Page 33 - Revista EAA - Edição 64
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Se necessário, motorista e passageiro
           dianteiro também podem voltar seus
           bancos para frente – pré-requisito
           para uma condução manual. Para
           isso, o volante se estenderá automati-
           camente a partir do painel de instru-
           mentos. Os bancos forrados de couro
           são montados em estruturas curvas
           de alumínio polido circundadas por   Outro de destaque do seu desenho  Portas que se abrem em sentido
           um filete de LED azul.            é o sistema de abertura das portas, com  oposto e bancos que podem
             Um aspecto importante do F 015   as traseiras de abertura reversa. Portas  ser posicionados de forma a
           é a contínua troca de informações en-  dianteiras e traseiras podem ser aber-  haver uma maior interatividade
           tre o veículo, os passageiros e o mundo   tas e fechadas de forma independen-  entre os passageiros
           exterior. Isso é facilitado por meio de   te umas das outras. Com um ângulo
           seis telas harmoniosamente integradas   de abertura de 90°, o interior pode ser
           no painel de instrumentos e os painéis   confortavelmente acessado por ambos os lados. Não há colunas centrais. Um sis-
           laterais e traseiros, que transformam   tema interligado com elementos de bloqueio mecânico garante alto padrão de
           seu interior em uma arena digital. Os   segurança. Esses elementos de segurança interbloqueiam as portas dianteiras e
           passageiros podem interagir intuiti-  traseiras quando elas estão fechadas, ao mesmo tempo que se fixam firmemente à
           vamente com o veículo por meio de   estrutura do teto e das saias laterais. A solução resultante permite que uma quan-
           gestos, eye-tracking (movimento dos   tidade extremamente elevada de energia seja absorvida em caso de colisão frontal
           olhos) ou simplesmente tocando as   ou lateral, com o mínimo de intrusão no compartimento de passageiros.
           telas de alta resolução. Sensores re-  As próprias portas têm papel importante no conceito de segurança passiva do
           conhecem as mãos dos passageiros e   automóvel, já que as barras anti-invasivas sob as janelas laterais são vitais aqui. A
           oferecem interfaces de usuário com   Estrutura Pré-Segura, apresentada na mostra Experimental Safety Vehicle 2009,
           acesso a opções de operação para cada   e agora ainda mais reforçada, oferece a máxima segurança ao mesmo tempo em
           situação particular. Feixes de partículas   que ocupa mínimo espaço: em caso de colisão lateral, partes da carroceria “in-
           sobre o mostrador permitem a visuali-  flam” como fossem um airbag, permitindo a absorção da energia do impacto tanto
           zação do movimento do veículo.    quanto possível.
                                                Além disso, sua carroceria foi projetada para permitir a integração impac-
           Estrutura inovadora               to-protegido (impact-protected) de um sistema de tração elétrica por célu-
           A carroceria de alta resistência do F
           015 garante grande segurança e con-                                                 Os passageiros
           forto para seus passageiros e novos                                                 podem
           materiais e estruturas foram desenvol-                                              interagir com
           vidos para o que a empresa denomina                                                 o veículo
           de  “Estrutura de Carroceria Inteli-                                                por meio
           gente (SBS, a sigla em inglês)”. Utili-                                             de gestos,
           zando plástico reforçado com fibra de                                               eye-tracking
           carbono (CFRP), além de alumínio e                                                  (movimento
           aços de alta resistência, a engenharia                                              dos olhos) ou
           foi capaz de construir uma carroceria                                               tocando as
           40% mais leve em comparação com os                                                  telas de alta
           atuais veículos de produção.                                                        resolução


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