Page 38 - Revista EAA - Edição 64
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TECNOLOGIA
Em tese, para acelerar o veícu-
lo considerado, com carga máxima
(peso total de 8.663 kg), em uma
rampa de 15%, a uma aceleração de
0,20g entre zero e 5 km/h, será ne-
cessário uma energia total 14,56 kJ, o
que demanda uma variação de rota-
ção de 6089,6 rpm no disco de inér-
cia. Nessas condições, o veículo per-
correria 0,49 m até atingir 5 km/h.
Recuperação do custo
Para Luiz Arraes, a economia de com-
Em marcha O Vuckers utiliza um disco bustível proporcionada pelo Vuckers é
Para recuperar a energia durante as de inércia para recuperar e um fator fundamental para a viabili-
frenagens, o sistema auxiliar de pro- armazenar parte da energia dade do projeto.
pulsão gera parte da força contrária à cinética dissipada nas frenagens, Segundo a estimativa do traba-
trajetória do veículo necessária para utilizando-a em seguida lho – que leva em conta o consumo
sua desaceleração, através da inércia para reacelerar o veículo nos de diesel na marcha lenta informado
do disco e de suas reduções. A em- primeiros metros pela Cummins (0,00046 l/s); o tem-
breagem convencional do motor é po médio estatístico de cada parada
então desacoplada, fazendo com que no semáforo (1 minuto e 15 segun-
toda energia cinética seja direcionada para o sistema Vuckers. Desta forma, dos), multiplicado por 100 paradas
não haverá o torque resistivo do motor (freio-motor) e o restante da força de por dia, durante 252 dias úteis no
desaceleração cabe ao conjunto de freios convencional. ano; e o preço médio de R$ 2,90/li-
A energia armazenada no disco depende da velocidade do veículo, de sua tro do diesel S10 (na cidade de São
massa e da inclinação de rampa. Assim, quanto maior a velocidade do veículo Paulo) -, a economia anual de com-
na frenagem, maior será sua capacidade de carregar o disco. Visando melhor bustível proporcionada pelo Vuckers
aproveitamento da energia, o sistema sempre carregará o máximo possível, até seria equivalente a R$ 2.432,35.
o limite de 13000 rpm. Para tanto, durante a desaceleração a transmissão au- Também segundo o estudo, a
tomatizada reduzirá para a 2ª marcha. De acordo com os autores, a velocidade projeção é de que o equipamento
de 40 km/h é suficiente para carregar o disco a 11000 rpm. Neste regime, a acresceria cerca de 5% ao preço de
dissipação de energia nos rolamentos foi considerada desprezível, com perda um veículo dessa categoria. Nestas
de 6,4 rpm a cada minuto, o que representa 0,06%. condições, o retorno do investimen-
Após a parada total do veículo no semáforo, a ECU desligará o motor se to, através da redução do consumo de
detectar que o disco de inércia atingiu uma rotação suficiente em energia. combustível, poderia variar num cur-
Com isso, no momento que o condutor acionar novamente o acelerador, a to espaço de tempo, entre 5 e 6 anos.
embreagem irá modular, fazendo com que o veículo retome o movimento. No entanto, conclui Arraes, não exis-
A velocidade atingida depende da carga deslocada, da rampa e da aceleração te, hoje, uma expectativa de produção
solicitada no pedal. Após utilizar toda energia acumulada no disco, a ECU de- para o Vuckers, o que demandaria
termina que a injeção de combustível seja reatada, iniciando o funcionamento mais desenvolvimento para torná-lo
normal do motor. funcional e aplicável ao mercado. ■
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