Page 37 - Revista EAA - Edição 64
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O Vuckers por dentro a rotação do disco durante as desacelerações do veículo. A
O sistema auxiliar de propulsão é acoplado ao eixo primário segunda embreagem imersa em óleo tem as funções de de-
da transmissão, através de um par de engrenagens helicoidais sacoplar o disco de inércia do restante do sistema, elimi-
com relação 1:1, que tem a função de transportar o movi- nando as perdas enquanto ele estiver em altas rotações, e de
mento rotativo do câmbio para o equipamento. O Vuckers modulação durante a reaceleração.
também utiliza duas embreagens multidiscos para realizar Por fim, há o disco de inércia onde é armazenada a ener-
a modulação de seu funcionamento durante as frenagens e gia em forma de rotação. O material escolhido para a sua
reacelerações do veículo. Logo após o engrenamento 1:1, a produção foi o aço carbono 1045, que tem baixo custo e
primeira delas, nomeada embreagem 1, desacopla o sistema massa específica de 7,87 kg/dm³. Por meio das simulações
Vuckers durante o funcionamento normal do veículo, evitan- no computador, concluiu-se que a maior condição de ener-
do, assim, massas girantes desnecessárias e perdas de energia. gia, com a menor massa do disco, é atingida ao se aumentar
A embreagem 1 também faz a modulação durante a desa- o diâmetro e diminuir a espessura. Neste caso, o modelo
celeração do veículo, quando é carregado o disco de inércia. ideal foi dimensionado com a massa de 21 kg, diâmetro de
Ao lado dela, dois pares engrenados helicoidais, com re- 300 mm e largura de 25 mm (maciço), resultando em uma
dução de 2,294 cada um (totalizando 5,263), multiplicam inércia de 5,646 kg.dm².
Acima, sequência de procedimento Acima, sequência do processo
de frenagem e recuperação de energia de reaceleração do veículo
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