Page 28 - Revista EAA - Edição 64
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TESTE EAA















                                                                               Não é só perfil, o RS 7 Sportaback
                                                                               é aerodinâmico, Cx 0,30

                                                                                  É um carro grande, 5.012 x 1.911 x
           Audi RS 7 Sportback, lobo em                                        1.419 mm (comprimento/largura sem
                                                                               os espelhos/altura) com entreeixos de
           pele de cordeiro. E que lobo!                                       2.915 mm, e pesa em ordem de mar-
                                                                               cha, com o tanque de 65 litros cheio,
                                                                               1.920 kg. Seu coeficiente aerodinâmi-
                                                                               co (Cx) é bom, 0,30, com área frontal
           ESTÁ NESTE AUDI UM BOM EXEMPLO DO QUE A TECNOLOGIA                  de 2,29 m², o que dá uma contida área
           AUTOMOBILÍSTICA ATUAL É CAPAZ: UM CONFORTÁVEL SEDÃ                  frontal corrigida de 0,687 m². Tudo
           QUE DÁ VERGONHA EM MUITO CARRO ESPORTE E ENCHE DE                   isso apoiado em pneus Pirelli PZero
                                                                               275/30ZR21, que são opcionais in-
           ORGULHO O SEU PROPRIETÁRIO        BOB SHARP
                                                                               cluídos no pacote para o Brasil (os de
                                                                               série são 275/35ZR20). Não há este-
           Se você dispõe de R$ 624.990 na                                     pe, no seu lugar vem um kit selante
           sua conta bancária e quer sair em                                   e bomba pneumática elétrica. Outro
           busca do imensurável prazer de pos-                                 item opcional mas que faz parte deste
           suir e dirigir uma obra-prima sobre                                 pacote é o aerofólio traseiro, que le-
           quatro (largas) rodas, o Audi RS 7                                  vanta automaticamente ao ser atingida
           Sportback está à sua espera. A satis-                               velocidade de 120 km/h.
           fação que dá ao dirigir um sedã com                                    O câmbio é automático epicíclico
           jeito de cupê, mas que tem quatro portas, acelera como uma supermoto (mas   ZF de oito marchas, com modo Sport
                                                                        (
                                                 l
           protegido das intempéries e que faz muito mais curva) e pode chegar a mais   e trocas pela alavanca ou pelas borbo-
           de 300 km/h, e ainda levá-lo e mais três pessoas e toda sua bagagem no porta-  letas. Não pôde ser usado o S tronic
           -malas de 535 litros, cuja tampa abre e fecha eletricamente, é uma combinação   robotizado de duas embreagens do
           difícil de imaginar. Mas ela existe, e funciona com gasolina comum, informado   S7 devido ao maior torque do motor
           no interno da portinhola do bocal de abastecimento.                 do RS 7. Mas a ZF conseguiu exce-
             A carroceria pode ser considerada uma liftback, em que o vidro traseiro   lente resultado na questão das trocas
           abre-se junto com a porta de carga. Outro pormenor é os vidros das janelas   de marchas, que são quase tão rápidas
           não terem molduras, o que dá um toque adicional de esportividade ao modelo.  quanto no robotizado em qualquer
             O Audi A7 foi lançado no verão europeu de 2010 com motores V-6, um 2,8-  situação. No modo manual, a marcha
           L de aspiração atmosférica, injeção direta, 204 cv, e outro de 3 litros com compres-  em uso não sobe ao ser atingida a ro-
           sor, 310 cv (há versões a diesel também). Passado pouco mais de um ano, surgiu no   tação-limite de 6.800 rpm. Nas redu-
           Salão de Frankfurt o S7, a versão de alto desempenho definida pela letra ‘S’ em vez   ções, há a aceleração interina perfeita
           de “A”, prática da Audi, com um V-8 de 4 litros biturbo de 420 cv que já andava   casando marcha com velocidade.
           muito, 0-100 km/h em 4,7 s. O motor trazia desativação de cilindros visando   Aliás, chegar a essa rotação é mero
           reduzir o consumo em velocidades de viagem e, na esteira, o de CO 2, visando   diletantismo, pois ir até 6.000 rpm
           acalmar quem está preocupado com o efeito estufa. Em janeiro de 2013 a Audi   dá e sobra, uma vez que a 5.700 rpm  FOTOS PAULO KELLER
           lançou o RS 7 (“R” de Renn, corrida em alemão) e em julho ano passado dotou-o   o motor já está entregando a potên-
           de novos faróis Matrix, a LEDs, e aplicou-lhe pequenas mudanças de estilo.   cia máxima de 560 cv e assim vai até


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