Page 21 - Revista EAA - Edição 64
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Célula de Combustível
e Híbrido
Três ônibus elétricos movidos a
célula de combustível que funciona
a hidrogênio, com tecnologia da
canadense Ballard, chegam até o final
do primeiro semestre. Vão se juntar ao
solitário ônibus com essa tecnologia
que roda desde 2010 na mesma
linha do elétrico. “Terão soluções
tecnológicas e autonomia otimizados,
com premissas do transporte de
Primeiro Mundo”, segundo Regina. O
ônibus a célula de combustível ainda
em operação foi um projeto pioneiro,
com início em 2006, e essa tecnologia
já evoluiu bastante.
Esses ônibus elétricos por
célula a hidrogênio também não
emitem poluentes. O hidrogênio é 240 kW (322 cv). Cada ida e volta neste corredor No uso diário, roda
transformado em energia elétrica soma 22 km percorridos”, completa. em torno de 55
para alimentação do motor de Por fora, o E-Bus é exatamente igual a um ôni- km. Apenas uma
tração do ônibus As membranas de
bus articulado comum, com carroceria longa mon- recarga rápida é
troca de prótons (PEM, a sigla em
inglês) impedem a passagem dos tada pela Eletra, de 18,5 metros de comprimento. feita no terminal de
elétrons do H2 que são capturados e Entretanto, é silencioso e carrega três toneladas ex- Diadema, por meio
direcionados em forma de corrente tras, correspondentes às baterias de íons de lítio, para de um pente especial
elétrica ao motor de tração. A Estação ter desempenho e autonomia proporcionais aos seus acoplado à parte
de Produção e Abastecimento de
Hidrogênio em São Bernardo do 30.800 kg, massa quase três vezes maior em relação traseira do teto
Campo (SP) separa as moléculas ao ônibus comum japonês. Regina conta que “os pas-
de água por meio de eletrólise. O sageiros mal percebem a diferença, exceto por ouvi-
oxigênio da molécula é liberado rem mais o condicionador de ar”.
para a atmosfera e o hidrogênio, De acordo com Marcos Corrêa Lopes, chefe de planejamento de transportes
comprimido e armazenado, abastece
da Metra, o projeto passou da fase experimental após seis meses de testes rodan-
os ônibus.
Há também 14 ônibus híbridos
circulando desde 2004 em São Paulo, Toda a mecânica e
similares aos usados em centros
urbanos na Europa. A diferença é eletrônica são da
que, além do menor custo, utilizam Mitsubishi Heavy
motores turbodiesel compactos Industries: inclusive
com cilindrada entre 2,2 e 2,6 litros. o enorme conjunto
Estes motores a diesel auxiliam
nas arrancadas e também acionam de baterias, o sistema
geradores que recarregam as baterias regenerativo de
de íons de lítio. A velocidade de energia e as estações
cruzeiro se dá apenas no modo de recarga
elétrico. De acordo com os testes
ingleses, os híbridos a diesel chegam
a emitir 32% menos poluentes em
relação a um diesel comum, além de
economizarem pelo menos 40% de
combustível em ciclo urbano.
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