Page 37 - Revista EAA - Edição 64
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O Vuckers por dentro                               a rotação do disco durante as desacelerações do veículo. A
           O sistema auxiliar de propulsão é acoplado ao eixo primário   segunda embreagem imersa em óleo tem as funções de de-
           da transmissão, através de um par de engrenagens helicoidais   sacoplar o disco de inércia do restante do sistema, elimi-
           com relação 1:1, que tem a função de transportar o movi-  nando as perdas enquanto ele estiver em altas rotações, e de
           mento rotativo do câmbio para o equipamento. O Vuckers   modulação durante a reaceleração.
           também utiliza duas embreagens multidiscos para realizar   Por fim, há o disco de inércia onde é armazenada a ener-
           a modulação de seu funcionamento durante as frenagens e   gia em forma de rotação. O material escolhido para a sua
           reacelerações do veículo. Logo após o engrenamento 1:1, a   produção foi o aço carbono 1045, que tem baixo custo e
           primeira delas, nomeada embreagem 1, desacopla o sistema   massa específica de 7,87 kg/dm³. Por meio das simulações
           Vuckers durante o funcionamento normal do veículo, evitan-  no computador, concluiu-se que a maior condição de ener-
           do, assim, massas girantes desnecessárias e perdas de energia.   gia, com a menor massa do disco, é atingida ao se aumentar
           A embreagem 1 também faz a modulação durante a desa-  o diâmetro e diminuir a espessura. Neste caso, o modelo
           celeração do veículo, quando é carregado o disco de inércia.  ideal foi dimensionado com a massa de 21 kg, diâmetro de
             Ao lado dela, dois pares engrenados helicoidais, com re-  300 mm e largura de 25 mm (maciço), resultando em uma
           dução de 2,294 cada um (totalizando 5,263), multiplicam   inércia de 5,646 kg.dm².




















































           Acima, sequência de procedimento                   Acima, sequência do processo
           de frenagem e recuperação de energia               de reaceleração do veículo


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