Page 38 - Revista EAA - Edição 64
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TECNOLOGIA















                                                                                  Em tese, para acelerar o veícu-
                                                                               lo considerado, com carga máxima
                                                                               (peso total de 8.663 kg), em uma
                                                                               rampa de 15%, a uma aceleração de
                                                                               0,20g entre zero e 5 km/h, será ne-
                                                                               cessário uma energia total 14,56 kJ, o
                                                                               que demanda uma variação de rota-
                                                                               ção de 6089,6 rpm no disco de inér-
                                                                               cia. Nessas condições, o veículo per-
                                                                               correria 0,49 m até atingir 5 km/h.

                                                                               Recuperação do custo
                                                                               Para Luiz Arraes, a economia de com-
           Em marcha                         O Vuckers utiliza um disco        bustível proporcionada pelo Vuckers é
           Para recuperar a energia durante as  de inércia para recuperar e    um fator fundamental para a viabili-
           frenagens, o sistema auxiliar de pro-  armazenar parte da energia   dade do projeto.
           pulsão gera parte da força contrária à  cinética dissipada nas frenagens,   Segundo a estimativa do traba-
           trajetória do veículo necessária para  utilizando-a em seguida      lho – que leva em conta o consumo
           sua desaceleração, através da inércia  para reacelerar o veículo nos   de diesel na marcha lenta informado
           do disco e de suas reduções. A em-  primeiros metros                pela Cummins (0,00046 l/s); o tem-
           breagem convencional do motor é                                     po médio estatístico de cada parada
           então desacoplada, fazendo com que                                  no semáforo (1 minuto e 15 segun-
           toda energia cinética seja direcionada para o sistema Vuckers. Desta forma,   dos), multiplicado por 100 paradas
           não haverá o torque resistivo do motor (freio-motor) e o restante da força de   por dia, durante 252 dias úteis no
           desaceleração cabe ao conjunto de freios convencional.              ano; e o preço médio de R$ 2,90/li-
             A energia armazenada no disco depende da velocidade do veículo, de sua   tro do diesel S10 (na cidade de São
           massa e da inclinação de rampa. Assim, quanto maior a velocidade do veículo   Paulo) -, a economia anual de com-
           na frenagem, maior será sua capacidade de carregar o disco. Visando melhor   bustível proporcionada pelo Vuckers
           aproveitamento da energia, o sistema sempre carregará o máximo possível, até   seria equivalente a R$ 2.432,35.
           o limite de 13000 rpm. Para tanto, durante a desaceleração a transmissão au-  Também segundo o estudo, a
           tomatizada reduzirá para a 2ª marcha. De acordo com os autores, a velocidade   projeção é de que o equipamento
           de 40 km/h é suficiente para carregar o disco a 11000 rpm. Neste regime, a   acresceria cerca de 5% ao preço de
           dissipação de energia nos rolamentos foi considerada desprezível, com perda   um veículo dessa categoria. Nestas
           de 6,4 rpm a cada minuto, o que representa 0,06%.                   condições, o retorno do investimen-
             Após a parada total do veículo no semáforo, a ECU desligará o motor se   to, através da redução do consumo de
           detectar que o disco de inércia atingiu uma rotação suficiente em energia.   combustível, poderia variar num cur-
           Com isso, no momento que o condutor acionar novamente o acelerador, a   to espaço de tempo, entre 5 e 6 anos.
           embreagem irá modular, fazendo com que o veículo retome o movimento.   No entanto, conclui Arraes, não exis-
           A velocidade atingida depende da carga deslocada, da rampa e da aceleração   te, hoje, uma expectativa de produção
           solicitada no pedal. Após utilizar toda energia acumulada no disco, a ECU de-  para o  Vuckers, o que demandaria
           termina que a injeção de combustível seja reatada, iniciando o funcionamento   mais desenvolvimento para torná-lo
           normal do motor.                                                    funcional e aplicável ao mercado.  ■


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