Page 26 - Revista EAA - Edição 64
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TECNOLOGIA
Os resultados demonstram, conforme gráfico da figura 6, que os combus- Simulação
tíveis E22 e o E85 podem alcançar cargas consideravelmente maiores com Foram simulados utilizando o mo-
alimentação estequiométrica, graças à sua maior resistência à detonação. Com delo desenvolvido para o veículo em
E85, é possível atingir o torque nominal do motor, em condições estequiomé- estudo a aplicação do motor com
tricas, sem ocorrência de detonação, o que é um feito notável para este motor tecnologia downsized de 1.2l, usan-
com elevado carregamento. do vários combustíveis e misturas
Esses resultados indicam que o aumento na taxa de compressão é possível, nos quatro ciclos de dirigibilidade,
especialmente para os combustíveis que se beneficiam dos maiores índices de oc- conforme Figura 7.
tanas, que é o caso das misturas com etanol. É observado uma menor emissão
de CO 2 para o E85, em todos os ci-
clos de dirigibilidade, em função da
Fig. 5: Avanço de
Torque alvo melhor utilização do potencial da
ignição (50% MFB tecnologia downsizing, vantagem
o
= 10 ATDC) limite conferida principalmente à maior
para 95 RON, E22 octanagem dessa mistura, a qual per-
e E85 mite que o motor trabalhe com avan-
ços de ignição otimizados em todos
os seus regimes de funcionamento.
Conclusões:
Downsizing é uma tecnologia-chave
que pode contribuir significativa-
Rotação do motor [rpm] mente para a redução de emissões
de CO 2.
Fig. 6: Limites
Torque alvo Combustíveis com alta resistência
estequiométricos à detonação, como é o caso do etanol,
de alimentação demonstra grande sinergia com a tec-
para 95 RON, E22 nologia downsizing, especialmente em
e E85 condições de dirigibilidade em ciclos
reais, onde regiões com maiores car-
regamentos são exploradas, evitando
problemas relacionados à detonação, o
que pode habilitar aumento de taxa de
compressão e, por consequência, au-
Rotação do motor [rpm] mento de eficiência energética.
Referências
1 Cockerill, S., “Securing Our Future with
Fig. 7: Emissões
de CO 2 com Greener Food and Fuel”, ImechE Fuels for
Low Carbon Transportation Seminar, 30
diferentes November 2010.
combustíveis 2 André, M. “The ARTEMIS European
driving cycles for measuring car pollutant
missions”, Science of the Total Environment
334-335, pp.73-78, Published by Elsevier
B.V., 2004.
*James Taylor, Dave OudeNijeweme e dr. Marco
Warth são da MAHLE Powertrain Ltd. Reino
MAHLE PT Unido; Marcos Clemente e Everton Lopes da
Alta Carga Silva são da MAHLE Powertrain Brasil
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