Page 59 - Revista EAA - Edição 64
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O desenho do interior do Mirai
              foi intencionalmente feito para
              ser limpo e funcional, com um
                    quê de algo inesperado



             A Toyota já investiu numa infraes-
           trutura de reabastecimento de hidro-
           gênio na Califórnia, que espera esta-
           belecer uma autoestrada de hidrogênio
           ao longo da Costa Oeste até British
           Columbia. O modelo Street da Uni-
           versidade da Califórnia/Irvine, que
           mantém clientes potenciais de todas as
           localidades a 6 minutos de um posto,
           indica que apenas 65 postos são ne-
           cessários para atender cerca de 10.000
           veículos de célula a combustível na
           Califórnia. Em maio (2014) a Toyota
           anunciou um empréstimo de 7,3 mi-
           lhões de dólares à FirstElement Fuels
           para manter a operação e manutenção
           de 19 postos de hidrogênio na Califór-
           nia, que espera ter 20 postos em opera-
           ção em 2015 e 40, em 2016.
             A maré está subindo para as infra-
           estruturas de abastecimento em várias
           partes do mundo. A Alemanha já con-
           ta 15 postos e tem planos para 50 no
           começo de 2015 e 1.000 em 2020. O
           Japão tem hoje 17 postos, mas espera   um programa de leasing. O carro tem  O espaço reservado aos
           ter 100 em 2016. A Coreia planeja ter   uma unidade de célula a combustível  ocupantes do Mirai é
           160 postos em 2020; o Reino Unido   de 100 kW que, como a da Toyota,  razoavelmente amplo
           quer ter 15 postos em 2015 e 65, em   tem uma densidade de potência de  e confortável
           2020. A Dinamarca diz que terá 15   3,1 kW/L. O sistema tem um terço
           postos em 2020.                   do tamanho do FCX Clarity e por
             Nesse ínterim, outras fabricantes   isso cabe totalmente no comparti-
           estão lançando também seus mode-  mento do motor, segundo a Honda. Um tanque único de hidrogênio, com
           los de célula a combustível. A Hyun-  pressão de 690 bar, permite ao FCEV Concept rodar 700 quilômetros.
           dai começou a vender uma versão a    O que talvez distinga o Mirai dos outros é que a Toyota planeja acrescentar
           hidrogênio do seu utilitário esporte   o veículo à sua linha básica de produtos em vez de simplesmente arrendá-lo para
           Tucson em certos mercados da Ca-  pessoas físicas. A Toyota parece mesmo disposta a desenvolver um “carro do povo”
           lifórnia no verão (2014). E no recen-  movido a hidrogênio, mas Uchiyamada frisou que a educação do consumidor será
           te Salão de Los Angeles, a Honda   fundamental para qualquer sucesso final. Se os veículos de célula a combustível
           mostrou seu último, o FCEV Con-   estão prontos finalmente para o mercado de massa “depende menos do carro e
           cept, que deve chegar ao mercado em   mais do que o proprietário achar”, disse. Afinal, levou uma década ou pouco mais
           2016. Esse é baseado no FCX Cla-  para a venda global de híbridos da Toyota chegar a um milhão de unidades, e hoje
           rity existente há seis anos e que tem   o Mirai tem uma longa e semelhante jornada pela frente.   ■


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