Page 30 - Revista EAA - Edição 64
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TESTE EAA
Elegância até com todas as
portas e tampas abertas; vidros
das portas não têm moldura e
tampa do porta-malas inclui o
vidro traseiro
O motor é estado da arte: bloco
e cabeçotes de alumínio, duplo co-
mando de acionamento por corrente,
4 válvulas por cilindro, injeção direta,
6.600 rpm. O torque máximo de 71,4 m•kgf já vem a apenas 1.750 rpm e continua dois turbocompressores de dupla vo-
nesse patamar até 5.500 rpm. É um platô que pode ser chamado de planalto de tão luta no vale do “V”, interresfriadores
extenso. O gráfico abaixo mostra que a 1.000 rpm já são 38,7 m•kgf (380 N•m). ar-água. A pressão de superalimenta-
O resultado é uma resposta ao acelerador impressionante em qualquer rota- ção é 1,2 bar. Conta com desliga/liga
ção. O 0-100 km/h é feito em 3,9 segundos, aceleração de supercarro. Mas não é (start-stop) que pode ser desativado e
só o “Grande Prêmio do 0 a 100 km/h” que deixa qualquer motorista estupefato: assim fica até ser acionado, não sendo
0 a 160 km/h em 8,2 s, 0 a 200 km/h em 13,2 e 0 a 250 km/h em 23 s dão melhor do inconveniente tipo em que o pa-
ideia do que este felino alemão anda. Ou, por exemplo, estar-se 80 km/h em 8ª, drão volta a cada partida de motor.
acelerar a fundo, entrar a 4ª e em 2,9 segundos chegar-se a 120 km/h. Para parar, gigantescos freios a
Mas a maneira como o carro pode ser dirigido calma e elegantemente é no- disco carbocerâmicos, dianteiros
tável. O passageiro que não o conhece não pode imaginar que o rodar calmo e com 420 mm de diâmetro. O duplo-
silencioso se transforme num de carro esporte ao menor toque no acelerador. -circuito, mantendo a tradição Audi,
A velocidade máxima regulada é 250 km/h, mas na Alemanha pode-se optar é em diagonal, uma vantagem sobre
por 280 km/h e 305 km/h. A velocidade por 1.000 em 8ª é 62,3 km/h, portanto seus concorrentes alemães BMW e
em velocidade de viagem como 120 km/h o motor apenas sussurra a 1.900 rpm. Mercedes-Benz de um circuito dian-
No caso da velocidade máxima mais teiro e outro, traseiro, ao garantir um
alta (305 km/h), ela é atingida em 7ª freio dianteiro em caso da falha hi-
a 6.100 rpm. A 250 km/h em 8ª são Ver essa imagem no espelho dráulica. Aliás, duplos também são os
apenas 4.000 rpm. retrovisor signfica “dê passagem”... fechos do capô, garantia contra abertu-
ra acidental. A direção assistida elétrica
tem relação de 13:1, a mais baixa que já
experimentei, e o diâmetro mínimo de
curva é de razoáveis 11,9 metros con-
siderando o tamanho do carro.
A tração é integral (quattro), cujo
diferencial central distribui o torque
40% na dianteira e 60% na traseira
como padrão, mas que, dependendo
da necessidade, envia até 70% para a
dianteira ou 85% para a traseira. Isso,
mais a suspensão (pneumática com
amortecimento adaptativo) em si, com
geometria feita por quem entende do
assunto, não poderia resultar, senão,
em um comportamento irrepreensível.
Há ainda o diferencial traseiro auto-
bloqueante pelo freio que produz o
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