Page 28 - Revista EAA - Edição 64
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TESTE EAA
Não é só perfil, o RS 7 Sportaback
é aerodinâmico, Cx 0,30
É um carro grande, 5.012 x 1.911 x
Audi RS 7 Sportback, lobo em 1.419 mm (comprimento/largura sem
os espelhos/altura) com entreeixos de
pele de cordeiro. E que lobo! 2.915 mm, e pesa em ordem de mar-
cha, com o tanque de 65 litros cheio,
1.920 kg. Seu coeficiente aerodinâmi-
co (Cx) é bom, 0,30, com área frontal
ESTÁ NESTE AUDI UM BOM EXEMPLO DO QUE A TECNOLOGIA de 2,29 m², o que dá uma contida área
AUTOMOBILÍSTICA ATUAL É CAPAZ: UM CONFORTÁVEL SEDÃ frontal corrigida de 0,687 m². Tudo
QUE DÁ VERGONHA EM MUITO CARRO ESPORTE E ENCHE DE isso apoiado em pneus Pirelli PZero
275/30ZR21, que são opcionais in-
ORGULHO O SEU PROPRIETÁRIO BOB SHARP
cluídos no pacote para o Brasil (os de
série são 275/35ZR20). Não há este-
Se você dispõe de R$ 624.990 na pe, no seu lugar vem um kit selante
sua conta bancária e quer sair em e bomba pneumática elétrica. Outro
busca do imensurável prazer de pos- item opcional mas que faz parte deste
suir e dirigir uma obra-prima sobre pacote é o aerofólio traseiro, que le-
quatro (largas) rodas, o Audi RS 7 vanta automaticamente ao ser atingida
Sportback está à sua espera. A satis- velocidade de 120 km/h.
fação que dá ao dirigir um sedã com O câmbio é automático epicíclico
jeito de cupê, mas que tem quatro portas, acelera como uma supermoto (mas ZF de oito marchas, com modo Sport
(
l
protegido das intempéries e que faz muito mais curva) e pode chegar a mais e trocas pela alavanca ou pelas borbo-
de 300 km/h, e ainda levá-lo e mais três pessoas e toda sua bagagem no porta- letas. Não pôde ser usado o S tronic
-malas de 535 litros, cuja tampa abre e fecha eletricamente, é uma combinação robotizado de duas embreagens do
difícil de imaginar. Mas ela existe, e funciona com gasolina comum, informado S7 devido ao maior torque do motor
no interno da portinhola do bocal de abastecimento. do RS 7. Mas a ZF conseguiu exce-
A carroceria pode ser considerada uma liftback, em que o vidro traseiro lente resultado na questão das trocas
abre-se junto com a porta de carga. Outro pormenor é os vidros das janelas de marchas, que são quase tão rápidas
não terem molduras, o que dá um toque adicional de esportividade ao modelo. quanto no robotizado em qualquer
O Audi A7 foi lançado no verão europeu de 2010 com motores V-6, um 2,8- situação. No modo manual, a marcha
L de aspiração atmosférica, injeção direta, 204 cv, e outro de 3 litros com compres- em uso não sobe ao ser atingida a ro-
sor, 310 cv (há versões a diesel também). Passado pouco mais de um ano, surgiu no tação-limite de 6.800 rpm. Nas redu-
Salão de Frankfurt o S7, a versão de alto desempenho definida pela letra ‘S’ em vez ções, há a aceleração interina perfeita
de “A”, prática da Audi, com um V-8 de 4 litros biturbo de 420 cv que já andava casando marcha com velocidade.
muito, 0-100 km/h em 4,7 s. O motor trazia desativação de cilindros visando Aliás, chegar a essa rotação é mero
reduzir o consumo em velocidades de viagem e, na esteira, o de CO 2, visando diletantismo, pois ir até 6.000 rpm
acalmar quem está preocupado com o efeito estufa. Em janeiro de 2013 a Audi dá e sobra, uma vez que a 5.700 rpm FOTOS PAULO KELLER
lançou o RS 7 (“R” de Renn, corrida em alemão) e em julho ano passado dotou-o o motor já está entregando a potên-
de novos faróis Matrix, a LEDs, e aplicou-lhe pequenas mudanças de estilo. cia máxima de 560 cv e assim vai até
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