Page 26 - Revista EAA - Edição 64
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TECNOLOGIA





             Os resultados demonstram, conforme gráfico da figura 6, que os combus-  Simulação
           tíveis E22 e o E85 podem alcançar cargas consideravelmente maiores com   Foram simulados utilizando o mo-
           alimentação estequiométrica, graças à sua maior resistência à detonação. Com   delo desenvolvido para o veículo em
           E85, é possível atingir o torque nominal do motor, em condições estequiomé-  estudo a aplicação do motor com
           tricas, sem ocorrência de detonação, o que é um feito notável para este motor   tecnologia downsized de 1.2l, usan-
           com elevado carregamento.                                           do vários combustíveis e misturas
             Esses resultados indicam que o aumento na taxa de compressão é possível,   nos quatro ciclos de dirigibilidade,
           especialmente para os combustíveis que se beneficiam dos maiores índices de oc-  conforme Figura 7.
           tanas, que é o caso das misturas com etanol.                           É observado uma menor emissão
                                                                               de CO 2 para o E85, em todos os ci-
                                                                               clos de dirigibilidade, em função da
                                                             Fig. 5: Avanço de
                                                Torque alvo                    melhor utilização do potencial da
                                                             ignição (50% MFB   tecnologia downsizing, vantagem
                                                                o
                                                             = 10 ATDC) limite   conferida principalmente à maior
                                                             para 95 RON, E22   octanagem dessa mistura, a qual per-
                                                             e E85             mite que o motor trabalhe com avan-

                                                                               ços de ignição otimizados em todos
                                                                               os seus regimes de funcionamento.

                                                                               Conclusões:
                                                                               Downsizing é uma tecnologia-chave
                                                                               que pode contribuir significativa-
                             Rotação do motor [rpm]                            mente para a redução de emissões
                                                                               de CO 2.
                                                            Fig. 6: Limites
                                                 Torque alvo                      Combustíveis com alta resistência
                                                            estequiométricos   à detonação, como é o caso do etanol,
                                                            de alimentação     demonstra grande sinergia com a tec-
                                                            para 95 RON, E22   nologia downsizing, especialmente em
                                                            e E85              condições de dirigibilidade em ciclos
                                                                               reais, onde regiões com maiores car-
                                                                               regamentos são exploradas, evitando
                                                                               problemas relacionados à detonação, o
                                                                               que pode habilitar aumento de taxa de
                                                                               compressão e, por consequência, au-
                               Rotação do motor [rpm]                          mento de eficiência energética.

                                                                               Referências
                                                                               1  Cockerill, S., “Securing Our Future with
                                                             Fig. 7: Emissões
                                                             de CO 2  com        Greener Food and Fuel”, ImechE Fuels for
                                                                                 Low Carbon Transportation Seminar, 30
                                                             diferentes          November 2010.
                                                             combustíveis      2  André, M. “The ARTEMIS European
                                                                                 driving cycles for measuring car pollutant
                                                                                 missions”, Science of the Total Environment
                                                                                 334-335, pp.73-78, Published by Elsevier
                                                                                 B.V., 2004.
                                                                               *James Taylor, Dave OudeNijeweme e dr. Marco
                                                                                  Warth são da MAHLE Powertrain Ltd. Reino
                                                MAHLE PT                          Unido; Marcos Clemente e Everton Lopes da
                                                Alta Carga                        Silva são da MAHLE Powertrain Brasil


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