Page 36 - Revista EAA - Edição 64
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TECNOLOGIA





           Regenerador



           mecânico




           CONHEÇA O SISTEMA DE
           RECUPERAÇÃO DE ENERGIA
           PARA VUCS CRIADO
           POR FORMANDOS DE
           ENGENHARIA, QUE USA UM
           DISCO DE INÉRCIA PARA
           REACELERAR O VEÍCULO
           DEPOIS DE CADA SINAL
           VERMELHO       FÁBIO OMETTO


           Um sistema regenerativo de energia     Vuckers: instalado paralelo ao   -voz do grupo. “Outro diferencial da
           totalmente mecânico e inovador é a    câmbio, mecanismo projeta a   nossa proposta foi substituir o câm-
           proposta de um grupo de alunos de     economia de até 8% de diesel  bio CVT, presente nos outros siste-
           Engenharia Mecânica Automobilís-                                    mas, por embreagens multidiscos.”
           tica do Centro Universitário da FEI                                    Ainda segundo ele, o sistema foi
           para reduzir o consumo de combustí-                                 projetado para um veículo hipotético,
           vel dos VUCs (Veículos Urbanos de Carga). O equipamento, instalado em para-  considerando informações simplifica-
           lelo à caixa de transmissão, utiliza um disco de inércia para recuperar e armazenar   das de motor e de transmissão. Não
           parte da energia cinética dissipada nas frenagens até à imobilidade, utilizando-a   foram feitos testes de desempenho
           em seguida para reacelerar o veículo nos primeiros metros. Neste intervalo entre a   em bancada ou de campo; somente
           parada no sinal vermelho e o momento em que o motorista pressiona novamen-  ensaios para comprovação do funcio-
           te o acelerador, o motor a combustão é desligado, resultando, então, na redução   namento. Entretanto, continua Ar-
           do consumo de diesel. De acordo com os responsáveis pelo projeto chamado de   raes, os resultados foram suficientes
           Vuckers – junção das siglas VUC e Kers (em inglês, Sistema de Recuperação de   para demonstrar que a polia tem ca-
           Energia Cinética), o qual engloba uma série de soluções mecânicas e aerodinâ-  pacidade de gerar o torque necessário
           micas -, o sistema auxiliar de propulsão foi desenvolvido para estes utilitários em   para colocar o veículo em movimento.
           razão de serem veículos urbanos e que a todo o momento têm de parar nos semá-  “Nós temos um protótipo deste dis-
           foros. Segundo o estudo estatístico levantado por eles, um VUC executa a ação de   positivo, onde testamos os torques
           frenagem e retomada 800 vezes por dia, em média. Com base neste parâmetro, a   possíveis com o disco de inércia, uti-
           economia de combustível gerada pelo equipamento é estimada em 8%.   lizando uma célula de carga, como
             Desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – pelos for-  em um dinamômetro. Nosso disco da
           mandos Alexandre Cadima, Bruno Girardi, Eduardo de Bianchi, Fabio Ce-  bancada foi feito na escala 1:1, por-
           bette, Helder Barbosa, Lais Tena, Lucas Comitre, Lucas Pereira, Luiz Arraes   tanto é o mesmo capaz de tirar o veí-
           e Rodolfo Diniz, sob as orientações do Prof. Dr. Carlos Rodrigues dos Santos   culo do repouso”, explica o autor. Para
           Neto e do Prof. MSc. Edson Esteves -, o Vuckers foi um dos projetos exibi-  ele, antes de instalar o equipamento
           dos em dezembro passado na 54ª Expo Mec Aut, promovida pela FEI. “Nos   em um  VUC seria necessário fazer
           baseamos em sistemas já existentes como os que foram utilizados por equipes   uma reavaliação do projeto, conside-
           de corrida como a Williams, na Fórmula 1, e a Porsche (em provas de Endu-  rando diversas variáveis do veículo, as-
           rance), e no projeto do ônibus que usa como propulsão um disco de inércia,   sim como desenvolver os sistemas de  FOTOS DIVULGAÇÃO
           o Gyrobus”, revela Luiz Arraes, que colaborou para esta matéria como porta-  modulação, controle e comunicação.


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