Page 20 - Revista EAA - Edição 64
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ÔNIBUS





           Gigante elétrico





           VEÍCULOS “VERDES” TAMBÉM SERVEM PARA O TRANSPORTE COLETIVO. ALÉM DE
           HÍBRIDOS E CÉLULA DE COMBUSTÍVEL, SÃO PAULO É PIONEIRO COM O ÔNIBUS

           ARTICULADO TOTALMENTE ELÉTRICO, COM BATERIAS DE ÍONS DE LÍTIO    JOSIAS SILVEIRA


           Quando se pensa em veículos elétricos, híbridos ou com célula de combus-  – Programa das Nações Unidas para o
           tível, a ideia logo remete aos automóveis. A imagem de ônibus elétrico está   Desenvolvimento – sendo coordenado
           ligada aos velhos trólebus, com “suspensórios” ligados à rede elétrica, como   pela EMTU/SP (Empresa Municipal
           os que rodam pelas ruas de São Paulo desde 1949. Passaram por aperfeiçoa-  de Transportes Urbanos) e Ministério
           mentos nessas mais de seis décadas, pois surgiram na época para substituir os   de Minas e Energia. De acordo com
           bondes. Traziam vantagens operacionais (facilidade de manobras) e de custos,   Ivan Regina, gerente de planejamento
           já que não precisam de trilhos. Eles continuam em uso e os paulistanos já se   da EMTU, a próxima novidade em
           acostumaram a ver o cobrador recolocando um “suspensório” que escapou da   transporte limpo de passageiros serão
           rede elétrica que o alimenta.                                       três ônibus elétricos movidos a célula
             Agora, nestes tempos ecológicos, os ônibus “verdes” e elétricos autônomos   de combustível a hidrogênio – usando
           ganham seu espaço. Não só com baterias, como também híbridos e a célula de   tecnologia da Ballard canadense que
           combustível. São Paulo tem concentrado boa parte das iniciativas de testes e uso   detém a patente global do sistema.
           desses ônibus “limpos”, contando com modelos com os três tipos de propulsão:
           elétrica, hibrida e célula de combustível. Várias empresas trabalham em consór-  Elétricos
           cio para viabilizar esse transporte coletivo limpo. Inclusive o projeto dos ônibus   O primeiro ônibus elétrico com bate-
           a célula de combustível (“pilhas de combustível a hidrogênio”) vem do PNUD   rias de íons de lítio, o E-Bus, come-
                                                                               çou a circular na cidade japonesa de
                                                                               Kitakyushu em fevereiro de 2014. For-
                                                    Temos o primeiro ônibus
                                                elétrico articulado do mundo,   necido pela divisão de indústria pesada
                                                                               da Mitsubishi, o ônibus de assoalho
                                                    com capacidade para até    baixo comporta 72 passageiros e foi
                                                            130 passageiros
                                                                               um projeto “emissão zero” pioneiro de
                                                                               transporte de massa.
                                                                                  São Paulo foi a segunda cidade do
                                                                               mundo a receber a mesma tecnologia
                                                                               no corredor Diadema–Morumbi, cer-
                                                                               ca de um mês após o início dos testes
                                                                               no Japão. Segundo Ivan Regina, uma
                                                                               das empresas parceiras na implantação
                                                                               do E-Bus, “a maior diferença é que o
                                                                               nosso é o primeiro ônibus elétrico ar-
                                                                               ticulado do mundo, com capacidade
                                                                               para até 130 passageiros. Com partici-
                                                                               pação da Mitsubishi Heavy Industries,
                                                                               além da Metra e Eletra, o E-Bus foi
                                                                               montado em um chassi Mercedes-
                                                                               -Benz O-500 adaptado às necessida-
                                                                               des de transporte de massa, dotado  FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                                               de motor elétrico com potência de


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