Page 34 - Revista EAA - Edição 64
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FUTURO
Os campos LED mostram
ações ou como o F 015 está
sendo dirigido: de forma
autônoma ou manualmente
necessidade de segurar o volante, e a
função anda-e-para pilotada voltada
para o engarrafamento de trânsito. A
assistência ativa de estacionamento
permite que se estacione de forma au-
tomatizada, com direção e controle do
freio ativos, para estacionar em espaços
la de combustível. Ela se baseia no sistema pioneiro F-Cell Hybrid Plug-In paralelos e transversais.
apresentado no F 125, veículo de pesquisa mostrado em 2011, e combina a Em agosto de 2013, a Mercedes-
geração de eletricidade a bordo com uma bateria excepcionalmente potente, -Benz demonstrou que a condução
compacta e de alta tensão. O reservatório de hidrogênio é feito de compósito autônoma já é perfeitamente possível.
de fibra de carbono. Com um Mercedes-Benz S 500 In-
telligent Drive, que será produzido em
Maior qualidade de vida breve, foi feita uma viagem totalmente
Como ponto de partida para o desenvolvimento do F 015, engenheiros de todas autônoma de aproximadamente 100
as áreas da Mercedes-Benz desenvolveram um cenário futuro que foi denomi- quilômetros entre Mannheim e Pfor-
nado “Cidade do Futuro 2030+”, que levou em consideração diversos aspectos zheim. Ele seguiu a mesma rota que
da vida móvel. Quanto maior o avanço da urbanização, maior será o desejo do percorrida por Bertha Benz, em 1888,
indivíduo de se retirar para um espaço privado, e a condução autônoma se tornará na primeira viagem longa distância
uma referência. Como os motoristas serão liberados do estresse de situações em por um carro, com seus filhos Eugen e
que a condução não é agradável, o tempo ganho no percurso e a qualidade de Richard a bordo.
vida no interior do carro se tornarão indispensáveis. Tempo e espaço se tornarão A empresa também está ditando o
o luxo do futuro. ritmo de desenvolvimento na área de
As novas tecnologias e formas de comunicação abrirão inúmeras possibilida- caminhões. Com o seu Caminhão do
des de interação, tanto entre o veículo e aos passageiros quanto entre o veículo e Futuro 2025, a marca mostrou o pri-
outros usuários da estrada. meiro caminhão do mundo com con-
Os carros autônomos também abrirão novas possibilidades para o projeto de dução autônoma. Em julho de 2014,
infraestrutura urbana. Seguindo o exemplo de áreas de baixa emissão nos centros o carro, baseado no Actros 1845, an-
de algumas cidades, poderiam ser criadas “zonas de segurança” especiais que só dou em velocidades de até 80 km/h
seriam acessíveis a veículos autônomos. O espaço urbano seria preservado, já que em situações de tráfego reais em uma
os veículos autônomos seriam estacionados na periferia. estrada nos arredores de Magdeburgo.
No espaço comum do futuro, seres humanos e máquinas compartilharão as Como uma empresa global, a Mer-
estradas. A “cidade amigável do carro” se transformará cada vez mais em “pessoas cedes tem seus olhos voltados para a
amigáveis da cidade”, sem qualquer perda da liberdade individual. A divisão entre condução autônoma em todo o mun-
áreas residenciais, de lazer e de tráfego, portanto, serão desfeitas. O resultado será do. Para detectar as diferenças de trá-
uma qualidade de vida superior para todos os moradores. fego e infraestrutura de outros merca-
dos, fizeram testes também nos EUA.
O futuro da condução autônoma Em setembro de 2014, a Mercedes-
Nesse exato momento, os veículos Mercedes-Benz são capazes de detectar mui- -Benz se tornou um dos primeiros
tas situações de perigo das estradas e reagindo conforme a exigência da situação fabricantes de automóveis a receber
– por meio da frenagem autônoma, por exemplo. A partir do Classe C até o uma licença oficial do Estado da Ca-
Classe S, já existem modelos com condução semiautônoma nas vias públicas, lifórnia para o ensaio de veículos de
que estão equipados com recursos como conservação na faixa de rolamento sem autônomos em vias públicas. ■
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