Page 36 - Revista EAA - Edição 64
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TECNOLOGIA
Regenerador
mecânico
CONHEÇA O SISTEMA DE
RECUPERAÇÃO DE ENERGIA
PARA VUCS CRIADO
POR FORMANDOS DE
ENGENHARIA, QUE USA UM
DISCO DE INÉRCIA PARA
REACELERAR O VEÍCULO
DEPOIS DE CADA SINAL
VERMELHO FÁBIO OMETTO
Um sistema regenerativo de energia Vuckers: instalado paralelo ao -voz do grupo. “Outro diferencial da
totalmente mecânico e inovador é a câmbio, mecanismo projeta a nossa proposta foi substituir o câm-
proposta de um grupo de alunos de economia de até 8% de diesel bio CVT, presente nos outros siste-
Engenharia Mecânica Automobilís- mas, por embreagens multidiscos.”
tica do Centro Universitário da FEI Ainda segundo ele, o sistema foi
para reduzir o consumo de combustí- projetado para um veículo hipotético,
vel dos VUCs (Veículos Urbanos de Carga). O equipamento, instalado em para- considerando informações simplifica-
lelo à caixa de transmissão, utiliza um disco de inércia para recuperar e armazenar das de motor e de transmissão. Não
parte da energia cinética dissipada nas frenagens até à imobilidade, utilizando-a foram feitos testes de desempenho
em seguida para reacelerar o veículo nos primeiros metros. Neste intervalo entre a em bancada ou de campo; somente
parada no sinal vermelho e o momento em que o motorista pressiona novamen- ensaios para comprovação do funcio-
te o acelerador, o motor a combustão é desligado, resultando, então, na redução namento. Entretanto, continua Ar-
do consumo de diesel. De acordo com os responsáveis pelo projeto chamado de raes, os resultados foram suficientes
Vuckers – junção das siglas VUC e Kers (em inglês, Sistema de Recuperação de para demonstrar que a polia tem ca-
Energia Cinética), o qual engloba uma série de soluções mecânicas e aerodinâ- pacidade de gerar o torque necessário
micas -, o sistema auxiliar de propulsão foi desenvolvido para estes utilitários em para colocar o veículo em movimento.
razão de serem veículos urbanos e que a todo o momento têm de parar nos semá- “Nós temos um protótipo deste dis-
foros. Segundo o estudo estatístico levantado por eles, um VUC executa a ação de positivo, onde testamos os torques
frenagem e retomada 800 vezes por dia, em média. Com base neste parâmetro, a possíveis com o disco de inércia, uti-
economia de combustível gerada pelo equipamento é estimada em 8%. lizando uma célula de carga, como
Desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – pelos for- em um dinamômetro. Nosso disco da
mandos Alexandre Cadima, Bruno Girardi, Eduardo de Bianchi, Fabio Ce- bancada foi feito na escala 1:1, por-
bette, Helder Barbosa, Lais Tena, Lucas Comitre, Lucas Pereira, Luiz Arraes tanto é o mesmo capaz de tirar o veí-
e Rodolfo Diniz, sob as orientações do Prof. Dr. Carlos Rodrigues dos Santos culo do repouso”, explica o autor. Para
Neto e do Prof. MSc. Edson Esteves -, o Vuckers foi um dos projetos exibi- ele, antes de instalar o equipamento
dos em dezembro passado na 54ª Expo Mec Aut, promovida pela FEI. “Nos em um VUC seria necessário fazer
baseamos em sistemas já existentes como os que foram utilizados por equipes uma reavaliação do projeto, conside-
de corrida como a Williams, na Fórmula 1, e a Porsche (em provas de Endu- rando diversas variáveis do veículo, as-
rance), e no projeto do ônibus que usa como propulsão um disco de inércia, sim como desenvolver os sistemas de FOTOS DIVULGAÇÃO
o Gyrobus”, revela Luiz Arraes, que colaborou para esta matéria como porta- modulação, controle e comunicação.
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