Page 25 - Revista EAA - Edição 64
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octanagem de 95 RON e 102 RON, juntamente com quatro combinações de
           gasolina-etanol e duas de gasolina-butanol. As misturas de combustíveis rece-
           beram gasolina 95 RON, de modo que E10 representa 10% de etanol e 90%
           de gasolina 95 RON. A especificação das misturas de combustíveis está re-
           presentada na Fig. 2 e todos os combustíveis da avaliação foram obtidos por
           meio de um produtor especialista em misturas, com todos os cuidados para
           evitar contaminação.
             Um motor de 1,2 l, com três cilindros, gasolina, injeção direta turbocom-
           pressor de dois estágios de enchimento e injeção direta central piezoelétrica
           foi utilizado para esse estudo.
             Testes em banco de provas de motores foram realizados com o objetivo de
           verificar o comportamento do motor com vários combustíveis, bem como, levanta-
           mento de informações para alimentação do modelo matemático.

           Resultados
           Uma análise do avanço ótimo para quatro tipos de combustível (E0 R95, E0
           R102, E22 e E85) foi conduzida. A figura 5 a seguir demonstra o avanço de
                                    O
           ignição ótimo (50% MFB = 10  ATDC), para cargas acima das linhas de cada
           combustível, o motor tem avanço de ignição prejudicado em função da deto-
           nação, enquanto abaixo destas linhas o avanço de ignição ideal pode ser obtido.
                                                                               Fig. 4: Motor Downsizing
                                                                                  Dados do motor
           Fig. 3: Ciclos de condução
                                                                                         Diâmetro  83.0 mm
                                                                                            Curso  73.9 mm
                                                                                 Número de cilindros  3
             velocidade [km/h}                                                   Ordem de explosão  9.75:1
                                                                                     Deslocamento
                                                                                                   1.21L
                                                                                         Cilindrada
                                                                                                   1-2-3


                                                                                  Nesta análise, é claramente de-
                                                                               monstrado que o E22 e o E85 podem
             velocidade [km/h}                                                 funcionar com intervalos de ignição
                                                                               ótimos em cargas significativamente
                                                                               maiores do que a 95 RON. Isso é cla-
                                                                               ramente um efeito dos valores RON
                                                                               mais elevados desses combustíveis. A
             velocidade [km/h}                                                 gasolina 102 RON, sem etanol, tam-
                                                                               bém é analisada e confere resultado
                                                                               similar ao E22, que tem o mesmo nú-
                                                                               mero de octanas RON.
                                                                                  No próximo experimento, foi de-
                                                                               monstrada qual a carga máxima pode
             velocidade [km/h}                                                 ser alcançada em cada combustível
                                                                               em condições estequiométricas, desa-


                            MAHLE PT Alta Carga                                bilitando o enriquecimento da mistu-
                                                                               ra de combustível, comumente utili-
                                                                               zado para proteção dos componentes
                                                                               em motores.
                                        tempo [segundos]

                                                                                                           25
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