Page 24 - Revista EAA - Edição 64
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TECNOLOGIA
Downsizing e biocombustíveis:
sinergias para redução de CO 2
O downsizing vem sendo visto como JAMES TAYLOR, DAVE OUDENIJEWEME, propriedades dos combustíveis. Con-
uma das principais tecnologias para DR. MARCO WARTH, MARCOS CLEMENTE sequentemente, isso trará implicações
obter menores níveis de emissões de E EVERTON LOPES DA SILVA* sobre a tecnologia dos motores para que
CO 2 em motores de combustão inter- os novos índices de redução de CO 2 do
na. Os vários fabricantes de motores tanque à roda possam ser atingidos.
introduzem níveis cada vez maiores A gasolina é composta por uma complexa mistura de hidrocarbonetos e a
dessa tecnologia em seus sistemas de inclusão de um considerável percentual de biocombustível influenciará em suas
propulsão; no entanto, uma série de propriedades físico-quimicas, em especial, no poder calorífico, curva de destilação
desafios ainda precisa ser superada para e, potencialmente, na octanagem, que impactará de forma positiva no comporta-
que todo o seu potencial possa ser apli- mento da combustão. Esse aumento da octanagem tende a beneficiar os motores
cado. Entre eles, se inclui a propensão com potência específica elevada, comum nos casos de tecnologia downsizing.
à detonação, que limita a taxa de com- Os argumentos aqui apresentados têm como objetivo esclarecer os efeitos que
pressão, a entrega de torque em baixa o combustível tem sobre a futura escolha tecnológica do veículo, além de consta-
rotação e, mais importante, o compor- tar que um motor com tecnologia downsizing pode reduzir significativamente as
tamento da combustão em condições emissões de CO 2 em um automóvel. Para tanto, foram utilizados o Novo Ciclo
transientes. Uma limitação para tec- Europeu de Condução (NEDC), além de um ciclo de condução mais próximo da
nologias downsizing é a ocorrência de realidade (Artemis) [2]. Adicionalmente, ciclos sob carga mais elevada foram in-
pré-ignição levando à detonação. vestigados, para que se pudesse entender a sensibilidade do motor ao combustível.
A substituição dos combustíveis A metodologia utilizada para este estudo foi:
fósseis por biocombustíveis tem grande ❖ Levantamento dos dados de base por meio de testes veiculares.
potencial de reduzir significativamente ❖ Construção de modelo matemático do ciclo de dirigibilidade.
as emissões de CO 2 dos veículos [1]. A ❖ Teste de motor para levantamento dos mapas de consumo de combustível.
Regulamentação Europeia para Com- ❖ Predição por meio do modelo do impacto na emissão de CO 2 em vários
bustíveis Renováveis estabelece que ciclos de dirigibilidade
10% dos combustíveis utilizados sejam O veículo escolhido para representar a tecnologia foi um modelo 2009 da
renováveis até 2020, o que poderá re- classe D, equipado com um motor de 2 litros a gasolina, injeção direta, turbo-
presentar mudanças expressivas nas alimentado, comando de válvulas variável e câmbio manual de seis marchas.
Os principais parâmetros dos veículos encontram-se resumidos na Fig. 1
Para os objetivos do estudo, que visam compreender as sinergias entre bio-
Fig. 1. Parâmetros do veículo combustíveis e motores com tecnologia downsized, foram usadas gasolinas com
de teste e motor
Tipo de veículo Classe D
Peso a seco (kg) 1.440 Fig. 2: Propriedade dos combustíveis
Câmbio 6 marchas manual
Motor I4 – Turbo, Inj. Dir.
Deslocamento (l) 1,984
Torque máximo 280/1.700
(Nm/rpm)
Potência máxima 150/5.100
(kW/rpm) FOTOS DIVULGAÇÃO
Média de emissões 204 g/km
de CO2 em NEDC Baixo poder calorífico (LHV) (MJ/kg)
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