas de testes e uso detém a patente global do sistema.
desses ônibus “limpos”, contando com modelos com os três tipos de propulsão:
elétrica, hibrida e célula de combustível. Várias empresas trabalham em consór- Elétricos
cio para viabilizar esse transporte coletivo limpo. Inclusive o projeto dos ônibus O primeiro ônibus elétrico com bate-
a célula de combustível (“pilhas de combustível a hidrogênio”) vem do PNUD rias de íons de lítio, o E-Bus, come-
çou a circular na cidade japonesa de
Kitakyushu em fevereiro de 2014. For-
Temos o primeiro ônibus
elétrico articulado do mundo, necido pela divisão de indústria pesada
da Mitsubishi, o ônibus de assoalho
com capacidade para até baixo comporta 72 passageiros e foi
130 passageiros
um projeto “emissão zero” pioneiro de
transporte de massa.
São Paulo foi a segunda cidade do
mundo a receber a mesma tecnologia
no corredor Diadema–Morumbi, cer-
ca de um mês após o início dos testes
no Japão. Segundo Ivan Regina, uma
das empresas parceiras na implantação
do E-Bus, “a maior diferença é que o
nosso é o primeiro ônibus elétrico ar-
ticulado do mundo, com capacidade
para até 130 passageiros. Com partici-
pação da Mitsubishi Heavy Industries,
além da Metra e Eletra, o E-Bus foi
montado em um chassi Mercedes-
-Benz O-500 adaptado às necessida-
des de transporte de massa, dotado FOTOS DIVULGAÇÃO
de motor elétrico com potência de
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