Page 21 - Revista EAA - Edição 64
P. 21

Célula de Combustível
            e Híbrido

            Três ônibus elétricos movidos a
            célula de combustível que funciona
            a hidrogênio, com tecnologia da
            canadense Ballard, chegam até o final
            do primeiro semestre. Vão se juntar ao
            solitário ônibus com essa tecnologia
            que roda desde 2010 na mesma
            linha do elétrico. “Terão soluções
            tecnológicas e autonomia otimizados,
            com premissas do transporte de
            Primeiro Mundo”, segundo Regina. O
            ônibus a célula de combustível ainda
            em operação foi um projeto pioneiro,
            com início em 2006, e essa tecnologia
            já evoluiu bastante.
              Esses ônibus elétricos por
            célula a hidrogênio também não
            emitem poluentes. O hidrogênio é   240 kW (322 cv). Cada ida e volta neste corredor  No uso diário, roda
            transformado em energia elétrica   soma 22 km percorridos”, completa.         em torno de 55
            para alimentação do motor de        Por fora, o E-Bus é exatamente igual a um ôni-  km. Apenas uma
            tração do ônibus As membranas de
                                             bus articulado comum, com carroceria longa mon-  recarga rápida é
            troca de prótons (PEM, a sigla em
            inglês) impedem a passagem dos   tada pela Eletra, de 18,5 metros de comprimento.  feita no terminal de
            elétrons do H2 que são capturados e   Entretanto, é silencioso e carrega três toneladas ex-  Diadema, por meio
            direcionados em forma de corrente   tras, correspondentes às baterias de íons de lítio, para  de um pente especial
            elétrica ao motor de tração. A Estação   ter desempenho e autonomia proporcionais aos seus  acoplado à parte
            de Produção e Abastecimento de
            Hidrogênio em São Bernardo do    30.800 kg, massa quase três vezes maior em relação  traseira do teto
            Campo (SP) separa as moléculas   ao ônibus comum japonês. Regina conta que “os pas-
            de água por meio de eletrólise. O   sageiros mal percebem a diferença, exceto por ouvi-
            oxigênio da molécula é liberado   rem mais o condicionador de ar”.
            para a atmosfera e o hidrogênio,    De acordo com Marcos Corrêa Lopes, chefe de planejamento de transportes
            comprimido e armazenado, abastece
                                             da Metra, o projeto passou da fase experimental após seis meses de testes rodan-
            os ônibus.
              Há também 14 ônibus híbridos
            circulando desde 2004 em São Paulo,                                           Toda a mecânica e
            similares aos usados em centros
            urbanos na Europa. A diferença é                                              eletrônica são da
            que, além do menor custo, utilizam                                            Mitsubishi Heavy
            motores turbodiesel compactos                                                 Industries: inclusive
            com cilindrada entre 2,2 e 2,6 litros.                                        o enorme conjunto
            Estes motores a diesel auxiliam
            nas arrancadas e também acionam                                               de baterias, o sistema
            geradores que recarregam as baterias                                          regenerativo de
            de íons de lítio. A velocidade de                                             energia e as estações
            cruzeiro se dá apenas no modo                                                 de recarga
            elétrico. De acordo com os testes
            ingleses, os híbridos a diesel chegam
            a emitir 32% menos poluentes em
            relação a um diesel comum, além de
            economizarem pelo menos 40% de
            combustível em ciclo urbano.



                                                                                                           21
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26