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TESTE EAA





                                                                               Elegância até com todas as
                                                                               portas e tampas abertas; vidros
                                                                               das portas não têm moldura e
                                                                               tampa do porta-malas inclui o
                                                                               vidro traseiro



                                                                                  O motor é estado da arte: bloco
                                                                               e cabeçotes de alumínio, duplo co-
                                                                               mando de acionamento por corrente,
                                                                               4 válvulas por cilindro, injeção direta,
           6.600 rpm. O torque máximo de 71,4 m•kgf já vem a apenas 1.750 rpm e continua   dois turbocompressores de dupla vo-
           nesse patamar até 5.500 rpm. É um platô que pode ser chamado de planalto de tão   luta no vale do “V”, interresfriadores
           extenso. O gráfico abaixo mostra que a 1.000 rpm já são 38,7 m•kgf (380 N•m).  ar-água. A pressão de superalimenta-
             O resultado é uma resposta ao acelerador impressionante em qualquer rota-  ção é 1,2 bar. Conta com desliga/liga
           ção. O 0-100 km/h é feito em 3,9 segundos, aceleração de supercarro. Mas não é   (start-stop) que pode ser desativado e
           só o “Grande Prêmio do 0 a 100 km/h” que deixa qualquer motorista estupefato:   assim fica até ser acionado, não sendo
           0 a 160 km/h em 8,2 s, 0 a 200 km/h em 13,2 e 0 a 250 km/h em 23 s dão melhor   do inconveniente tipo em que o pa-
           ideia do que este felino alemão anda. Ou, por exemplo, estar-se 80 km/h em 8ª,   drão volta a cada partida de motor.
           acelerar a fundo, entrar a 4ª e em 2,9 segundos chegar-se a 120 km/h.  Para parar, gigantescos freios a
             Mas a maneira como o carro pode ser dirigido calma e elegantemente é no-  disco  carbocerâmicos,  dianteiros
           tável. O passageiro que não o conhece não pode imaginar que o rodar calmo e   com 420 mm de diâmetro. O duplo-
           silencioso se transforme num de carro esporte ao menor toque no acelerador.  -circuito, mantendo a tradição Audi,
             A velocidade máxima regulada é 250 km/h, mas na Alemanha pode-se optar   é em diagonal, uma vantagem sobre
           por 280 km/h e 305 km/h. A velocidade por 1.000 em 8ª é 62,3 km/h, portanto   seus concorrentes alemães BMW e
           em velocidade de viagem como 120 km/h o motor apenas sussurra a 1.900 rpm.   Mercedes-Benz de um circuito dian-
           No caso da velocidade máxima mais                                   teiro e outro, traseiro, ao garantir um
           alta (305 km/h), ela é atingida em 7ª                               freio dianteiro em caso da falha hi-
           a 6.100 rpm. A 250 km/h em 8ª são  Ver essa imagem no espelho       dráulica. Aliás, duplos também são os
           apenas 4.000 rpm.                 retrovisor signfica “dê passagem”...  fechos do capô, garantia contra abertu-
                                                                               ra acidental. A direção assistida elétrica
                                                                               tem relação de 13:1, a mais baixa que já
                                                                               experimentei, e o diâmetro mínimo de
                                                                               curva é de razoáveis 11,9 metros con-
                                                                               siderando o tamanho do carro.
                                                                                  A tração é integral (quattro), cujo
                                                                               diferencial central distribui o torque
                                                                               40% na dianteira e 60% na traseira
                                                                               como padrão, mas que, dependendo
                                                                               da necessidade, envia até 70% para a
                                                                               dianteira ou 85% para a traseira. Isso,
                                                                               mais a suspensão (pneumática com
                                                                               amortecimento adaptativo) em si, com
                                                                               geometria feita por quem entende do
                                                                               assunto, não poderia resultar, senão,
                                                                               em um comportamento irrepreensível.
                                                                               Há ainda o diferencial traseiro auto-
                                                                               bloqueante pelo freio que produz o


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