Page 33 - Revista EAA - Edição 64
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Se necessário, motorista e passageiro
dianteiro também podem voltar seus
bancos para frente – pré-requisito
para uma condução manual. Para
isso, o volante se estenderá automati-
camente a partir do painel de instru-
mentos. Os bancos forrados de couro
são montados em estruturas curvas
de alumínio polido circundadas por Outro de destaque do seu desenho Portas que se abrem em sentido
um filete de LED azul. é o sistema de abertura das portas, com oposto e bancos que podem
Um aspecto importante do F 015 as traseiras de abertura reversa. Portas ser posicionados de forma a
é a contínua troca de informações en- dianteiras e traseiras podem ser aber- haver uma maior interatividade
tre o veículo, os passageiros e o mundo tas e fechadas de forma independen- entre os passageiros
exterior. Isso é facilitado por meio de te umas das outras. Com um ângulo
seis telas harmoniosamente integradas de abertura de 90°, o interior pode ser
no painel de instrumentos e os painéis confortavelmente acessado por ambos os lados. Não há colunas centrais. Um sis-
laterais e traseiros, que transformam tema interligado com elementos de bloqueio mecânico garante alto padrão de
seu interior em uma arena digital. Os segurança. Esses elementos de segurança interbloqueiam as portas dianteiras e
passageiros podem interagir intuiti- traseiras quando elas estão fechadas, ao mesmo tempo que se fixam firmemente à
vamente com o veículo por meio de estrutura do teto e das saias laterais. A solução resultante permite que uma quan-
gestos, eye-tracking (movimento dos tidade extremamente elevada de energia seja absorvida em caso de colisão frontal
olhos) ou simplesmente tocando as ou lateral, com o mínimo de intrusão no compartimento de passageiros.
telas de alta resolução. Sensores re- As próprias portas têm papel importante no conceito de segurança passiva do
conhecem as mãos dos passageiros e automóvel, já que as barras anti-invasivas sob as janelas laterais são vitais aqui. A
oferecem interfaces de usuário com Estrutura Pré-Segura, apresentada na mostra Experimental Safety Vehicle 2009,
acesso a opções de operação para cada e agora ainda mais reforçada, oferece a máxima segurança ao mesmo tempo em
situação particular. Feixes de partículas que ocupa mínimo espaço: em caso de colisão lateral, partes da carroceria “in-
sobre o mostrador permitem a visuali- flam” como fossem um airbag, permitindo a absorção da energia do impacto tanto
zação do movimento do veículo. quanto possível.
Além disso, sua carroceria foi projetada para permitir a integração impac-
Estrutura inovadora to-protegido (impact-protected) de um sistema de tração elétrica por célu-
A carroceria de alta resistência do F
015 garante grande segurança e con- Os passageiros
forto para seus passageiros e novos podem
materiais e estruturas foram desenvol- interagir com
vidos para o que a empresa denomina o veículo
de “Estrutura de Carroceria Inteli- por meio
gente (SBS, a sigla em inglês)”. Utili- de gestos,
zando plástico reforçado com fibra de eye-tracking
carbono (CFRP), além de alumínio e (movimento
aços de alta resistência, a engenharia dos olhos) ou
foi capaz de construir uma carroceria tocando as
40% mais leve em comparação com os telas de alta
atuais veículos de produção. resolução
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