Page 59 - Revista EAA - Edição 64
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O desenho do interior do Mirai
foi intencionalmente feito para
ser limpo e funcional, com um
quê de algo inesperado
A Toyota já investiu numa infraes-
trutura de reabastecimento de hidro-
gênio na Califórnia, que espera esta-
belecer uma autoestrada de hidrogênio
ao longo da Costa Oeste até British
Columbia. O modelo Street da Uni-
versidade da Califórnia/Irvine, que
mantém clientes potenciais de todas as
localidades a 6 minutos de um posto,
indica que apenas 65 postos são ne-
cessários para atender cerca de 10.000
veículos de célula a combustível na
Califórnia. Em maio (2014) a Toyota
anunciou um empréstimo de 7,3 mi-
lhões de dólares à FirstElement Fuels
para manter a operação e manutenção
de 19 postos de hidrogênio na Califór-
nia, que espera ter 20 postos em opera-
ção em 2015 e 40, em 2016.
A maré está subindo para as infra-
estruturas de abastecimento em várias
partes do mundo. A Alemanha já con-
ta 15 postos e tem planos para 50 no
começo de 2015 e 1.000 em 2020. O
Japão tem hoje 17 postos, mas espera um programa de leasing. O carro tem O espaço reservado aos
ter 100 em 2016. A Coreia planeja ter uma unidade de célula a combustível ocupantes do Mirai é
160 postos em 2020; o Reino Unido de 100 kW que, como a da Toyota, razoavelmente amplo
quer ter 15 postos em 2015 e 65, em tem uma densidade de potência de e confortável
2020. A Dinamarca diz que terá 15 3,1 kW/L. O sistema tem um terço
postos em 2020. do tamanho do FCX Clarity e por
Nesse ínterim, outras fabricantes isso cabe totalmente no comparti-
estão lançando também seus mode- mento do motor, segundo a Honda. Um tanque único de hidrogênio, com
los de célula a combustível. A Hyun- pressão de 690 bar, permite ao FCEV Concept rodar 700 quilômetros.
dai começou a vender uma versão a O que talvez distinga o Mirai dos outros é que a Toyota planeja acrescentar
hidrogênio do seu utilitário esporte o veículo à sua linha básica de produtos em vez de simplesmente arrendá-lo para
Tucson em certos mercados da Ca- pessoas físicas. A Toyota parece mesmo disposta a desenvolver um “carro do povo”
lifórnia no verão (2014). E no recen- movido a hidrogênio, mas Uchiyamada frisou que a educação do consumidor será
te Salão de Los Angeles, a Honda fundamental para qualquer sucesso final. Se os veículos de célula a combustível
mostrou seu último, o FCEV Con- estão prontos finalmente para o mercado de massa “depende menos do carro e
cept, que deve chegar ao mercado em mais do que o proprietário achar”, disse. Afinal, levou uma década ou pouco mais
2016. Esse é baseado no FCX Cla- para a venda global de híbridos da Toyota chegar a um milhão de unidades, e hoje
rity existente há seis anos e que tem o Mirai tem uma longa e semelhante jornada pela frente. ■
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