Page 24 - Revista EAA - Edição 64
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TECNOLOGIA





           Downsizing e biocombustíveis:



           sinergias para redução de CO                                   2





           O downsizing vem sendo visto como   JAMES TAYLOR, DAVE OUDENIJEWEME,   propriedades dos combustíveis. Con-
           uma das principais tecnologias para   DR. MARCO WARTH, MARCOS CLEMENTE   sequentemente, isso trará implicações
           obter menores níveis de emissões de   E EVERTON LOPES DA SILVA*    sobre a tecnologia dos motores para que
           CO 2 em motores de combustão inter-                                os novos índices de redução de CO 2 do
           na. Os vários fabricantes de motores                               tanque à roda possam ser atingidos.
           introduzem níveis cada vez maiores   A gasolina é composta por uma complexa mistura de hidrocarbonetos e a
           dessa tecnologia em seus sistemas de   inclusão de um considerável percentual de biocombustível influenciará em suas
           propulsão; no entanto, uma série de   propriedades físico-quimicas, em especial, no poder calorífico, curva de destilação
           desafios ainda precisa ser superada para   e, potencialmente, na octanagem, que impactará de forma positiva no comporta-
           que todo o seu potencial possa ser apli-  mento da combustão. Esse aumento da octanagem tende a beneficiar os motores
           cado. Entre eles, se inclui a propensão   com potência específica elevada, comum nos casos de tecnologia downsizing.
           à detonação, que limita a taxa de com-  Os argumentos aqui apresentados têm como objetivo esclarecer os efeitos que
           pressão, a entrega de torque em baixa   o combustível tem sobre a futura escolha tecnológica do veículo, além de consta-
           rotação e, mais importante, o compor-  tar que um motor com tecnologia downsizing pode reduzir significativamente as
           tamento da combustão em condições   emissões de CO 2 em um automóvel. Para tanto, foram utilizados o Novo Ciclo
           transientes. Uma limitação para tec-  Europeu de Condução (NEDC), além de um ciclo de condução mais próximo da
           nologias downsizing é a ocorrência de   realidade (Artemis) [2]. Adicionalmente, ciclos sob carga mais elevada foram in-
           pré-ignição levando à detonação.   vestigados, para que se pudesse entender a sensibilidade do motor ao combustível.
             A substituição dos combustíveis    A metodologia utilizada para este estudo foi:
           fósseis por biocombustíveis tem grande   ❖  Levantamento dos dados de base por meio de testes veiculares.
           potencial de reduzir significativamente   ❖  Construção de modelo matemático do ciclo de dirigibilidade.
           as emissões de CO 2 dos veículos [1]. A   ❖  Teste de motor para levantamento dos mapas de consumo de combustível.
           Regulamentação Europeia para Com-  ❖  Predição por meio do modelo do impacto na emissão de CO 2 em vários
           bustíveis Renováveis estabelece que   ciclos de dirigibilidade
           10% dos combustíveis utilizados sejam   O veículo escolhido para representar a tecnologia foi um modelo 2009 da
           renováveis até 2020, o que poderá re-  classe D, equipado com um motor de 2 litros a gasolina, injeção direta, turbo-
           presentar mudanças expressivas nas   alimentado, comando de válvulas variável e câmbio manual de seis marchas.
                                                Os principais parâmetros dos veículos encontram-se resumidos na Fig. 1
                                                Para os objetivos do estudo, que visam compreender as sinergias entre bio-
           Fig. 1. Parâmetros do veículo     combustíveis e motores com tecnologia downsized, foram usadas gasolinas com
                de teste e motor
              Tipo de veículo  Classe D
              Peso a seco (kg)  1.440            Fig. 2: Propriedade dos combustíveis
                    Câmbio  6 marchas manual
                     Motor  I4 – Turbo, Inj. Dir.
             Deslocamento (l)  1,984
              Torque máximo   280/1.700
                  (Nm/rpm)
            Potência máxima   150/5.100
                   (kW/rpm)                                                                                     FOTOS DIVULGAÇÃO
           Média de emissões  204 g/km
             de CO2 em NEDC                                                               Baixo poder calorífico (LHV) (MJ/kg)

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