Page 25 - Revista EAA - Edição 64
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octanagem de 95 RON e 102 RON, juntamente com quatro combinações de
gasolina-etanol e duas de gasolina-butanol. As misturas de combustíveis rece-
beram gasolina 95 RON, de modo que E10 representa 10% de etanol e 90%
de gasolina 95 RON. A especificação das misturas de combustíveis está re-
presentada na Fig. 2 e todos os combustíveis da avaliação foram obtidos por
meio de um produtor especialista em misturas, com todos os cuidados para
evitar contaminação.
Um motor de 1,2 l, com três cilindros, gasolina, injeção direta turbocom-
pressor de dois estágios de enchimento e injeção direta central piezoelétrica
foi utilizado para esse estudo.
Testes em banco de provas de motores foram realizados com o objetivo de
verificar o comportamento do motor com vários combustíveis, bem como, levanta-
mento de informações para alimentação do modelo matemático.
Resultados
Uma análise do avanço ótimo para quatro tipos de combustível (E0 R95, E0
R102, E22 e E85) foi conduzida. A figura 5 a seguir demonstra o avanço de
O
ignição ótimo (50% MFB = 10 ATDC), para cargas acima das linhas de cada
combustível, o motor tem avanço de ignição prejudicado em função da deto-
nação, enquanto abaixo destas linhas o avanço de ignição ideal pode ser obtido.
Fig. 4: Motor Downsizing
Dados do motor
Fig. 3: Ciclos de condução
Diâmetro 83.0 mm
Curso 73.9 mm
Número de cilindros 3
velocidade [km/h} Ordem de explosão 9.75:1
Deslocamento
1.21L
Cilindrada
1-2-3
Nesta análise, é claramente de-
monstrado que o E22 e o E85 podem
velocidade [km/h} funcionar com intervalos de ignição
ótimos em cargas significativamente
maiores do que a 95 RON. Isso é cla-
ramente um efeito dos valores RON
mais elevados desses combustíveis. A
velocidade [km/h} gasolina 102 RON, sem etanol, tam-
bém é analisada e confere resultado
similar ao E22, que tem o mesmo nú-
mero de octanas RON.
No próximo experimento, foi de-
monstrada qual a carga máxima pode
velocidade [km/h} ser alcançada em cada combustível
em condições estequiométricas, desa-
MAHLE PT Alta Carga bilitando o enriquecimento da mistu-
ra de combustível, comumente utili-
zado para proteção dos componentes
em motores.
tempo [segundos]
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